Beleza Extraordinária

Errou no tom de vermelho? Saiba como preparar os fios para receber outra coloração

  • Se a coloração vermelha não saiu como o esperado, existem várias formas de corrigir o problema
Tela cheia
Previous Next
Se a coloração vermelha não saiu como o esperado, existem várias formas de corrigir o problema

Colorir os cabelos sozinha é sempre desafiante e a falta de prática pode levar a resultados não muito satisfatórios. Quem pintou as madeixas de vermelho, mas obteve um tom claro demais, manchado ou exageradamente escuro não precisa se desesperar: existem soluções que consertam a cor. Confira as dicas de um profissional para chegar ao visual perfeito.

Para profissionais, tonalizante é a melhor escolha para reparar erros

Para o cabeleireiro Anacleto Junior, do salão Vimax, o tonalizante é sempre a melhor opção quando se trata de corrigir uma insatisfação com o tom. "por não conter amônia ele não danifica o cabelo. Pelo contrário, tem uma alta função estética e ajuda a tratar os fios, dá brilho e deixa com aspecto saudável", diz.

Como corrigir um vermelho que ficou manchado ou claro demais

Quando o tom de vermelho fica mais claro que o desejado, o cabeleireiro conta que basta usar um tonalizante ruivo mais escuro ou até de uma cor parecida com a anterior para intensificar a pigmentação. O resultado dessa soma será uma tonalidade mais viva e vibrante.

Se o problema depois da coloração é alguma mancha que pode ter ficado ao longo das madeixas, o profissional garante: "um bom tonalizante mais escuro que o tom das manchas vai conseguir cobrir as áreas claras e igualá-las com o resto do cabelo", conta. Já o colorista Alex Rodrigues, do salão Éclat, diz que às vezes é possível contornar o problema com um trabalho de mechas: "se a cliente gostou da cor, não quer escurecer, mas precisa se livrar das manchas, um bom profissional pode avaliar e ver se é possível realizar um trabalho com mechas suaves que vão corrigir o aspecto", revela.

Quando o vermelho fica muito escuro, a solução é lavar bastante ou recorrer ao salão

Quem usar uma coloração vermelha muito escura nos fios e não gostar do resultado, vai ter um pouco mais de trabalho para consertar a situação. O uso periódico de shampoos anti-resíduos pode ajudar a desbotar a cor aos poucos e amenizar a situação: apenas lembre-se de não descuidar da hidratação neste período para não ressecar ainda mais o fio com o excesso de lavagens. Em algumas situações extremas, Anacleto revela que, para suavizar o pigmento, pode ser necessário realizar um procedimento chamado decapagem, que retira a cor do fio abrindo novamente a fibra capilar.

Quanto tempo é preciso esperar para corrigir o tom?

Se a escolha para reparar a insatisfação for um tonalizante, Anacleto garante que a correção pode ser feita imediatamente: "nem precisa esperar o cabelo secar. Basta aplicar, esperar o tempo indicado pelo fabricante - que geralmente é de 20 minutos - e depois enxaguar", conta. Os únicos casos que podem precisar de menos tempo de ação do produto são os fios manchados: "nessas circunstâncias o que vale é olhar continuamente no espelho e reparar na ação da tinta", diz.

Quem decidir corrigir suas madeixas com outra coloração definitiva, precisa tomar alguns cuidados antes de aplicar uma nova carga de química nos fios. Se o caso é apenas aplicar uma tinta mais escura em um cabelo que ficou claro demais, Anacleto revela que a correção pode ser feita imediatamente sem problemas.

O mesmo não acontece quando o problema é um vermelho escuro demais: "para passar por um processo de decapagem, vai ser preciso esperar no mínimo 30 dias para a estrutura se recuperar", indica. Nesse tempo o cabeleireiro aconselha a aplicação periódica, em casa e no salão, de tratamentos para reconstrução que envolvam queratina - desta forma a fibra do cabelo vai ser minimanente restaurada para suportar uma nova química.

vídeos Recomendados
  1. 10 dicas de finalização para os cabelos: do creme de pentear ao secador, saiba como deixar os fios perfeitos
    10 dicas de finalização para os cabelos: do...
  2. 30 erros que podem estragar seu cabelo: saiba quais hábitos do dia a dia podem detonar os fios
    30 erros que podem estragar seu cabelo: saiba...
  3. Progressiva ao contrário: saiba quais são os métodos para cachear cabelos lisos e exibir ondas naturais
    Progressiva ao contrário: saiba quais são os...
  4. Os 5 melhores cortes de cabelo para rosto redondo: descubra as opções ideais para realçar os traços
    Os 5 melhores cortes de cabelo para rosto...
  5. Escova progressiva: como cuidar do cabelo depois do alisamento? Veja as dicas!
    Escova progressiva: como cuidar do cabelo...
    Escova progressiva: como cuidar do cabelo depois do alisamento? Veja as dicas!

    Você sabia que existe uma rotina de cuidados...

    Leia mais
  6. Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar + dicas de como finalizar os fios
    Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar...
    Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar + dicas de como finalizar os fios

    Quem disse que cabelo ondulado não pode ser...

    Leia mais

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos