Beleza Extraordinária

Envelhecimento da pele: saiba quais são as 3 fases, do aparecimento da primeira linha de expressão às rugas mais profundas

  • A primeira fase do envelhecimento é quando surgem pequenas linhas de expressão e a pele começa a perder luminosidade (Foto: Shutterstock)
  • A segunda etapa do envelhecimento da pele é quando surgem rugas e acontece a perda da firmeza da pele (Foto: Pixelformula)
  • A terceira e última fase do envelhecimento da pele é a pele de densidade e do contorno facial (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
A primeira fase do envelhecimento é quando surgem pequenas linhas de expressão e a pele começa a perder luminosidade (Foto: Shutterstock)
  • A primeira fase do envelhecimento é quando surgem pequenas linhas de expressão e a pele começa a perder luminosidade (Foto: Shutterstock)
  • A segunda etapa do envelhecimento da pele é quando surgem rugas e acontece a perda da firmeza da pele (Foto: Pixelformula)
  • A terceira e última fase do envelhecimento da pele é a pele de densidade e do contorno facial (Foto: Shutterstock)

Com o passar do tempo, o envelhecimento da pele é inevitável. Linhas finas marcadas perto dos olhos, rugas na testa, falta de firmeza e definição são sinais que acontecem ao longo dos anos, mas que as mulheres mais vaidosas gostam de prevenir e minimizar com cuidados específicos e cremes anti-idade em casa. Mas você sabe como acontece esse processo? Para saber cuidar de cada problema corretamente, descubra as 3 fases do envelhecimento e confira como e em que idade acontece cada uma delas. 

1ª fase: linhas de expressão e perda de luminosidade

Os primeiros sinais da idade aparecem perto dos 25 e 30 anos, já que é nessa idade que começa a perda gradativa do colágeno e das fibras de elastina - responsáveis por dar firmeza e sustentação à pele. O primeiro estágio é quando surgem linhas de expressão e perda de luminosidade, ou seja, quando a pele fica com menos viço e com aparência levemente ressecada e desidratada. Já as linhas finas acompanham os movimentos musculares mais repetidos ao longo da vida, ou seja, ao redor da boca, testa e olhos. 

Como atenuar os efeitos: Os cremes anti-rugas para prevenir ou minimizar os sinais mais leves da primeira etapa podem contar com pró-retinol A e Pro-Xylane, que evitam a diminuição da produção de colágeno e combatem os radicais livres.

2ª fase: rugas marcadas e início da perda de firmeza

É nesta etapa que o colágeno e a elastina se desgastam mais intensamente. Isso acontece em torno dos 35 a 45 anos, por conta da genética, mas também pode ser por hábitos e estilo de vida inadequados, como não aplicar protetor solar diariamente, fumar, beber, beber pouca água suficiente e não fazer exercícios físicos regularmente, contribuindo também para o envelhecimento precoce na pele. Então, nesta etapa, a pele fica mais flácida, abrindo espaço para que as linhas de expressão se tornem em rugas mais profundas aos poucos. 

Como atenuar os efeitos: Nessa etapa também vale apostar em cremes anti-idade que contenham o Pro-Xylane, molécula que deixa a pele mais densa e firme por agir diretamente nas fibras de colágeno.

3ª fase: perda de densidade e do contorno facial

A última etapa acontece depois dos 40 anos. Na pele madura, o metabolismo das células é ainda menor e, assim, a produção de colágeno cai bastante, fazendo com que a pele fique flácida, menos densa e firme, e também mais ressecada. Por causa da flacidez mais intensa, o contorno do rosto fica menos definido, como na área dos lábios, queixo, maxilar e laterais dos olhos. 

Como atenuar os efeitos: A hidratação da pele precisa ser mais intensa e os produtos anti-rugas podem conter ativos antioxidantes, como a vitamina E, e componentes como o Elastiflex - que aumenta a elasticidade da pele - e uma combinação de outros agentes como Niacinamida e LHA, que diminuem as rugas, as manchas e garantem uma pele mais firme. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Tratamentos que realmente funcionam para tirar mancha do rosto: do laser ao creme para rugas
    Tratamentos que realmente funcionam para tirar...
    Tratamentos que realmente funcionam para tirar mancha do rosto: do laser ao creme para rugas

    Manchas escuras no rosto costumam ser uma dor de...

    Leia mais
  2. Rotina de cuidados de manhã e à noite: os segredos de beleza de Grazi Massafera para exibir uma pele sem rugas, manchas, cravos e espinha
    Rotina de cuidados de manhã e à noite: os...
  3. 5 hábitos que tornam sua pele melhor: creme para rugas profundas, clareador da pele e demaquilante devem entrar na rotina já!
    5 hábitos que tornam sua pele melhor: creme...
  4. Apareceu uma mancha no rosto? Saiba o que pode ser e descubra como clarear a pele em casa!
    Apareceu uma mancha no rosto? Saiba o que pode...
    Apareceu uma mancha no rosto? Saiba o que pode ser e descubra como clarear a pele em casa!

    O aparecimento de manchas na pele está entre as...

    Leia mais
  5. Flacidez do rosto: saiba como o colágeno pode ajudar a prevenir o envelhecimento da pele
    Flacidez do rosto: saiba como o colágeno pode...
  6. Creme para rugas com Niacinamida: descubra o ingrediente que ajuda a prevenir e tirar manchas do rosto
    Creme para rugas com Niacinamida: descubra o...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais