Beleza Extraordinária

Entenda os números das cores de tintas e tonalizantes de cabelo

  • Entenda os números das colorações de caixinha
Tela cheia
Entenda os números das colorações de caixinha

Mulheres amam mudar o visual, principalmente quando o assunto é cor. Além de escolher entre as melhores opções para colorir, entre tinta permanente ou tonalizante, e o melhor tom para seu tipo de pele, é preciso decifrar um tema muito difícil para maioria: a numeração da caixinha.

Como escolher o tom certo para seu cabelo

O maior erro feminino é escolher a tinta de acordo com a modelo da caixinha, o que muitas vezes só traz frustração e resultados diferentes do esperado. Por isso, é importante saber que as cores das tinturas são identificadas por números, que definem a tonalidade desejada, assim como a nuance e os reflexos. Independente do nome da coloração, o resultado final dos cabelos dependerá exclusivamente dessa tabela de cores e de suas combinações.

Para escolher o tom certo para seu cabelo, observe a cor atual e a que quer obter. Se os fios tiverem coloração anterior e o desejo for mudar para fios mais claros que a tonalidade atual, é necessário fazer uma decapagem porque "tinta não clareia tinta". No caso de cabelos virgens, a coloração irá fixar na fibra capilar e o resultado dependerá da cor natural. Morenas, por exemplo, só conseguem clarear até quatro tons e em uma primeira coloração; o que significa que não ficarão loiras claríssimas.

A base: tonalidade/tons

Uma escala internacional foi criada para representar as cores bases das tonalidades que vão do "1 (preto)" ao "10 (loiro ultra claríssimo)" e representam o quão claro ou escuro é um cabelo.

Preto absoluto – 1
Preto natural – 2
Castanho escuro – 3
Castanho Médio – 4
Castanho Claro – 5
Louro Escuro – 6
Louro Médio – 7
Louro Claro – 8
Louro claríssimo – 9
Loiro claríssimo - 10

Nuances/reflexos são os números classificados depois da base

O segundo número da tintura, o que fica depois do ponto do primeiro número, é a nuance/reflexo que, combinada à coloração base, dará a tonalidade que se destaca nos fios, principalmente sob a luz do sol. É também a cor que o cabelo irá "puxar"; seja avermelhado, dourado ou chocolate, por exemplo. Em caso de tintas com dois números depois desse ponto, as nuances se chamam primárias (o primeiro ponto) e secundárias (o terceiro número na classificação).

As colorações com zero depois do ponto (como "2.0" ou apenas "2", dependendo do fabricante), são as tonalidades naturais, sem nuance e que são mais indicadas para tingir cabelos brancos. É importante lembrar que quem tem mais de 30% dos fios grisalhos e usa tinta que contém nuances, precisará misturar uma tinta base zero com o reflexo para cobrir os brancos. A proporção dependerá do número de fios, quando mais grisalhos, mais perto de 50% e 50% essa mistura deve ser.

Reflexo Cinza – 1
Reflexo Irisado ou Mate – 2
Reflexo Dourado – 3
Reflexo Acobreado – 4
Reflexo Acaju – 5
Reflexo Vermelho – 6
Reflexo Marrom ou chocolate – 7
Reflexo azul - 8
Reflexo Verde/Mate (ou Violeta em algumas marcas) – 9

Pode parecer esquisita a existência de reflexos cinzas, azuis e verdes, mas eles são importantes para a neutralização da cor. Como esse processo pode confundir a cabeça das mais entendidas em coloração, o indicado ao querer mudar para tonalidades com reflexos diferentes do atual é consultar um profissional que entenda de colorimetria .

Intensificando a cor ao repetir o número da nuance

Quando os números se repetem depois do ponto, eles intensificam como no caso da tinta "mel tabaco – 6.88" . Esse efeito é ainda maior em casos em que tanto a base quando os reflexos são repetidos como o famoso "6.66" com reflexo intenso de vermelho.

Depois da coloração, é importante cuidar dos fios com produtos específicos e retocar a raiz quando necessário . Dependendo da tonalidade escolhida, o cabelo poderá desbotar rápido e necessitará de nova coloração em intervalo menos que um mês.

Quero esse Look!
vídeos Recomendados
Saiba como clarear os cabelos de acordo com o tom de base: assista os 3 vídeos desenvolvidos pela L'Oréal Paris e entenda como a coloração Fetiche 12.111 da linha Imédia Ice Colors age em cada tom

Ver mais

  1. Como saber qual o melhor tom de loiro para você? Inspire-se em 12 celebridades e escolha o seu!
    Como saber qual o melhor tom de loiro para...
    Como saber qual o melhor tom de loiro para você? Inspire-se em 12 celebridades e escolha o seu!

    Apostar nos cabelos loiros é o desejo de muitas...

    Leia mais
  2. Como a coloração platinada age de acordo com o tom do cabelo: veja os vídeos e entenda!
    Como a coloração platinada age de acordo com o...
    Como a coloração platinada age de acordo com o tom do cabelo: veja os vídeos e entenda!

    Ser loira é o desejo de muitas mulheres, e com...

    Leia mais
  3. Luzes com papel alumínio ou touca? Conheça a diferença entre as técnicas e descubra qual o melhor método para os seus fios
    Luzes com papel alumínio ou touca? Conheça a...
  4. Ceramida, Pró-Keratina e Ionene G: conheça 3 componentes indispensáveis para o tratamento pós coloração de cabelos tingidos
    Ceramida, Pró-Keratina e Ionene G: conheça 3...
  5. Tempo de pausa: entenda porque é importante respeitar o indicado na embalagem e saiba  porque deixar a coloração agindo mais tempo no cabelo não vai fazê-­lo ficar mais claro
    Tempo de pausa: entenda porque é importante...
  6. Cabelos ruivos no outono 2016: 5 tons de vermelho que são tendência para arrasar nesta estação
    Cabelos ruivos no outono 2016: 5 tons de...
    Cabelos ruivos no outono 2016: 5 tons de vermelho que são tendência para arrasar nesta estação

    Com a chegada da temporada mais fria, vale aproveitar...

    Leia mais

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Cortes de cabelo feminino

60 estilos do pixie ao repicado para se inspirar

últimas matérias

Ver mais