Beleza Extraordinária

Entenda a importância de ter uma máscara de reconstrução em casa

  • Entenda por que é importante ter uma máscara de restauração em casa e aprenda a fazer a reconstrução caseira (Foto: Instagram @nathaliela)
  • Os cabelos cacheados ou lisos podem se beneficiar com a restauração capilar caseira (Foto: Instagram @janet_amrani)
  • Veja o passo a passo da reconstrução caseira e entenda como esse processo pode recuperar os fios (Foto: Instagram @inmacebreiro)
Tela cheia
Previous Next
Entenda por que é importante ter uma máscara de restauração em casa e aprenda a fazer a reconstrução caseira (Foto: Instagram @nathaliela)
  • Entenda por que é importante ter uma máscara de restauração em casa e aprenda a fazer a reconstrução caseira (Foto: Instagram @nathaliela)
  • Os cabelos cacheados ou lisos podem se beneficiar com a restauração capilar caseira (Foto: Instagram @janet_amrani)
  • Veja o passo a passo da reconstrução caseira e entenda como esse processo pode recuperar os fios (Foto: Instagram @inmacebreiro)

Você sabe para que serve uma reconstrução capilar? Ao contrário do que muita gente pensa, as máscaras de restauração não são exclusivas para os cuidados das cacheadas ou crespas.

Na verdade, elas são boas aliadas de todos os tipos de fio sempre que começam a perder brilho, ficar com frizz e pontas duplas, por causa da reposição de massa com substâncias como ceramidas ou arginina.

Para conhecer todos os benefícios de uma reconstrução caseira e entender por que é tão importante ter um creme restaurador em casa, é só continuar lendo a matéria e anotar as dicas!

Reconstrução caseira pode e deve ser feita em todos os tipos de cabelo 

Lisas e onduladas tiram proveito da reconstrução capilar tanto quanto as cacheadas e crespas justamente porque todos os tipos de cabelo precisam de uma ajudinha extra para se recuperar dos danos causados pela exposição ao sol, poluição, química, calor de secador ou chapinha e outros problemas.

Quando fazer a reconstrução: os sinais de que o cabelo precisa de restauração são falta de brilho, quebra, ressecamento, pontas duplas, porosidade e aspecto elástico.

O que ela faz nos fios? A reconstrução repõe os nutrientes da fibra capilar por causa de ativos como a queratina, as cicatri-ceramidas e a arginina. Essas duas substâncias "cicatrizam" os fios quebrados e com frizz, fortalecendo as madeixas.

Só a reconstrução já basta? Se a ideia é tratar os cabelos profundamente, o ideal é combinar a reconstrução com hidratação e nutrição no cronograma capilar específico para o seu cabelo. Clique aqui para saber como montar um certeiro!

Com que frequência se deve usar a máscara de restauração?

O maior critério para a frequência de uso da máscara de reconstrução deve ser a necessidade dos cabelos: pode ser que os intervalos sejam de 2 vezes por semana, uma vez a cada 15 dias ou até mesmo uma vez por mês.

Como identificar os danos nas cutículas? Muitos problemas são visíveis à olho nú, como pontas duplas e o ressecamento. Então, basta observar e tocar os fios.

Também existem testes como o do fio de cabelo no copo d'água, que pode indicar o nível de porosidade e necessidade de restauração imediata.

Como usar a máscara de restauração para uma reconstrução caseira: veja o passo a passo

1. Lave os fios com água morna usando um shampoo de reconstrução - isso irá ajudar a restaurar os fios antes mesmo de usar a máscara;

2. Em seguida, retire um pouco da umidade dos cabelos e aplique a máscara de restauração do comprimento até as pontas;

3. Deixe o produto agindo nos fios pelo tempo indicado na embalagem;

4. Depois, enxágue a máscara e aplique o condicionador do comprimento às pontas;

5. Enxágue os fios novamente e finalize a lavagem com um jato de água fria para selar as cutículas;

6. Aplique um leave-in de restauração, como o Cicatri Renov, de L'Oréal Paris, para que os ativos continuem agindo nos fios mesmo depois da lavagem;

7. Finalize o cabelo como preferir!

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi