Beleza Extraordinária

Diferenças entre rugas e linhas de expressão: você sabe quais são?

  • Você conhece a diferença entre rugas e linhas de expressão? Descubra! (Foto: Shutterstock)
  • As rugas podem ser gravitacionais ou elásticas permanentes (Foto: Shutterstock)
  • Um creme anti-rugas que estimule a produção de colágeno e um FPS diário são essencais para combater rugas e linhas de expressão (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Você conhece a diferença entre rugas e linhas de expressão? Descubra! (Foto: Shutterstock)
  • Você conhece a diferença entre rugas e linhas de expressão? Descubra! (Foto: Shutterstock)
  • As rugas podem ser gravitacionais ou elásticas permanentes (Foto: Shutterstock)
  • Um creme anti-rugas que estimule a produção de colágeno e um FPS diário são essencais para combater rugas e linhas de expressão (Foto: Pixelformula)

Na hora de cuidar da beleza, você segue uma rotina impecável, sempre limpa, hidrata e protege o rosto, mas mesmo assim nota que a sua pele não é mais como era? Com o passar do tempo, é inevitável que comecem a aparecer os primeiros sinais do envelhecimento. Com certeza já reparou que, além das manchas e da falta de viço, outras imperfeições, como rugas e linhas de expressão, também começam a ficar mais evidentes com a idade. Mas você sabe o que define cada uma dessas marcas e quais as diferenças entre uma e outra? Esclareça todas as suas dúvidas e aprenda a melhor forma de prevenir e combater as já existentes!

Linhas de expressão são causadas apenas pelos movimentos do rosto

O que são as linhas de expressão e porque acontecem?

As chamadas linhas de expressão podem aparecer mais cedo, como aos 20 anos, precisamente nos locais em que o rosto é mais expressivo, como ao redor da boca, testa e olhos. Com o tempo, e com a progressiva perda de colágeno e elastina - responsáveis pela sustentação da pele -, elas vão ficando cada vez mais profundas. O efeito de "pé de galinha" e o "bigode chinês" são dois tipos de linhas de expressão muito comuns, que podem se agravar com hábitos como exposição solar desprotegida, cigarro e álcool.

Como combater?

Para evitar o aprofundamento das linhas de expressão, é essencial usar um protetor solar ou creme anti-rugas com FPS todos os dias, para proteger o colágeno dos radicais livres. Além disso, vale investir num cuidado reparador que também estimule a produção de novas células de colágeno, e ainda renove a superfície da pele com ingredientes micro-esfoliantes para alisar as primeiras linhas e deixar a textura mais uniforme.

As rugas podem ser elásticas permanentes ou gravitacionais

O que são e porque acontecem?

Quando se fala de rugas, é porque o problema já é um pouco mais avançado. Existem dois tipos principais: as elásticas permanentes e as gravitacionais, e as causas para cada uma são diferentes. As primeiras acontecem por conta do envelhecimento genético, e podem ser agravadas pela exposição solar ao longo da vida, surgindo principalmente nas bochechas, lábio superior e pescoço. As segundas são inevitáveis e aparecem nas laterais do rosto, especialmente nas donas de pele seca, que é mais fina, sendo causadas pelo do impacto da gravidade na pele.

Como combater?

Para ambos os casos, é importante investir num creme anti-idade com ativos rejuvenescedores que combatam a flacidez, estimulando a produção de colágeno e elastina, prevenindo o aprofundamento dessas marcas e combatendo outras futuras. A proteção solar elevada também é muito importante. No caso das gravitacionais mais avançadas, a solução são os liftings cirúrgicos, mas podem ser atenuadas com ingredientes anti-envelhecimento.

vídeos Recomendados
Entenda a importância de aplicar o protetor solar também na pele do corpo (Foto: Shuttersock)
  1. Cronograma facial: descubra os cuidados com a pele do rosto ideais para exibir uma pele perfeita em cada dia da semana
    Cronograma facial: descubra os cuidados com a...
  2. Cravos: entenda o que são e o que causa as imperfeições na pele
    Cravos: entenda o que são e o que causa as...
    Cravos: entenda o que são e o que causa as imperfeições na pele

    Os cravos na pele são um problema para...

    Leia mais
  3. O frio pode fazer bem para a pele? Descubra!
    O frio pode fazer bem para a pele? Descubra!
    O frio pode fazer bem para a pele? Descubra!

    Com o tempo frio instalado, é inevitável...

    Leia mais
  4. A espinha na fase adulta é diferente da adolescência? Descubra e saiba quais os melhores cuidados com a pele para eliminar o problema
    A espinha na fase adulta é diferente da...
  5. Colágeno para a pele do rosto e do corpo: saiba como apostar no ingrediente queridinho da vez
    Colágeno para a pele do rosto e do corpo: saiba...
  6. Menopausa: dermatologista dá dicas de como cuidar da pele depois dos 50 anos sem perder o brilho e viço
    Menopausa: dermatologista dá dicas de como...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais