Beleza Extraordinária

Dicas para aprender a cuidar do cabelo depois do big chop

  • Depois do big chop, é preciso aprender a conhecer o cabelo para saber a melhor forma de investir em cuidados
Tela cheia
Previous Next
Depois do big chop, é preciso aprender a conhecer o cabelo para saber a melhor forma de investir em cuidados

Para quem não quer passar por um longo processo de transição capilar e deseja se livrar de vez da parte com química, o big chop é a solução para exibir de vez os cabelos naturalmente crespos ou cacheados. Porém, uma reclamação comum de muitas mulheres que passaram pelo processo é a dificuldade para arrumar os fios depois do grande corte, já que os cuidados necessários nem sempre vão ser os mesmos feitos até então. Pensando nisso, o "Beleza Extraordinária" separou algumas dicas importantes para ajudar quem está nesse período. Confira!

Aceite sua textura natural e não fique em busca da definição perfeita

Uma das maiores queixas de quem passou recentemente pelo big chop diz respeito à falta de definição - e esse é um problema que deve ser desmistificado. Embora existam meios de deixar o cabelo mais modelado, em alguns casos, o "cacho dos sonhos" de uma determinada celebridade não pode ser reproduzidos em todos os cabelos - por mais trabalhada que seja a finalização - por conta da textura diferente.

Quem decide assumir o natural, antes de qualquer coisa, deve largar a ideia de que apenas os cachos perfeitamente modelados são bonitos. Saber o seu tipo de cacho e ofecer oscuidados especiais que eles merecem, vão ajudar a valorizar ainda mais suas características. Por isso, antes de ver a dificuldade de finalização como um problema, é importante se perguntar se a questão é realmente não saber como arrumar os fios ou se, na verdade, a queixa é por não conseguir as espirais bem definidas de outros estilos de cabelo. 

Aprenda a conhecer seu fio para identificar os produtos que darão certo

Por mais que o cabelo já tenha recebido cuidados próprios de fios crespos e cacheados durante o período de transição capilar, depois do corte para retirar toda a química, as descobertas recomeçam. Mesmo quem deixa as madeixas crescerem mais um pouquinho antes de recorrer à tesoura não consegue ver perfeitamente como será o cabelo completamente natural pela parte crescida, pois as pontas lisas acabam esticando os cachos que estão se formando e os impedindo de se mostrar da maneira real.

Por causa disso, o creme que mais favorecia os fios durante a transição, por exemplo, pode acabar não funcionando nem um pouco nessa nova fase; e há grandes chances da finalização favorita precisar dar espaço à outra. Por isso, para aprender a melhor maneira de cuidar dos fios, é preciso tirar um tempo para conhecê-lo: aprenda a identificar o tipo de leave-in que ele mais gosta - mais oleosos, mais leves ou mais grossos -; saiba ver de que tratamento ele está precisando em um determinado dia - hidratação, nutrição ou reconstrução -; e vá testando métodos diferentes de finalização até encontrar o que mais os favorece e dá o resultado final desejado. 

Invista no dedoliss para modelar as partes mais indefinidas

Depois do big chop, é comum que algumas partes apareçam mais indefinidas e ressecadas por conta dos anos em que ficaram submetidas à química, e, por isso, a dificuldade de finalização acaba sendo maior. Para quem quer disfarçar essas partes mais agredidas e conseguir um resultado mais uniforme no cabelo, além do já conhecido método de fitagem, outra maneira de deixar os cachos mais modelados é através da técnica do dedoliss - que, como o nome indica, consiste em fazer cachinhos com os próprios dedos, enrolando mechinha por mechinha. Ativadores de cachos e géis também são bons ajudantes na solução desse problema, mas é preciso evitar a aplicação na raiz do cabelo para que não ocorra acúmulo de produtos e o indesejado aspecto chapado. 

Para quem tem cabelos crespos, outra dica importante para conseguir um bom resultado na finalização no curtinho é evitar amassar os fios com as mãos ou toalha depois de lavar: a medida funciona nos cabelos maiores, mas, nos menores, pode acabar reduzindo demais o volume e estragando o resultado final - a exceção à regra são as donas de fios ondulados ou de cachos mais largos. 

Deixe o pente de lado e prefira as próprias mãos na hora de pentear

Pode parecer impossível à primeira vista, mas muitas mulheres acabam abolindo o uso do pente quando assumem a textura natural. A medida, que pode até parecer mais trabalhosa, é uma boa maneira de diminuir a quebra e ajudar na definição. Mas, atenção: apesar de ser uma medida menos agressiva que o pente, é preciso ter cuidado para não puxar demais os fios e, assim, acabar causando a quebra que se pretende evitar. O segredo para não ter erros é começar a desembaraçar pelas pontas, fazer movimentos suaves e não esquecer do creme de pentear para facilitar o processo.

Mas, se apesar de todos os prós, você ainda não consegue abrir mão do pente, a dica é optar pelos de madeira e com dentes mais largos. 

Invista nos acessórios

Engana-se quem pensa que cabelo curto é sinônimo de mesmice. Para variar um pouco, a dica é usar a criatividade e investir nos acessórios: de grampinhos pequenos para usar na laterais a turbantes, opções estilosas não faltam. Além de mudarem o visual, eles também são ótimas opções para facilitar o 'bad hair day'. 

Inspire-se!
vídeos Recomendados
  1. Progressiva ao contrário: saiba quais são os métodos para cachear cabelos lisos e exibir ondas naturais
    Progressiva ao contrário: saiba quais são os...
  2. Os 5 melhores cortes de cabelo para rosto redondo: descubra as opções ideais para realçar os traços
    Os 5 melhores cortes de cabelo para rosto...
  3. Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar + dicas de como finalizar os fios
    Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar...
    Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar + dicas de como finalizar os fios

    Quem disse que cabelo ondulado não pode ser...

    Leia mais
  4. Como criar o efeito de luzes com a coloração de caixinha? Veja o passo a passo de como iluminar o cabelo em casa
    Como criar o efeito de luzes com a coloração de...
  5. Cabelo oleoso: do shampoo ao condicionador, 7 produtos que você precisa ter + o que deve evitar
    Cabelo oleoso: do shampoo ao condicionador, 7...
  6. Cabelo curto ruivo: 12 fotos para se inspirar + dicas de cores e cortes como pixie, short bob e chanel
    Cabelo curto ruivo: 12 fotos para se inspirar +...
    Cabelo curto ruivo: 12 fotos para se inspirar + dicas de cores e cortes como pixie, short bob e chanel

    E se os gurus da moda dissessem que cabelos ruivos e...

    Leia mais

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos

últimas matérias

Ver mais