Beleza Extraordinária

Descubra importância de limpar a pele e saiba os cuidados indispensáveis para fazer a higiene do rosto em casa

  • Já parou para pensar na diferença que a limpeza correta faz na saúde da sua pele? Relembre alguns pontos positivos desse ritual na matéria! (Foto: Shutterstock)
  • Retirar a camada invisível de impurezas e resíduos formada ao longo do dia facilita a ação dos cremes na pele (Foto: Shutterstock)
  • Ter o hábito de higienizar o rosto duas vezes no dia também ajuda no combate a oleosidade em excesso (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Já parou para pensar na diferença que a limpeza correta faz na saúde da sua pele? Relembre alguns pontos positivos desse ritual na matéria! (Foto: Shutterstock)
  • Já parou para pensar na diferença que a limpeza correta faz na saúde da sua pele? Relembre alguns pontos positivos desse ritual na matéria! (Foto: Shutterstock)
  • Retirar a camada invisível de impurezas e resíduos formada ao longo do dia facilita a ação dos cremes na pele (Foto: Shutterstock)
  • Ter o hábito de higienizar o rosto duas vezes no dia também ajuda no combate a oleosidade em excesso (Foto: Shutterstock)

O caminho para conseguir uma pele perfeita começa nos detalhes - e a limpeza correta do rosto é, sem dúvidas, o principal deles. Agora, se lavar o rosto para retirar o suor, poluição e resquícios de maquiagem acabou se tornando aquela etapa que muita gente esquece ou dispensa no ritual diário, chegou a hora de colocá-la novamente como prioridade: descubra a importância de transformar a higiene da pele em um hábito e entenda como isso pode ajudar a recuperar a aparência viçosa, controlar a oleosidade e prevenir o envelhecimento cutâneo precoce de uma só vez.

Limpar o rosto de manhã e à noite controla a oleosidade e o excesso de brilho 

Sabe aquele aspecto de pele gordurosa e com brilho excessivo? Ele pode ser combatido com uma boa higiene diária da cutis! Especificamente nesses casos, o ideal é optar pelo gel de limpeza ou sabonete em barra para peles oleosas, a fim de controlar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e, assim, deixar uma aparência mais sequinha no rosto.

No entanto, vale lembrar que a limpeza nas peles oleosas precisa ser feita com moderação, e da maneira certa, para que não aconteça o "efeito rebote" e contrário ao desejado. Lavar o rosto mais do que duas vezes ao dia, em vez de resolver o problema, acaba estimulando a pele a produzir mais oleosidade para corrigir o ressecamento causado pelo excesso de limpeza.

O hábito de higienizar a pele retarda o envelhecimento precoce

Sabia que poros entupidos por sujeiras e outras impurezas que entram em contato com o rosto ao longo do dia não deixam que a pele se renove durante o sono? Esse é o momento usado pela derme para se restabelecer dos impactos sofridos e intensificar a produção de colágeno, portanto, higienizar o rosto antes de dormir para deixá-los livres é fundamental. Assim, as células poderão trabalhar para proteger a derme do aspecto cansado, a falta de elasticidade e surgimento de linhas de expressão precocemente.

Higiene diária da pele também previne o surgimento de acne

E por falar em poros obstruídos, é válido lembrar que partículas de poeira e resquícios de maquiagem acabam causando inflamações cutâneas ao ficarem presos na derme, levando a problemas de pele bastante incômodos como cravos e espinhas. Portanto, se você está pulando o passo de limpeza no seu ritual diário e notou a presença de acne ou pontinhos brancos e pretos pelo rosto, saiba que não é coincidência.

Para resolver esse problema, o hábito de demaquilar, limpar profundamente e reequilibrar a pele com a ajuda da água micelar é uma alternativa certeira e prática para o dia a dia. Assim, além de economizar tempo no processo de higiene, é possível, de quebra, ter a pele bem tratada de uma só vez.

A pele limpa absorve melhor as fórmulas de cremes anti-idade

Por fim, é sempre bom reforçar que limpar a pele regularmente com os produtos certos facilita - e muito - o trabalho feito pelos cremes rejuvenescedores, permitindo que os resultados sejam visto ainda mais rapidamente. É que ao deixar a cútis limpa e livre de impurezas, a pele fica pronta para receber os ativos presentes nas fórmulas e permite que eles atuem ainda mais profundamente nas células. Afinal, não adianta investir em produtos que tratem da pele e não liberar o caminho para que os poros recebam esse tratamento, certo? 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cuidados com a pele na primavera: o que muda na estação, como a temperatura afeta a pele e que produtos começar a usar
    Cuidados com a pele na primavera: o que muda na...
  2. 5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e poucos anos: manchas, proteção solar e mais!
    5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e...
  3. 3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao esfregar o rosto na hora de limpar: confira os problemas que o atrito pode causar
    3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao...
  4. Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto...
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas

    Aproveitar um festival, show ou festa até o fim...

    Leia mais
  5. Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como usar a substância sem causar danos para a pele
    Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como...
  6. Como remover os cravos do nariz em poucos minutos: 3 dicas para tirar os pontinhos pretos da pele em casa
    Como remover os cravos do nariz em poucos...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais