Beleza Extraordinária

Depois de alisar o cabelo pode lavar com shampoo? Saiba o que fazer para cuidar dos fios após a escova progressiva!

  • Confira a matéria para descobrir se está liberado usar shampoo no dia da progressiva e em que versão do produto apostar! (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • O tipo de escova progressiva utilizada vai determinar se o cabelo pode ser lavado em seguida ou não (Foto: Instagram @makeupshayla)
  • Shampoos com fórmula mais suave ajudam a prolongar o efeito liso (Foto: Instagram @elizabethrsawatzky)
Tela cheia
Previous Next
Confira a matéria para descobrir se está liberado usar shampoo no dia da progressiva e em que versão do produto apostar! (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • Confira a matéria para descobrir se está liberado usar shampoo no dia da progressiva e em que versão do produto apostar! (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • O tipo de escova progressiva utilizada vai determinar se o cabelo pode ser lavado em seguida ou não (Foto: Instagram @makeupshayla)
  • Shampoos com fórmula mais suave ajudam a prolongar o efeito liso (Foto: Instagram @elizabethrsawatzky)

Quem recorre a escovas progressivas para alisar o cabelo precisa seguir uma série de cuidados para que o efeito liso e polido dure por mais tempo. Dentre eles, um dos mais importantes é em relação ao shampoo: o produto pode ser usado já na primeira lavagem ou pode acabar prejudicando a química? E essa limpeza pode ser feita no mesmo dia ou é necessário esperar um tempo? O cabeleireiro Alê Crema tirou as dúvidas mais comuns; confira!

Cabelo pode ser lavado com shampoo logo depois da aplicação da escova

Uma dúvida muito comum entre as mulheres que alisam o cabelo é sobre o momento ideal para lavar os fios depois da química aplicada. Enquanto algumas acham que é obrigatório ficar alguns dias com o produto nas madeixas, outras acreditam que o correto é higienizar as madeixas com shampoo logo depois do procedimento. E aí, qual seria o certo?

Segundo o cabeleireiro Alê Crema, com as progressivas de hoje em dia, não tem muito mistério: a própria cliente tem liberdade de decidir a hora da lavagem! "Pode lavar assim que você fizer, se o cabelo ficar muito pesado; pode lavar no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Mas eu, particularmente, recomendo aguardar, pelo menos, um dia, porque a progressiva ainda estará fazendo efeito", explica. 

Shampoo precisa ser mais suave para que a escova dure mais tempo nos cabelos 

Em relação ao shampoo - que, como explicou o cabeleireiro, já pode ser usado no mesmo dia -,  é preciso ficar atenta à versão escolhida para que a química não seja afetada! A dica é apostar em produtos mais suaves e, de preferência, que tenham sido formulados especificamente para os quimicamente tratados - já que eles criam uma película protetora que ajuda a prolongar o efeito liso nas madeixas. 

Por outro lado, as versões que prometem limpeza profunda devem ser evitadas no dia a dia. Como abrem a cutícula capilar e removem a química com mais facilidade, a recomendação é deixar esse tipo de shampoo apenas para os momentos em que sentir que o cabelo está sobrecarregado pelo excesso de resíduos. "O antirresíduos é só para o caso de fazer um detox no cabelo quando ele estiver saturado", aconselha o cabeleireiro. 

Lavagem em dias alternados também ajuda a manter o cabelo liso

Lavando o cabelo com shampoo no mesmo dia da aplicação do produto ou não, uma dica de ouro para manter a escova progressiva por mais tempo é diminuir a frequência das lavagens. O motivo para isso é o seguinte: quando aplicada, a química cria uma espécie de película ao redor dos fios - e essa camada, que é responsável pelo efeito liso, vai saindo ao longo da limpeza com shampoo. 

Sendo assim, para evitar o problema, o truque é passar a lavar o cabelo em dias alternados em vez de fazer a higienização diariamente. Com esse hábito aliado a um shampoo suave e que ajude a prolongar o liso, a progressiva tem mais chances de continuar com o efeito desejado até a hora do próximo retoque. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Cabelos renovados

Saiba como usar leave-in nos fios