Beleza Extraordinária

Dá para fazer transição capilar sem o big chop? Descubra!

  • Transição capilar: precisa fazer o big chop? Descubra! (Foto: Instagram @jasmeannnn)
  • O big chop serve para tirar a parte do cabelo com química e não é obrigatório. Confira como passar pela transição capilar sem cortar os fios! (Foto: Instagram @afrofucsia2.0)
  • O big chop não precisa ser curto: o corte pode ser médio ou longo, o que vai depender do tempo que você está disposta a deixar o cabelo natural crescer (Foto: Instagram @sazan)
Tela cheia
Previous Next
Transição capilar: precisa fazer o big chop? Descubra! (Foto: Instagram @jasmeannnn)
  • Transição capilar: precisa fazer o big chop? Descubra! (Foto: Instagram @jasmeannnn)
  • O big chop serve para tirar a parte do cabelo com química e não é obrigatório. Confira como passar pela transição capilar sem cortar os fios! (Foto: Instagram @afrofucsia2.0)
  • O big chop não precisa ser curto: o corte pode ser médio ou longo, o que vai depender do tempo que você está disposta a deixar o cabelo natural crescer (Foto: Instagram @sazan)

Quem começa a transição capilar costuma ficar cheia de dúvidas, e uma das principais é se dá para voltar aos cachos sem fazer o big chop! O tão falado "grande corte" é aquele que vai tirar toda a química do cabelo e mandar embora as partes lisas do comprimento e das pontinhas dos fios. 

A dúvida surge pelo seguinte: enquanto muita gente decide fazer o big chop logo que os cachos começam a crescer, outras mulheres não se sentem preparadas para deixar o cabelo curtinho e cacheado de uma vez. Para responder essa questão - tão delicada! - preparamos uma matéria especial logo abaixo. 

Transição capilar: é possível passar por ela sem fazer o big chop?

Sim, é possível passar pela transição capilar sem precisar fazer a versão curtinha do big chop! Só que será preciso um pouquinho mais de paciência, viu? É que você vai precisar esperar os seus cachos crescerem até um comprimento "confortável" para você decidir cortar a parte lisa, que não vai cachear mais. 

Só que não existe um tempo específico para passar pela transição capilar. Apesar de a média de crescimento de todos os tipos de fio ser de 1 a 2 centímetros por mês, cada cabelo leva um tempo diferente para tomar sua forma natural. A química usada anteriormente, o tipo de cacho e o estado atual do cabelo podem interferir nesse processo. 

Big chop não precisa ser tão curto: corte também pode ser médio ou longo

Muita gente tem a ideia de que o big chop precisa ser um corte bem curtinho, tipo pixie. Só que a verdade é que o grande corte também pode ser na altura dos ombros ou até um pouquinho abaixo dele: tudo vai depender de quanto tempo você está disposta a deixar seus fios naturais crescerem.

O big chop terá que acontecer em algum momento: a parte do cabelo com química, que ainda estará lisa, deverá ser cortada para que o fio novo, vindo da raiz, ganhe seu devido destaque com cacheado, crespo ou ondulado.

Como passar pela transição capilar sem fazer o big chop?

Quem decide passar pela transição capilar sem fazer o big chop vai precisar de cuidados bem específicos para disfarçar as duas texturas e também para cuidar da parte natural, que pode crescer ressecada, sem brilho e um pouco sem forma no início. 

Por isso, nossa dica de ouro é: faça um cronograma capilar para hidratar os fios novos e deixá-los mais "alinhados". É que se eles ficarem ressecados e com frizz, ficará mais difícil passar por todo o processo, que também envolve autoestima e bem-estar. 

5 dicas para passar pela transição capilar sem fazer o big chop: 

Umectação: faça uma umectação semanalmente ou de 15 em 15 dias, massageando a raiz com óleos, como o de coco, para ativar a circulação sanguínea, ajudar no crescimento e nutrir os cachinhos novos.

Apare as pontinhas: enquanto o cabelo estiver comprido e pesado, os cachos podem demorar mais tempo para tomarem sua forma real. Por isso, corte as pontinhas de 3 em 3 meses.

Finalização: durante a transição, pode cachear a parte lisa ao invés de fazer chapinha ou usar o secador na raiz, porque o calor pode adiar a volta dos cachinhos. Aposte na fitagem, que "amassa" os fios de baixo para cima e forma cachinhos com o creme de pentear. 

Penteados: aposte em penteados para disfarçar as duas texturas do cabelo, já que a ideia é deixar ele médio ou comprido. Aqui, a gente mostrou 50 inspirações! 

Box braids: durante a transição capilar, colocar tranças também pode ser uma boa ideia para quem não quer deixar o cabelo natural curto. Aqui, a gente deu algumas inspirações sobre elas!

Redação: Beatriz Doblas

vídeos Recomendados
Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos