Beleza Extraordinária

Cuidados para cabelo cacheado e crespo pós-coloração: saiba como cuidar dos cachos coloridos

  • Entenda qual é a melhor forma de tratar os seus cabelos cacheados e coloridos
Tela cheia
Previous Next
Entenda qual é a melhor forma de tratar os seus cabelos cacheados e coloridos

Mais propensos ao ressecamento do que todos os outros tipos de fios, os cabelos crespos e cacheados necessitam de cuidados extra para ficarem bonitos e saudáveis. Mas não é por isso que as donas de mechas deste tipo precisam evitar variar o visual com colorações diferentes - que podem deixar os fios um pouco mais secos se não receberem a atenção necessária. O segredo é manter uma rotina com lavagem, secagem e finalização adequadas. Confira!

Reduzir a frequência das lavagens preserva a cor e a hidratação dos cabelos

Com a coloração, os cabelos tendem a ficar mais sensíveis e as lavagens frequentes acabam deixando-os fragilizados. Para manter a cor bonita e evitar o desbotamento e as pontas duplas, além de investir em uma boa linha de produtos para cabelos coloridos, o ideal é diminuir a frequência dos shampoos para no máximo três vezes por semana. Se a sua raiz é oleosa, uma ótima alternativa para o intervalo de adaptação é a de apostar em produtos com substâncias mais leves, para uma limpeza suave, ou no co-washing, em que se lavam os fios apenas com condicionador. Além disso, é importante levar em conta a temperatura da água do banho, já que o calor excessivo abre a cutícula fazendo com que os nutrientes e pigmentos se percam com maior facilidade. 

Secagem ao ar livre é chave, seguindo alguns passos essenciais

Para manter os cabelos cacheados e coloridos saudáveis, o ideal é fugir de qualquer tipo de ferramentas quentes, como babyliss, chapinha e até o secador, para evitar danificá-lo. Prefira secá-los ao ar livre e use uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão para eliminar o excesso de umidade dos cachos, amassando em direção ao couro cabeludo e nuca.

Em seguida, é essencial aplicar algum produto de finalização hidratante, como um óleo capilar ou o creme de pentear. Uma excelente dica para definir os cachos sem os danificar com o secador ou babyliss, é apostar na fitagem. O processo consiste em aplicar o creme para pentear mecha a mecha, massageando e amassando cada uma de cima para baixo.

Rotina alternada de hidratação, nutrição e reconstrução também é necessária

Além da lavagem e secagem comuns, é importante organizar um cronograma capilar para deixar os seus cachos o mais bonitos possível. A hidratação diária com condicionador é imprescindível, mas fazer uma combinação adequada de cremes de tratamento de hidratação, que repõe a umidade dos fios; de nutrição, que repõe os lípidos perdidos; e de reconstrução, que repõe proteínas, é também essencial para a saúde dos seus cabelos. Aposte em fazer um tratamento em cada dia de lavagem, não repetindo os procedimentos na mesma semana. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cortes de cabelo para cada formato de rosto: do redondo ao quadrado, descubra a melhor opção para você
    Cortes de cabelo para cada formato de rosto: do...
  2. 4 benefícios do óleo extraordinário que vão além da hidratação das pontas do cabelo
    4 benefícios do óleo extraordinário que vão...
  3. Tipos de tratamentos capilares: da umectação à reconstrução, descubra de qual deles o seu cabelo mais precisa!
    Tipos de tratamentos capilares: da umectação à...
  4. Você é louca por tratamentos para o cabelo? Confira 5 coisas que só quem é viciada em cronograma capilar vai entender!
    Você é louca por tratamentos para o cabelo?...
  5. Cabelo ondulado: confira truques para definir e realçar as ondas na hora da finalização!
    Cabelo ondulado: confira truques para definir e...
  6. Como cuidar das box braids: confira dicas para manter o aplique de tranças, da lavagem à hora de dormir!
    Como cuidar das box braids: confira dicas para...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais