Beleza Extraordinária

Cronograma capilar para loiras: saiba como combinar hidratação, nutrição e reconstrução para cuidar dos cabelos claros e descoloridos

  • Saiba como seguir o cronograma capilar para cuidar do cabelo loiro! (Foto: Pixelformula)
  • Na hora de escolher as máscaras de tratamento, não esqueça de considerar a textura do seu cabelo para usar as que atendem suas necessidades específicas (Foto: Pixelformula)
  • A reconstrução é a etapa mais importante para quem conseguiu o loiro através de colorações (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como seguir o cronograma capilar para cuidar do cabelo loiro! (Foto: Pixelformula)
  • Saiba como seguir o cronograma capilar para cuidar do cabelo loiro! (Foto: Pixelformula)
  • Na hora de escolher as máscaras de tratamento, não esqueça de considerar a textura do seu cabelo para usar as que atendem suas necessidades específicas (Foto: Pixelformula)
  • A reconstrução é a etapa mais importante para quem conseguiu o loiro através de colorações (Foto: Pixelformula)

O loiro está entre as cores de cabelo favoritas das mulheres - e, por isso, não param de surgir novas nuances e tendências para agradar a todos os estilos! Mas, para que os fios continuem brilhosos e saudáveis depois da coloração, é preciso iniciar um cronograma capilar para que as madeixas recuperem todos os componentes que acabou perdendo durante o processo. Confira a matéria para descobrir como combinar hidratação, nutrição e reconstrução na rotina de cuidados!

Cada etapa do cronograma capilar exerce uma função diferente no tratamento dos fios

Indicado para todos os tipos de cabelo, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados que organiza hidratação, nutrição e reconstrução para que os fios fiquem fortes, brilhosos e sedosos. Distribuídos por três dias na semana durante o período de um mês, ele é ainda mais indicado para quem acabou de clarear as madeixas, já que ajuda a recuperar a fibra capilar na pós-coloração. Veja os benefícios específicos de cada tratamento: 

Hidratação: Responsável por repor a água que o cabelo acaba perdendo no dia a dia ou com procedimentos químicos, como a coloração, essa etapa é uma das mais importantes. É ela que ajuda a deixar os fios livres de frizz, mais macios e sedosos. 

Na hora de comprar a máscara hidratante, além de escolher as que atendam às necessidades específicas da textura do seu cabelo, prefira as que contam com componentes como glicerina, vitaminas e proteínas hidrolisadas. Outra dica é usar, também, as matizadoras para tirar o amarelado dos fios. 

Nutrição: Outro problema que vem junto com as agressões externas é a perda da oleosidade natural do cabelo, deixando-o ressecado e sem vida. Por isso, para resolver esse problema, é muito importante adicionar um tratamento de nutrição na rotina de cuidados!

Com ele, o cabelo recupera os lipídios e fica mais macio, flexível e brilhante - além de, também, ficar sem as desagradáveis pontas ressecadas. Mas, para garantir um resultado eficaz, a dica é preferir as máscaras  que contem com óleos em sua composição ou usar algum óleo extra para turbinar os cremes mais fracos. 

Reconstrução: Essa é a etapa mais importante para quem faz coloração nos fios, já que é ela quem ajuda a repor as proteínas e fortalecer o cabelo. Para quem não colore as madeixas ou faz químicas de alisamento, a reconstrução pode ser feita apenas uma vez ao mês ou quando surgir a necessidade; mas, para quem não é loira natural, esse tratamento deve ser feito de 15 em 15 dias. 

Componentes como colágeno e arginina também estão na lista de "reconstrutores"; mas, para um tratamento mais profundo, priorize os produtos com queratina para repor a massa que a fibra capilar acaba perdendo no processo químico e deixá-la ainda mais forte e protegida. 

Siga a tabela para começar o cronograma:

Para montar o calendário do cronograma capilar, não há uma regra específica: você pode aprender a identificar do que o seu cabelo mais precisa no dia para escolher qual será o tratamento da vez. Na rotina de quem ficou loira através de colorações, só é preciso levar em conta que a reconstrução deve ser feita quinzenalmente - sempre depois da hidratação e nutrição. 

Mas, se você ainda está começando e não sabe bem como combinar os três tipos de cuidados, a dica é se guiar na tabela indicada para quem faz procedimentos químicos no cabelo - como as colorações. Além do maior número de reconstruções, ela também conta com mais nutrições quando comparada com o calendário oficial para as madeixas naturais e saudáveis. Confira as duas!

Cronograma para cabelos coloridos:

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Cronograma para cabelos sem químicas:

1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição 

2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Inspire-se!
vídeos Recomendados
  1. Progressiva ao contrário: saiba quais são os métodos para cachear cabelos lisos e exibir ondas naturais
    Progressiva ao contrário: saiba quais são os...
  2. Os 5 melhores cortes de cabelo para rosto redondo: descubra as opções ideais para realçar os traços
    Os 5 melhores cortes de cabelo para rosto...
  3. Escova progressiva: como cuidar do cabelo depois do alisamento? Veja as dicas!
    Escova progressiva: como cuidar do cabelo...
    Escova progressiva: como cuidar do cabelo depois do alisamento? Veja as dicas!

    Você sabia que existe uma rotina de cuidados...

    Leia mais
  4. Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar + dicas de como finalizar os fios
    Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar...
    Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar + dicas de como finalizar os fios

    Quem disse que cabelo ondulado não pode ser...

    Leia mais
  5. Como criar o efeito de luzes com a coloração de caixinha? Veja o passo a passo de como iluminar o cabelo em casa
    Como criar o efeito de luzes com a coloração de...
  6. Cabelo oleoso: do shampoo ao condicionador, 7 produtos que você precisa ter + o que deve evitar
    Cabelo oleoso: do shampoo ao condicionador, 7...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos

últimas matérias

Ver mais