Beleza Extraordinária

Cronograma capilar: como saber qual é a combinação de hidratação, nutrição e reconstrução ideal para meu tipo de cabelo? Faça o teste e descubra!

  • Qual tabela do cronograma capilar é a mais indicada para o seu caso? Faça o teste para descobrir! (Foto: Instagram @sarahangius)
  • Cabelos danificados ou muito danificados devem aumentar a quantidade de reconstruções para que os fios fiquem bonitos e saudáveis novamente (Foto: Instagram @kirathelight)
  • Se o seu cabelo está saudável, o cronograma capilar ideal é o que conta com mais hidratações, nutrições e apenas uma reconstrução mensal (Foto: Instagram @kirathelight)
Tela cheia
Previous Next
Qual tabela do cronograma capilar é a mais indicada para o seu caso? Faça o teste para descobrir! (Foto: Instagram @sarahangius)
  • Qual tabela do cronograma capilar é a mais indicada para o seu caso? Faça o teste para descobrir! (Foto: Instagram @sarahangius)
  • Cabelos danificados ou muito danificados devem aumentar a quantidade de reconstruções para que os fios fiquem bonitos e saudáveis novamente (Foto: Instagram @kirathelight)
  • Se o seu cabelo está saudável, o cronograma capilar ideal é o que conta com mais hidratações, nutrições e apenas uma reconstrução mensal (Foto: Instagram @kirathelight)

Se você é ligada em assuntos de cabelo, provavelmente, já ouviu falar em cronograma capilar. Organizando hidratação, nutrição e reconstrução durante 3 dias da semana por um período de um mês, essa técnica traz benefícios para todos os tipos de cabelo, entregando todos os nutrientes que as madeixas precisam para ficarem bonitas, fortes e saudáveis. Mas, como cada fio tem uma necessidade diferente, é preciso entender do que elas realmente precisam para que o calendário certo seja escolhido. Quer tirar essa dúvida para começar a investir no tratamento? Faça o teste! 

Responda ao teste para descobrir qual o cronograma capilar ideal para o seu caso: 

1 - Para começar, faça um teste de porosidade no seu cabelo para ver como está a absorção de nutrientes dele (se não sabe como fazer isso, é só conferir essa matéria aqui). Ao colocar um fio dentro do copo d'água, o resultado foi o seguinte: 

a - Ele afundou;

b - Boiou;

c - Ficou no meio do copo d'água.

2 - Quando você toca no seu cabelo, o que percebe? 

a - Sente que os fios estão enfraquecidos e até mesmo com aparência elástica;

b - Além do frizz excessivo que já está te incomodando, percebe que o cabelo também está áspero;

c - Nada fora do comum! As madeixas estão macias ao toque e não parecem quebrar com facilidade.

3 - Antes de pensar em começar o cronograma capilar, com que frequência você usava máscaras de tratamento no seu cabelo? 

a - Raramente;

b - Em alguns finais de semana, quando surgia alguma ocasião importante ou eu estava com tempo para dar uma caprichada a mais;

c - Fazia, pelo menos, uma hidratação por semana.

4 - Você faz algum tipo de química no seu cabelo? 

a - Faço coloração/descoloração regularmente;

b - Aposto em progressivas para alisar os fios;

c - Não, ele está natural.

5 - Como sabe que vai ter uma semana supercorrida, você tira um dia para fazer uma umectação ou hidratação caprichada para que o cabelo permaneça bonito ao longo dos dias. No final das contas, como ele se comporta? 

a - Parece que nem fiz nada no cabelo. No dia seguinte ao tratamento, ele já está com a aparência comprometida, ressecado e com frizz; 

b - Até fica bonito por alguns dias, mas logo começa a ficar áspero e a perder o brilho; 

c - Claro que não fica do mesmo jeito que ficaria se eu estivesse em uma semana com tempo de cuidar certinho, mas até que segura bem. 

6 - Se você tivesse que apontar o problema que mais incomoda no seu cabelo, qual seria? 

a - Quebra/Fragilidade; 

b - Falta de brilho e ressecamento;

c - Perda de movimento quando fico muito tempo sem investir em cuidados.

7 - Como está o crescimento dos seus fios?

a - Péssimo! Parece que ele só quebra e não tem força para crescer;

b - Confesso que não tenho reparado muito, mas certamente já cresceu de maneira mais rápida...

c - Normal.

Respostas: 

Maioria A: Muito danificados

Seu cabelo parece estar realmente danificado - com porosidade alta, elástico e enfraquecido. Se você pinta os cabelos constantemente e investe em descolorações para dar uma clareada na cor natural, esse, provavelmente, é o principal motivo dos danos. 

No seu caso, como a reconstrução é o tratamento mais importante para que a fibra capilar recupere toda a massa e elasticidade, a versão do cronograma mais indicada é a que conta com esse tratamento em três semanas. Por mais que, em geral, as máscaras com proteínas devam ser usadas apenas de 15 em 15 dias, você precisa investir em um cuidado mais frequente para que a elasticidade dos seus fios volte ao normal.

Para saber como organizar os três tratamentos, é só conferir a tabela dessa matéria aqui

Maioria B: Danificado de maneira mais leve

Seus fios não chegam a estar em estado crítico, mas também não dá para dizer que estão supersaudáveis. Pelo jeito, você já está percebendo que eles estão com falta de brilho, excesso de frizz e perderam um pouco da maciez e aparência sedosa.

O motivo para isso pode ser o uso de químicas - como coloração e alisamentos - ou apenas reflexo de danos externos, como poluição e uso de fontes de calor. Mas, calma: seguindo um cronograma capilar com muita nutrição e reconstrução quinzenal - além de hidratações, é claro -, você logo vai perceber um resultado positivo nas madeixas. 

A tabela dessa matéria aqui vai te ajudar a organizar os três cuidados. Confira para já começar o tratamento! 

Maioria C: Saudável 

Parabéns! Pelo jeito, você é do tipo que sempre reservou uma atenção extra para os cuidados do seu cabelo. Por mais que ainda não tivesse começado um cronograma capilar, não deixava de investir em hidratações semanais ou em qualquer outro tratamento que ajudasse a manter seus fios bonitos e saudáveis. 

Sendo assim, o calendário oficial do cronograma - que conta com mais hidratações e apenas uma reconstrução mensal - é suficiente para entregar todos os nutrientes que suas madeixas precisam, ainda mais se elas estiverem com a textura natural.

Não conhece essa tabela? É só se guiar pela que tem nessa matéria aqui, mesmo que seus cabelos não sejam cacheados ou crespos. 

Redação: Nívia Passos

vídeos Recomendados
Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos