Como usar retinol em pele sensível? Confira 5 dicas para apostar no tratamento antirrugas

Não é segredo que o retinol - um derivado da vitamina A - auxilia na renovação celular da pele e garante aquela aparência jovem e brilhante. Por isso, ele é muito usado em tratamentos antirrugas e para retardar o envelhecimento da pele. Mas quem tem a pele sensível sabe que, algumas vezes, esse componente pode causar irritação.

Mas isso não quer dizer que as donas de peles sensíveis não podem aproveitar os benefícios do retinol para manter a pele lisinha. Para usar produtos com retinol sem sofrer com a irritação e vermelhidão na pele, é só seguir algumas dicas. Vem conferir!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-usar-retinol-em-pele-sensivel-confira-5-dicas-para-apostar-no-tratamento-antirrugas" }

1- Comece com um produto menos concentrado

 

Se o retinol irrita a sua pele, pode ser uma boa ideia escolher produtos com uma menor concentração do ingrediente. Dessa forma, você consegue aproveitar seus benefícios sem causar reações negativas na sua pele.

Também é indicado dar preferência aos produtos em forma de creme, já que eles costumam ser mais suaves e são ideais para as peles sensíveis. Já as opções em gel ou séruns tendem a ser mais concentrados e podem provocar as indesejadas irritações.

2- Mantenha a pele sempre bem hidratada

 

Para reduzir a irritação causada pelo retinol, é importante caprichar na hidratação do rosto. Aposte nos produtos específicos para peles sensíveis, que promovem uma hidratação suave e profunda e protegem a pele contra esse tipo de reação. O ideal é aplicar o hidratante antes de usar o produto com retinol.

Cuidado também para não exagerar na hora de lavar o rosto. Prefira os sabonetes mais suaves e com capacidade hidratante, que não ressecam a pele. Lembre-se que uma pele bem hidratada é menos propensa a irritações.

3- Experimente treinar a sua pele

 

Se você vai começar a usar um produto com retinol mas está com medo das possíveis reações, que tal começar treinando a sua pele? O procedimento é bem simples: você começa passando o produto no rosto e retirando após 5 minutos. Depois, vá aumentando o tempo gradativamente até a sua pele estar acostumada.

Dessa forma, você não agride tanto a pele e a probabilidade de ter alguma irritação é bem menor. E ainda dá para aproveitar o efeito antirrugas.

4- Evite outros ingredientes agressivos

 

O retinol já é considerado um ingrediente agressivo para as peles sensíveis. Por isso, se você não quer ficar com o rosto avermelhado ou ter outras reações negativas, o ideal é evitar o uso de outros componentes que podem agredir a sua pele e deixá-la ressecada.

Se você usa produtos com ácidos ou outros ingredientes fortes, consulte um dermatologista antes de iniciar o tratamento com retinol.

5- Não exagere na quantidade do produto

 

Essa dica também é muito importante para quem tem a pele sensível. Ao iniciar o uso de um produto com retinol, pode ser uma boa ideia começar com uma quantidade bem pequena até que sua pele esteja acostumada com o ingrediente.

Aos poucos você pode ir aumentando a quantidade, mas cuidado para não exagerar. Não é preciso usar muito para perceber os benefícios do retinol, basta algumas gotinhas para espalhar por todo o rosto.

Matéria publicada em 26 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-usar-retinol-em-pele-sensivel-confira-5-dicas-para-apostar-no-tratamento-antirrugas" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-antes-dos-30-saiba-quais-os-produtos-essenciais-para-comecar-a-sua-rotina-anti-idade", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"beleza-antes-dos-30-saiba-quais-os-produtos-essenciais-para-comecar-a-sua-rotina-anti-idade", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/luis-felipe-imagens/1356-a-1408/1385-mulher-observando-sua-pele-no-espelho.jpg?rev=99b9507786374df3ab47a43bede1bb12", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-05-10T15:07:00+00:00", "dateModified": "2022-05-10T15:07:31+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/5-dicas-para-cuidar-das-maos-e-evitar-o-envelhecimento-da-pele", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"5-dicas-para-cuidar-das-maos-e-evitar-o-envelhecimento-da-pele", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/imagens-grupo/1212-5-dicas-para-cuidar-das-maos-e-evitar-o-envelhecimento-da-pele.jpg?rev=444d6cb49e2c4883a4b16347f5d64d53", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-12-15T14:56:48+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:19:34+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/como-usar-retinol-em-pele-sensivel-confira-5-dicas-para-apostar-no-tratamento-antirrugas", "name": "como-usar-retinol-em-pele-sensivel-confira-5-dicas-para-apostar-no-tratamento-antirrugas" } } ] }