Como tratar pele seca ao redor dos olhos: dermatologista ensina a cuidar da região

Muitas mulheres demoram a perceber que todos os tipos de pele precisam de uma rotina diária de hidratação. Mesmo depois de escolher um bom creme facial para chamar de seu alguns problemas podem persistir. Áreas mais sensíveis, como as ao redor dos olhos, podem continuar apresentando uma aparência ressecada e, para resolver a questão, existem algumas atitudes que podem ser tomadas.

Região ao redor dos olhos precisa ser tratada com suavidade

O aspecto ressecado na área ao redor dos olhos pode facilmente vir de uma irritação causada por movimentos que muitas mulheres consideram inofensivos. Mais sensível do que o restante do rosto, essa região não pode ser manipulada da mesma forma que as outras partes da face: "os movimentos com os dedos devem ser suaves e os pincéis usados precisam ser específicos para a área dos olhos", aconselha a dermatologista Luciana Hitomi, responsável pelo TheSkin Barra.

Falta de proteção solar pode ser a razão para o ressecamento causado nessa região

A área que fica ao redor dos olhos é mais sensível a qualquer agressão externa, inclusive ao sol - um dos vilões da pele ressecada. Por essa razão é necessário não descuidar com o protetor nessa região: "o ideal é aplicar o filtro de 20 a 30 minutos antes da exposição solar", aconselha Luciana, que ainda dá a dica para aquelas mulheres que têm medo que o produto caia nos olhos e arda: "dê preferência ao filtro solar físico, que tem mais resistência à transpiração, e evite aqueles que têm textura muito fluida", indica. Uma outra alternativa é abusar das maquiagens específicas para a região dos olhos que já contém FPS - práticas e com efeito estético, elas unem dois fatores em uma aplicação só.

Controlar a temperatura da água é uma importante arma contra o ressecamento

Nosso rosto produz uma oleosidade natural que é responsável por manter a pele hidratada, mas quando usamos água muito quente para lavar essa região acabamos roubando todo esse óleo e, consequentemente, causando o ressecamento. Como a região ao redor dos olhos é mais sensível e por isso será a primeira a sofrer com esse impacto, tente sempre usar água morna ou fria para higienizar a área.

Maquiagens, demaquilantes e produtos para a pele podem ser alguns causadores do ressecamento

Basta tocar para perceber que essa área em volta dos olhos é bem mais fina do que o restante do rosto e é exatamente por isso que nem todos os produtos faciais podem passar por ali. Por mais que uma maquiagem nova, um demaquilante potente ou qualquer outro produto de beleza esteja fazendo maravilhas pela pele, eles podem estar ao mesmo tempo ressecando a região ao redor das pálpebras.

"Os demaquilantes para essa área não devem conter álcool e devem ser aplicados com algodão", conta a dermatologista detalhando uma das principais causas de ressecamento nessa região.

Além disso, a profissional indica que é sempre bom ficar de olho na aplicação de produtos específicos para pele acneica, já que eles costumam ser mais agressivos: "loções secativas e esfoliantes também não devem ser aplicados nessa região", ensina. Para Luciana, o ideal é usar sempre produtos indicados específicamente para área dos olhos, sejam eles maquiagens ou cosméticos mais fortes.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-tratar-pele-seca-ao-redor-dos-olhos-dermatologista-ensina-a-cuidar-da-regiao" }
Matéria publicada em 6 de março de 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-tratar-pele-seca-ao-redor-dos-olhos-dermatologista-ensina-a-cuidar-da-regiao" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/como-tratar-pele-seca-ao-redor-dos-olhos-dermatologista-ensina-a-cuidar-da-regiao", "name": "como-tratar-pele-seca-ao-redor-dos-olhos-dermatologista-ensina-a-cuidar-da-regiao" } } ] }