Beleza Extraordinária

Como secar o cabelo: descubra os truques ideais para valorizar cada tipo de fio

  • O difusor acelera a secagem e ainda ajuda a modelar os cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @_kaicealea)
  • O truque do coque frouxo modela os cabelos ondulados durante a secagem (Foto: Instagram @tashimrod)
  • As donas de cabelos lisos devem usar o protetor térmico antes do secador (Foto: Instagram @emmachenartistry)
Tela cheia
Previous Next
O difusor acelera a secagem e ainda ajuda a modelar os cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @_kaicealea)
  • O difusor acelera a secagem e ainda ajuda a modelar os cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @_kaicealea)
  • O truque do coque frouxo modela os cabelos ondulados durante a secagem (Foto: Instagram @tashimrod)
  • As donas de cabelos lisos devem usar o protetor térmico antes do secador (Foto: Instagram @emmachenartistry)

Sabia que a maneira como você seca o cabelo influencia no resultado da finalização? Além de usar o shampoo correto e selar as cutículas com um bom condicionador, também é muito importante fazer esse passo levando em conta a textura do seu fio para que ele não acabe detonando sua finalização. Confira a matéria e aprenda o melhor procedimento para os lisos, ondulados, cacheados e crespos!

Toalha de microfibra é a melhor opção para retirar a umidade de todos os tipos de fio

Um erro muito comum que várias mulheres cometem é usar a toalha tradicional para secar os cabelos depois do banho. Mas você sabia que esse hábito, aparentemente inofensivo, pode prejudicar sua finalização? O motivo para evitá-la é bem simples: por contar com pequenos laços compondo a fibra do tecido, esse tipo de toalha gera um maior atrito em contato com os fios - o que causa o aumento do frizz, da porosidade e, até mesmo, quebra. 

Sendo assim, para não correr o risco de prejudicar as madeixas e nem ficar com o efeito arrepiado antes da finalização, aposte nas toalhas de microfibra para fazer essa etapa - sem esquecer de tomar o cuidado de amassar as pontas delicadamente de cima para baixo em vez de esfregá-las. Além de serem compostas por um tecido mais delicado em contato com o cabelo, elas também são indicadas pela vantagem de absorver toda a umidade com maior facilidade. 

Para quem não tem esse tipo de toalha em casa, o truque para parar já de usar a tradicional é reservar uma camisa velha de algodão para, com o mesmo movimento de amassar as pontas, secar bem os fios. 

Cabelos lisos podem acelerar a etapa com secador

Quem tem madeixas lisas e deseja secá-las mais rapidamente, ou fazer uma finalização extra para deixar os fios mais alinhados, pode contar com a ajuda do secador! Para usar o aparelho sem prejudicar os fios, a recomendação é não usar um jato muito quente, tomar o cuidado de evitar a raiz e manter uma distância de mais de três centímetros do cabelo.

Antes de começar a secagem em si, tenha o cuidado de desembaraçar os fios usando um pente de dentes finos ou escova raquete, e de aplicar um finalizador com protetor térmico para que a fibra capilar não seja prejudicada pelo calor. 

Truque do coque frouxo seca e finaliza cabelos ondulados de maneira rápida

As donas de cabelo ondulado podem apostar em truques para secar e reforçar as ondas do comprimento ao mesmo tempo - já que o uso do secador reforça a aparência lisa e o difusor nem sempre entrega o efeito natural desejado para esse tipo de textura. Dentre eles, uma opção prática e super fácil para esse método "2 em 1" é recorrer à técnica do coque frouxo - que consiste em aplicar creme de pentear nos fios e deixá-los presos no penteado até que estejam completamente secos. Nos dias em que tiver algum compromisso logo depois da lavagem, o segredo para não perder tempo é fazer o coque em casa e só desfazê-lo quando chegar ao seu destino. 

Antes de fazer o truque, aposte em pentes de dentes largos ou mini-escovas arredondadas de mão para desembaraçar bem as madeixas, e tenha o cuidado de usar cremes de pentear de textura leve para que os fios não fiquem sobrecarregados, sem movimento e nem demorem muito para secar. 

Cacheadas e crespas podem usar o difusor para definir e acelerar a secagem dos cachos

Quando a ideia é deixar o cabelo cacheado ou crespo secar ao natural, as etapas costumam ser as seguintes: retirar a umidade com toalha de microfibra ou camisa de algodão; desembaraçar os fios com um pente de dentes largos; aplicar um creme de pentear indicado para o seu tipo de cacho; e fazer uma finalização que favorece a textura - como a fitagem, por exemplo. Depois, é só esperar as madeixas secarem e amassar as pontas para desfazer o aspecto durinho deixado pelo produto. 

No entanto, como nem sempre dá para esperar o cabelo secar por completo, vale ter um aparelho difusor em casa - acessório acoplado no bocal do secador que acelera a secagem e ajuda a modelar os cachos. Para não errar ou prejudicar os fios com essa ferramenta, além do uso de um protetor térmico, os cuidados que você precisa tomar são os seguintes: deixe a velocidade bem baixa para não causar frizz; não use jato muito quente próximo à raiz; e coloque mecha por mecha dentro do difusor antes de ligá-lo. 

ver mais : Dicas de cabelos
vídeos Recomendados
  1. Cuidados com cabelos ondulados, cacheados e crespos: confira um guia completo com dicas para lavagem, finalização e day after!
    Cuidados com cabelos ondulados, cacheados e...
  2. Belezas reais: long bob loiro platinado é o estilo da blogueira Lau Lopes
    Belezas reais: long bob loiro platinado é o...
    Belezas reais: long bob loiro platinado é o estilo da blogueira Lau Lopes

    Difícil saber se é o loiro platinado ou...

    Leia mais
  3. Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de apostar no método que mistura líquido, óleo e creme
    Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de...
  4. Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como fazer a técnica que tira o frizz e as pontas duplas
    Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como...
  5. Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais
    Como tirar química de relaxamento do cabelo?...
    Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais

    Quem decide parar de fazer relaxamento e ter o volume...

    Leia mais
  6. Teste: responda as perguntas e descubra qual a melhor linha de shampoo, condicionador e creme de tratamento para o seu cabelo!
    Teste: responda as perguntas e descubra qual a...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos