Beleza Extraordinária

Como proteger a pele do cloro da piscina: saiba como evitar o ressecamento!

  • Confira as dicas da dermatologista Gabriella Albuquerque para amenizar os danos do cloro na pele (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira as dicas da dermatologista Gabriella Albuquerque para amenizar os danos do cloro na pele (Foto: Shutterstock)

Na temporada de verão, nada como gastar o tempo livre aliviando o calor na piscina! Mas, por causa da forte concentração de cloro na água, é preciso tomar alguns cuidados para não sofrer com os danos do produto químico na pele. Ao contrário do que muita gente acredita, não é apenas o cabelo que é afetado e precisa de cuidados: a cútis também pode sofrer com o mesmo ressecamento que afeta as madeixas e precisa de proteções extras, além do protetor solar, para continuar saudável. Saiba mais detalhes e confira as dicas da dermatologista Gabriella Albuquerque!

Cloro da piscina pode causar ressecamento na pele

De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, além de reduzir a microbiota normal da pele com sua ação bactericida - ou seja, diminuir a população de microorganismos que habitam a cútis -, o cloro da piscina também pode acabar causando irritação, coceira e ressecamento. Segundo ela, isso acontece porque a ação prolongada do produto é capaz de diluir a camada protetora da cútis: "ele funciona como uma espécie de solvente, diluindo o manto lipídico em nossa pele. Como este manto é composto por óleos e outros agentes gordurosos que permitem manter a hidratação, o resultado é o aspecto ressecado", explica a dermatologista.

Caprichar na hidratação é o segredo para amenizar os danos do cloro

Para manter a pele saudável e livre de ressecamento, você não precisa ficar bem longe do cloro e abandonar de vez os banhos de piscina: basta redobrar os cuidados com a hidratação diária! Segundo explicação da dermatologista, só ela será capaz de repor a camada de lipídios que foi afetada pela ação do produto: " a hidratação irá restaurar o manto lipídico de proteção e promover o retorno do brilho e elasticidade da pele. Além disso, ela também ajudará a reduzir as eventuais descamações e coceiras".

Sendo assim, a dica é escolher um hidratante corporal e facial específico para seu tipo de pele e aplicá-lo sempre após o banho. Esse cuidado já deve fazer parte da rotina de cuidados diários, mas, durante esse período, ele é ainda mais indispensável para que a cútis continue saudável e sedosa, livre dos danos do cloro. Outra dica é investir no filtro solar - já indispensável durante o banho de piscina - com uma textura cremosa e que contenha agentes hidratantes, para ajudar a repor a água perdida pelo contato com o cloro.

Cuidados antes e depois do banho de piscina também são indispensáveis

Além da hidratação, dermatologista Gabriella Albuquerque também dá dicas extras para proteger a pele da ação do cloro. De acordo com ela, para que a cútis não fique mais sensível ao produto, antes do banho de piscina, o segredo é evitar procedimentos que possam comprometer a película protetora da cútis: "evite aplicar sabonete adstringente ou se enxaguar com água quente para evitar a retirada da película de proteção, que permite amenizar a agressão provocada pelo cloro".

Já na hora de sair da piscina, a recomendação da dermatologista é usar a água corrente para retirar o os resíduos do produto: "ao sair, enxague imediatamente seu corpo com uma ducha de água para retirar o excesso de cloro, e não esqueça de aplicar uma generosa camada de creme hidratante", recomenda.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Tratamentos que realmente funcionam para tirar mancha do rosto: do laser ao creme para rugas
    Tratamentos que realmente funcionam para tirar...
    Tratamentos que realmente funcionam para tirar mancha do rosto: do laser ao creme para rugas

    Manchas escuras no rosto costumam ser uma dor de...

    Leia mais
  2. Rotina de cuidados de manhã e à noite: os segredos de beleza de Grazi Massafera para exibir uma pele sem rugas, manchas, cravos e espinha
    Rotina de cuidados de manhã e à noite: os...
  3. Envelhecimento da pele: saiba quais são as 3 fases, do aparecimento da primeira linha de expressão às rugas mais profundas
    Envelhecimento da pele: saiba quais são as 3...
  4. 5 hábitos que tornam sua pele melhor: creme para rugas profundas, clareador da pele e demaquilante devem entrar na rotina já!
    5 hábitos que tornam sua pele melhor: creme...
  5. Apareceu uma mancha no rosto? Saiba o que pode ser e descubra como clarear a pele em casa!
    Apareceu uma mancha no rosto? Saiba o que pode...
    Apareceu uma mancha no rosto? Saiba o que pode ser e descubra como clarear a pele em casa!

    O aparecimento de manchas na pele está entre as...

    Leia mais
  6. Flacidez do rosto: saiba como o colágeno pode ajudar a prevenir o envelhecimento da pele
    Flacidez do rosto: saiba como o colágeno pode...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais