Beleza Extraordinária

Como ficar loira: aprenda o passo a passo para fazer a transição do cabelo escuro para o claro

  • Está com os cabelos escuros e quer ficar loira? Confira o passo a passo na matéria! (Foto: Instagram @beautymalene)
  • Para pintar de loiro um cabelo escuro natural, é preciso apostar na descoloração, técnica que clareia o cabelo para receber a nova tinta (Foto: Instagram @kassalaholdsclaw)
  • Para clarear um cabelo escuro tingido, é preciso apostar na decapagem, processo que remove os pigmentos da coloração antiga para que a tintura loira fique perfeita (Foto: Instagram @brittsully)
Tela cheia
Previous Next
Está com os cabelos escuros e quer ficar loira? Confira o passo a passo na matéria! (Foto: Instagram @beautymalene)
  • Está com os cabelos escuros e quer ficar loira? Confira o passo a passo na matéria! (Foto: Instagram @beautymalene)
  • Para pintar de loiro um cabelo escuro natural, é preciso apostar na descoloração, técnica que clareia o cabelo para receber a nova tinta (Foto: Instagram @kassalaholdsclaw)
  • Para clarear um cabelo escuro tingido, é preciso apostar na decapagem, processo que remove os pigmentos da coloração antiga para que a tintura loira fique perfeita (Foto: Instagram @brittsully)

Não é raro as donas de cabelos castanhos, sejam eles escuros, médios ou claros, decidirem apostar nos fios loiros - se jogando em luzes mais claras ou testando um tom de loiro uniforme para radicalizar! Se você está nessa fase, saiba que é preciso ter alguns cuidados extras para que o resultado fique perfeito: se o procedimento não for feito da maneira certa, o cabelo preto ou castanho pode ficar alaranjado depois de algum tempo. Por isso, o Beleza Extraordinária preparou um guia completo de como ficar loira - lembrando que o passo a passo é diferente para quem tem cabelo escuro natural e tingido. Confira! 

Passo a passo para pintar de loiro um cabelo escuro natural

Clarear um cabelo que é escuro naturalmente é mais simples do que clarear um cabelo escuro tingido, mas também exige cuidados. Antes de tudo, faça um teste de mecha para saber se o seu cabelo está saudável o suficiente para receber a química. 

Passo 1: Misture um pó descolorante com água oxigenada ou amônia para descolorir os cabelos e retirar os pigmentos escuros.

Passo 2: O descolorante age super-rápido nos cabelos, então é bom pedir a ajuda de um profissional para avaliar quanto tempo a mistura deve ficar nos fios - o que vai depender, também, do tom de loiro que você quer;

Passo 3: Após remover o descolorante, é preciso matizar os fios, ou seja, neutralizar os pigmentos para que eles não fiquem alaranjados ou amarelados futuramente. Para matizar, é preciso usar tonalizantes com pigmentos violeta para neutralizar e intensificar o loiro desejado. Aplique o tonalizante e deixe agir por cerca de 5 minutos. 

Passo 4: Depois de remover o tonalizante, aplique a coloração loira que você escolheu, começando pelas mechas próximas à nuca, indo da raiz até as pontas. Siga o tempo de pausa indicado na caixinha e remova com água.

Dica: Para quem tem cabelo muito escuro, a dica é esfumar a raiz com mechas mais escuras, para não precisar retocar a raiz com tanta frequência. 

Passo a passo para pintar um cabelo escuro tingido

O processo de matizar e aplicar a coloração loira em cabelos tingidos é bem parecido com tratamento para os cabelos naturais: o que muda é apenas a pré-coloração, porque ao invés de descolorir, é preciso fazer a decapagem, ou seja, retirar os pigmentos da tinta anterior.

Como fazer: A decapagem é feita com uma mistura de água oxigenada com um pó semelhante ao pó descolorante. O mais indicado é fazer com um profissional porque o processo é agressivo aos cabelos.

Já no final da coloração, a dica é não deixar de aplicar o tonalizante para matizar, porque depois da descoloração, os fios alcançam um tom muito claro, porém, amarelado. Se aplicar direto a coloração escolhida, a cor perfeita não irá "pegar".

Redação: Beatriz Doblas

vídeos Recomendados
Veja como colorir os cabelos da maneira correta em casa
  1. Cabelo preto azulado em negras: 10 fotos para se inspirar + dicas para arrasar com a cor na pele escura
    Cabelo preto azulado em negras: 10 fotos para...
  2. Spiced cider hair: conheça a coloração que mistura tons de loiro e cobre e que é tendência para 2018
    Spiced cider hair: conheça a coloração que...
  3. Como dividir os cabelos para aplicar coloração: confira o passo a passo para evitar que a cor fique marcada
    Como dividir os cabelos para aplicar coloração:...
  4. Cabelo cor mel para morenas: como conseguir o tom ideal para a sua pele, do bronde ao mel tabaco
    Cabelo cor mel para morenas: como conseguir o...
  5. Cores de cabelo para 2018: confira 9 tendências de coloração e saiba os tons de loiro, preto e ruivo que estarão em alta
    Cores de cabelo para 2018: confira 9 tendências...
  6. Como pintar cabelo cacheado e crespo? Descubra a coloração ideal para não desmanchar os cachos
    Como pintar cabelo cacheado e crespo? Descubra...
    Como pintar cabelo cacheado e crespo? Descubra a coloração ideal para não desmanchar os cachos

    Na hora de pintar o cabelo cacheado ou crespo, uma das...

    Leia mais

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele