Beleza Extraordinária

Como fazer uma hidratação profunda em casa? Veja os truques para cuidar dos fios!

  • Saiba o que fazer para hidratar os cabelos em casa e potencializar o resultado do tratamento! (Foto: Instagram @africanmelaninnn)
  • Truques simples, como fazer pré-poo e usar um shampoo de limpeza profunda, ajudam a aumentar o efeito da hidratação (Foto: Instagram @elizabethrsawatzky)
  • Os cabelos ficam mais sedosos e brilhosos quando o enxague da hidratação é feito com água fria (Foto: Instagram @alexnikolic89)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que fazer para hidratar os cabelos em casa e potencializar o resultado do tratamento! (Foto: Instagram @africanmelaninnn)
  • Saiba o que fazer para hidratar os cabelos em casa e potencializar o resultado do tratamento! (Foto: Instagram @africanmelaninnn)
  • Truques simples, como fazer pré-poo e usar um shampoo de limpeza profunda, ajudam a aumentar o efeito da hidratação (Foto: Instagram @elizabethrsawatzky)
  • Os cabelos ficam mais sedosos e brilhosos quando o enxague da hidratação é feito com água fria (Foto: Instagram @alexnikolic89)

A hidratação profunda é um cuidado indispensável para quem quer exibir cabelos bonitos e saudáveis. Além de ser a porta de entrada para os demais tratamentos - como nutrição e reconstrução -, ela devolve toda a água que a fibra capilar acaba perdendo no dia a dia e faz com que os fios fiquem macios, com movimento e livres de frizz. 

Para quem gosta de cuidar das madeixas em casa, a boa notícia é que dá para fazer uma hidratação profunda sem precisar correr para o salão! Depois de separar uma máscara de qualidade para o seu tipo de fio, basta seguir algumas dicas simples para potencializar o efeito do produto e garantir um bom resultado nos cabelos. Confira!

Passo 1: Faça pré-poo no cabelo para criar uma película protetora 

Como um dos principais objetivos da hidratação é eliminar o ressecamento das pontas, qualquer truque que ajude nessa tarefa é bem-vindo! Por isso, por que não começar o tratamento apostando no pré-poo? Com a função de criar uma película protetora, essa técnica ajuda a preservar o aspecto hidratado dos cabelos por impedir que a umidade natural dos fios acabe saindo junto com as impurezas durante a lavagem. 

Basta aplicar algum óleo, creme de pentear, máscara ou condicionador nas pontas antes do shampoo. Depois, é só deixar agir por alguns minutinhos e enxaguar tudo normalmente antes do shampoo. 

Dica: o pré-poo pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, mas é ainda mais indicado para os que são naturalmente mais ressecados. 

Passo 2: Use um shampoo de limpeza profunda 

Depois de remover o produto que você escolheu para fazer o pré-poo, é hora de aplicar o shampoo! Para potencializar o tratamento, vale apostar em uma versão transparente, que faz uma limpeza profunda no couro cabeludo para eliminar todos os resíduos de produtos antigos e abrir bem as cutículas para que absorvam melhor a hidratação. 

Para proteger as pontas, além da técnica pré-poo, tenha o cuidado de aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo - fazendo movimentos de dentro para fora com a pontinha dos dedos para esfregar bem.

Não precisa se preocupar com o comprimento: na hora do enxague, os resíduos do produto são suficientes para limpar e abrir a cutícula das pontas. 

Passo 3: Divida o cabelo em seções para aplicar a máscara

Usou o shampoo de limpeza profunda? Então é hora de começar a hidratação! Reserve uma máscara indicada para a textura dos seus fios e separe o cabelo em seções - duas laterais, uma no meio e outra na nuca.

Começando a aplicação pela nuca, coloque o creme e enluve bem toda a mecha para garantir que o produto penetre bem nos fios; depois, faça o mesmo nas demais seções e deixe a máscara agindo durante o tempo determinado pelo fabricante. Se desejar, use uma touca enquanto espera a hora do enxague para que o calor ajude a potencializar o resultado. 

Passo 4: Remova a máscara com água fria e aplique condicionador 

Na hora de remover a máscara, um último truque também vai te ajudar a potencializar o efeito do tratamento: em vez de usar água quente para remover o produto, aposte na ducha gelada!

A temperatura baixa é mais indicada por ajudar a fechar as cutículas da fibra capilar - o que vai fazer com que os nutrientes da hidratação penetrem melhor nos fios - e, ainda, aumentar o brilho dos cabelos. Para finalizar, aplique um condicionador bem hidratante nas pontas e enxague por completo. 

Redação: Nívia Passos 

Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável