Beleza Extraordinária

Como fazer cauterização no cabelo: passo a passo do tratamento para reconstruir e fortalecer os fios

  • Está em busca de uma reconstrução profunda para os fios? Veja como fazer a cauterização capilar! (Foto: Instagram @brittsully @clarawilsey)
  • A cauterização pode ser feita de forma prática em casa, com produtos como máscaras e queratina liquída (Foto: Instagram @itsmyrayeraye)
  • A cauterização têm um efeito redutor de volume, mas não deve ser confundida com alisamentos (Foto: Instagram @tashimrod)
Tela cheia
Previous Next
Está em busca de uma reconstrução profunda para os fios? Veja como fazer a cauterização capilar! (Foto: Instagram @brittsully @clarawilsey)
  • Está em busca de uma reconstrução profunda para os fios? Veja como fazer a cauterização capilar! (Foto: Instagram @brittsully @clarawilsey)
  • A cauterização pode ser feita de forma prática em casa, com produtos como máscaras e queratina liquída (Foto: Instagram @itsmyrayeraye)
  • A cauterização têm um efeito redutor de volume, mas não deve ser confundida com alisamentos (Foto: Instagram @tashimrod)

Se você tem dúvidas sobre como fazer cauterização no cabelo, não precisa mais procurar: com os produtos certos, o tratamento pode até ser feito em casa! Feita à base de queratina, substância que compõe maior parte da fibra capilar, a cauterização é uma das opções para quem quer uma reconstrução profunda dos fios. O resultado: cabelos mais fortes, saudáveis e brilhantes. Ficou interessada? Tire suas dúvidas sobre a cauterização e veja como fazer o tratamento!

Cauterização é um tratamento para reconstrução de fios danificados


Você sente o cabelo mais frágil, poroso, ressecado e com frizz? A cauterização, também conhecida como queratinização, pode ser o tratamento ideal para seu cabelo! O componente principal desse procedimento é a queratina, que também está presente em máscaras e tratamentos reconstrutores. É um tratamento mais profundo, que vai repor a massa perdida por causa de processos químicos e até mesmo danos externos.

Dica: A cauterização deve ser feita apenas uma vez por mês. O excesso de reconstruções à base de queratina pode deixar os fios ásperos e endurecidos.

Cauterização não deve ser confundida com escovas progressivas


Assim como a selagem capilar, a cauterização já foi confundida com escovas progressivas e alisamentos. O motivo é o mesmo: a ação reconstrutora profunda da queratina também tem um efeito redutor de volume, já que deixa os fios mais densos e alinhados - portanto, um pouco mais lisos. É importante lembrar que a cauterização tem como objetivo tratar e reparar o cabelo, ok? Ela pode ser usada nos casos em que os fios precisam de um pouco mais de

Dica: Esteja sempre atenta à composição do produto escolhido para fazer a cauterização. Substâncias como hidróxido de sódio, o hidróxido de guanidina e o tioglicolato de amônia têm poder alisante!

Veja passo a passo de como fazer cauterização no cabelo

Entre os seus muitos benefícios, está também a praticidade da cauterização. Com os produtos certos, ela pode até mesmo ser feita em casa! Existem algumas formas de fazer o tratamento, seja com máscaras de poder reconstrutor ou até com queratina líquida. Independente do escolhido, usar o calor do secador e da chapinha é superimportante: ele vai “selar” as cutículas e “prender” a hidratação no interior da fibra capilar. Confira o passo a passo de como fazer a cauterização em casa!

1. Antes de começar a cauterização, lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos ou use um pré-shampoo antes da versão tradicional;

2. Aplique uma máscara ao longo do comprimento para fazer uma rápida hidratação no cabelo;

3. Depois de remover a umidade dos fios, separe o cabelo em mechas e aplique a queratina líquida. Deixe o produto agir por alguns minutos.

4. Chegou o momento de “selar” o produto nos fios: aplique um protetor térmico e, depois, seque com secador e chapinha. A cauterização está feita!

5. Se preferir, você também pode trocar essa combinação por uma máscara de ação reconstrutora que possa atuar nos cabelos secos ou molhados.

Redação: Giovanna Pego

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cabelos longos e castanhos: 50 fotos com ideias de cortes + dicas para valorizar os fios escuros no visual!
    Cabelos longos e castanhos: 50 fotos com ideias...
  2. 10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos
    10 coisas que você precisa começar a fazer...
    10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos

    Depois dos 35 anos, a rotina de beleza precisa ser...

    Leia mais
  3. 6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser usado para fazer umectação? Aumenta a oleosidade? Descubra!
    6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser...
  4. SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de...
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios

    Seu cabelo está ressecado, quebradiço,...

    Leia mais
  5. Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento das madeixas e prolongar o intervalo entre colorações!
    Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento...
  6. 8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais de corte, gifs de penteados, aplicativos para experimentar coloração... Confira!
    8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais