Beleza Extraordinária

Como esfumar a raiz: descubra como conseguir o efeito de coloração no cabelo loiro!

  • A tendência da raiz esfumada cria um efeito degradê bem suave nos cabelos (Foto: Instagram @rachleary)
  • Confira a matéria para descobrir como é feita a técnica da raiz esfumada! (Foto: Instagram @beautymalene)
  • Para "apagar" a raiz, o truque é aplicar uma coloração permanente ou tonalizante de dois tons acima da cor do comprimento (Foto: Instagram @luhhsetty)
Tela cheia
Previous Next
A tendência da raiz esfumada cria um efeito degradê bem suave nos cabelos (Foto: Instagram @rachleary)
  • A tendência da raiz esfumada cria um efeito degradê bem suave nos cabelos (Foto: Instagram @rachleary)
  • Confira a matéria para descobrir como é feita a técnica da raiz esfumada! (Foto: Instagram @beautymalene)
  • Para "apagar" a raiz, o truque é aplicar uma coloração permanente ou tonalizante de dois tons acima da cor do comprimento (Foto: Instagram @luhhsetty)

Sucesso entre as adeptas do cabelo loiro, a raiz esfumada é uma tendência que parece ter vindo para ficar! Conhecida como "shadow root hair", ela entrega uma transição suave da cor natural dos fios para a coloração e, ainda, conta com a vantagem de permitir um espaçamento maior entre um retoque e outro. No entanto, para fazer o procedimento, não basta deixar um espaço na raiz e pronto: é preciso contar com a ajuda de um profissional e seguir uma série de passos para garantir um bom resultado. Quer saber como é feita a técnica? Confira a matéria com as dicas do hairstylist Ale Crema!

Coloração de tom mais escuro garante o efeito esfumado nos fios 

À primeira vista, dá para pensar que basta não aplicar a coloração na raiz para conseguir o efeito esfumado do "shadow root hair". No entanto, para garantir esse sombreamento natural nos fios, o cabeleireiro precisa contar com o reforço de uma tinta permanente ou de um tonalizante de tom mais escuro. "A raiz esfumada é feita quando a cliente não quer aquele efeito de risquinha, sabe? Então, você faz esse truque para deixar um aspecto mais natural", esclarece o hairstylist Ale Crema. 

De acordo com o profissional, para garantir uma gradação suave nos fios, o ideal é usar uma coloração/tonalizante com 1 ou 2 tons acima da cor escolhida para as pontas: "se você deixou o comprimento na altura de um 10 de descolorante, você apaga a raiz com oito e, assim, sucessivamente. Se apagar muito, ela vai sumir, e a intenção é criar um degradê esfumado", explica. 

Pente fino ajuda a tirar a marcação da raiz 

Depois de colorir a raiz com um tom mais escuro, é preciso desfazer a marcação para criar o degradê suave que chama atenção na técnica. Para fazer esse procedimento, o truque é fazer o esfumado com um pente fino - ou seja, puxar a coloração ou tonalizante para mais alguns centímetros abaixo do comprimento. 

Ale Crema explica o processo: "depois de apagar a raiz, você usa o pente fino para que o cabelo não fique marcado. Esfumamos, geralmente, até uns dois centímetros do comprimento". 

Passo a passo para exibir a raiz esfumada: 

Agora que você já sabe os dois principais truques para conseguir o efeito esfumado na raiz, que tal ver o passo a passo completo para entender como funciona o procedimento? Confira: 

1 - Comece fazendo o teste de mecha e de toque para ter certeza de que o cabelo aguenta a química e que você não tem alergia a nenhum componente;

2 - Aplique o loiro escolhido para o comprimento desde a raiz. Deixe a coloração agindo pelo tempo indicado na caixinha e, depois, enxague abundantemente; 

3 - Para começar a fazer o esfumado na raiz, divida o cabelo em quatro partes. "Você faz a mesma divisão da coloração tradicional - da testa até à nuca, de orelha à orelha", explica Ale Crema. 

4 - Deposite a coloração permanente ou tonalizante mais escuro em um pincel e, a partir da nuca, aplique na raiz das madeixas. "Comece sempre da parte de baixo para cima, tomando o cuidado de aplicar a tinta só na raiz", reforçou o hairstylist. 

5 - Após fazer esse procedimento na raiz de todas as seções, volte para a nuca e puxe a coloração com um pente fino - que, como explicou Ale Crema, costuma ficar até dois centímetros no comprimento; 

6 - No final, deixe a coloração ou o tonalizante agindo por alguns minutos e enxague novamente. 

vídeos Recomendados
Fernanda Paes Leme apostou no preto, Mica Rocha no bronde e Mari Sampaio no vermelho com reflexos violetas. Confira o resultado!
  1. Cabelo vermelho acaju: 12 fotos para se inspirar com o tom de ruivo que é sensação do momento!
    Cabelo vermelho acaju: 12 fotos para se...
  2. Luzes em cabelo preto tingido é possível? Colorista explica como fazer a técnica nos fios escuros
    Luzes em cabelo preto tingido é possível?...
    Luzes em cabelo preto tingido é possível? Colorista explica como fazer a técnica nos fios escuros

    Quem colore os cabelos de preto e decide fazer luzes...

    Leia mais
  3. Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento das madeixas e prolongar o intervalo entre colorações!
    Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento...
  4. Ariana Grande está com o cabelo cinza e mostrou resultado no Instagram: saiba mais sobre a transformação capilar da cantora
    Ariana Grande está com o cabelo cinza e mostrou...
  5. Como acertar o tom para esconder os cabelos brancos: 3 dicas para escolher a melhor coloração
    Como acertar o tom para esconder os cabelos...
  6. Tons de ruivo: vermelho profundo ou vermelho acobreado? Vote na sua coloração favorita!
    VS
    Tons de ruivo: vermelho profundo ou vermelho acobreado? Vote na sua coloração favorita!
    Tons de ruivo: vermelho profundo ou vermelho acobreado? Vote na sua coloração favorita!
    Tons de ruivo: vermelho profundo ou vermelho...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais