Beleza Extraordinária

Como deixar o cabelo macio e solto? 6 dicas para adotar já!

  • Investir em hidratações, principalmente depois de colorações e químicas, ajuda a reparar os fios ressecados (Foto: Instagram @salsalhair @yoizzyy)
  • As donas de cabelos crespos e cacheados devem desembaraçar os fios ainda úmidos para garantir fios macios e soltos (Foto: Instagram @tolaniav)
  • O óleo capilar ajuda a finalizar o visual, garantindo um cabelo solto, macio e bem nutrido (Foto: Instagram @brittsully @sophiamiacova)
Tela cheia
Previous Next
Investir em hidratações, principalmente depois de colorações e químicas, ajuda a reparar os fios ressecados (Foto: Instagram @salsalhair @yoizzyy)
  • Investir em hidratações, principalmente depois de colorações e químicas, ajuda a reparar os fios ressecados (Foto: Instagram @salsalhair @yoizzyy)
  • As donas de cabelos crespos e cacheados devem desembaraçar os fios ainda úmidos para garantir fios macios e soltos (Foto: Instagram @tolaniav)
  • O óleo capilar ajuda a finalizar o visual, garantindo um cabelo solto, macio e bem nutrido (Foto: Instagram @brittsully @sophiamiacova)

Um cabelo macio, solto e, acima de tudo, saudável é o desejo de todas as mulheres, certo? Alguns hábitos do dia a dia, no entanto, são grandes barreiras para alcançá-lo - afinal, o ressecamento é o principal responsável por fios opacos, frágeis e embaraçados. A boa notícia é que, com a rotina de cuidados e a linha de produtos certos, esse problema tem sim solução: poucas mudanças aqui e ali já ajudam - e muito! - a saúde dos fios. Para garantir um resultado de salão todos os dias, confira 6 dicas para deixar o cabelo mais sedoso e brilhante!

Cabelo embaraçado e com falta de maciez é causado pelo ressecamento dos fios

 

Você costuma sofrer com nós e fios embaraçados? A dificuldade de pentear pode ser um sinal de que seu cabelo está ressecado. Nessa situação, a fibra capilar está com as escamas abertas, o que faz com que o cabelo embarace com facilidade. Resultado: nós ao longo do comprimento, que além de serem bem incômodos e dolorosos, atrapalham o bom caimento dos fios.

Outro fator que pode influenciar no ressecamento dos fios é seu tipo de cabelo. Os cacheados e crespos, por exemplo, são naturalmente mais secos que os lisos - já que sua estrutura em espiral dificulta a distribuição de oleosidade da raiz às pontas.

1. Invista em uma linha de cuidados bem hidratante ou específica para cabelos danificados


Os truques para conquistar um cabelo macio e solto já começam na hora da lavagem! É importante escolher uma linha de shampoo e condicionador mais hidratante, que vai ajudar a manter os fios mais brilhosos e maleáveis. Se você fez alguma química recentemente, como uma coloração ou alisamento, a dica é investir em produtos reconstrutores. Eles ajudam a repor proteínas e a reparar a estrutura danificada do fio!

2. Hidratações semanais são importantes para deixar o cabelo solto e macio


Ponto de partida para o cronograma capilar, a hidratação é indispensável para qualquer tipo de fio, viu? A etapa é responsável pela reposição de água do cabelo e é recomendada quando ele está mais seco, áspero e sem brilho - perfeita para deixar o cabelo bem solto, macio e brilhoso! Para investir, procure por fórmulas que contenham vitaminas, extratos de frutas, vegetais ou açúcares.

3. Umectação e máscaras de nutrição ajudam a reduzir o frizz e a definir bem os fios


Outra queridinha de quem é adepta do cronograma capilar, a etapa de nutrição também pode ser usada para deixar os fios mais soltos e macios! Ela é responsável por repor a oleosidade natural dos fios, o que vai deixá-los mais definidos e brilhosos, além de ser uma ótima aliada para reduzir o frizz. Óleos - como os de coco, de argan ou até azeite de oliva - e manteigas, como as de karitê e cacau são ingredientes característicos de fórmulas mais nutritivas.

4. Penteie e desembarace o cabelo de baixo para cima


Pentear e desembaraçar os fios é indispensável para deixar o cabelo bem solto e alinhado. Como regra geral, deve-se pentear os fios sempre de baixo para cima e com movimentos suaves. Assim, você evita que os nós se acumulem ao longo dos fios e facilita o processo de pentear. Mas atenção: nesse momento, também vale a máxima “cada cabelo, uma sentença”! Cada tipo de fio tem suas necessidades e precisa de cuidados especiais na hora de encarar o pente ou a escova.

Cabelos ondulados, cacheados e crespos: o ideal é desembaraçá-los ainda úmidos ou até mesmo depois do banho para não tirar a definição das ondas e cachos. A ferramenta ideal é um pente de madeira com dentes largos ou até os próprios dedos. Assim, você não estimula o frizz e diminui o risco de quebra dos fios.

Cabelos lisos: podem ser desembaraçados secos e antes da lavagem. Escolha uma escova estilo raquete para pentear o cabelo, já que esse formato ajuda a reduzir o volume dos fios.

5. Evite dormir com o cabelo molhado


Não dormir com o cabelo molhado é outra dica essencial para garantir um cabelo macio e sedoso! Os fios molhados ficam mais flexíveis e elásticos, ou seja, mais propensos à quebra - principalmente quando somamos isso ao atrito com o travesseiro. Se não tiver jeito, use um pouco de protetor térmico e seque os fios com secador ou difusor. Vale à pena investir em fronhas de cetim ou seda, que ajudam a evitar esse atrito que gera os nós.

6. Use óleo capilar para finalizar os fios antes de sair


Outra dica valiosa é incluir um óleo capilar na sua rotina de cuidados. Além de hidratar as pontas, o produto também ajuda a reduzir o frizz e dar mais brilho aos fios. O óleo é perfeito para finalizar o cabelo logo antes de sair de casa, já que sela as escamas e deixa a fibra capilar mais protegida. O cabelo fica mais solto e macio em instantes!

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi