Beleza Extraordinária

Como cuidar dos meus cabelos com química? Confira as 4 dicas para manter os fios saudáveis no dia a dia

  •  Saiba como cuidar dos cabelos quimicamente tratados com a ajuda da matéria (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)
  • Os shampoos e condicionadores específicos para cabelos com química são indispensáveis depois da coloração (Foto: Instagram @lorealhair)
  • É importante proteger os cabelos do sol com a ajuda do leave-in ou creme de tratamento para fugir do efeito desbotado (Foto: Instagram @martacarriedo)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como cuidar dos cabelos quimicamente tratados com a ajuda da matéria (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)
  •  Saiba como cuidar dos cabelos quimicamente tratados com a ajuda da matéria (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)
  • Os shampoos e condicionadores específicos para cabelos com química são indispensáveis depois da coloração (Foto: Instagram @lorealhair)
  • É importante proteger os cabelos do sol com a ajuda do leave-in ou creme de tratamento para fugir do efeito desbotado (Foto: Instagram @martacarriedo)

Se você faz algum tipo de alisamento, coloração - ou até mesmo os dois juntos -, provavelmente já sabe que cabelos quimicamente tratados precisam de cuidados especiais... Mas, na prática, quais seriam eles?

Por causa da perda de nutrientes e de água que pode acontecer depois da química, é preciso investir em produtos que reparem os danos, fazer um cronograma capilar regradinho e adotar outras medidas simples e certeiras que a gente te ensina aqui na matéria!

Dica #1: escolha shampoos e condicionadores para cabelos com química

O primeiro passo para reparar qualquer dano causado pós-procedimento é escolher uma linha de tratamento específica para cabelos com química.

Isso vai ajudar a reparar problemas como quebra, ressecamento e opacidade nos fios, reconstruindo a fibra capilar de uma forma mais profunda e diária.

Na hora de buscar pelos novos produtos, é importante se atentar ao rótulo: é fundamental que o shampoo e condicionador tenham ativos reconstrutores e nutritivos - assim como os produtos da linha Reparação Total 5 Especial Química , de L'Oréal Paris.

Dica #2: lave os cabelos com água morna ou fria para manter a cor e alinhar o visual

Ainda sobre a lavagem das madeixas, é importante lembrar que a temperatura da água influencia bastante depois da química.

No caso da coloração, por exemplo, a água morna/fria ajuda a fechar as escamas dos fios e manter o pigmento preso ao cabelo por mais tempo.

Já para quem alisou os fios recentemente, fugir da água quente ajuda a alinhar melhor o visual, garantir mais brilho e evitar o aspecto ressecado que a alta temperatura provoca ao abrir as cutículas do cabelo.

Mas fica a dica: se não quiser abrir mão do banho quente, uma boa maneira de amenizar a situação é finalizar a lavagem dos fios com um jato de água gelada e deixar que o choque de temperatura feche as escamas em nome do visual impecável!

Dica #3: vá além das hidratações caseiras e aposte no cronograma capilar completo

É bem verdade que as hidratações devem ser ainda mais intensas, mas não basta investir só nesse procedimento, ok?

O segredo do cabelo realmente forte e saudável depois da coloração luzes e/ou do alisamento é alternar os cuidados entre hidratação, reconstrução e nutrição - ou seja, investir no cronograma capilar ideal para manter os cabelos saudáveis depois do procedimento.

- Saiba como fazer:

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Dica #4: proteja os cabelos dos raios UV diariamente

Sabia que o sol é um dos maiores vilões do desbotamento e ressecamento nos fios? Para não deixar que isso aconteça, especialmente depois de mudar a cor dos cabelos ou apostar na progressiva, o segredo é blindar as madeixas.

Para isso, basta aplicar um leave-in ou creme de pentear que tenha proteção UV antes de sair de casa e lembrar de reaplicá-lo ao longo do dia.

Lembrando que a dica vale tanto para os dias de praia e piscina no verão, quanto para simples passeios ao ar livre no inverno, viu? Qualquer exposição ao sol deve ser feita com segurança!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi