Beleza Extraordinária

Células mortas: conheça os 5 fatores que fazem elas se acumularem e saiba como tirar a pele morta do rosto

  • Saiba como tirar as células mortas do rosto com a ajuda das dicas da matéria (Foto: Instagram @ameliemodele @tshmtphotos)
  • Hidratar e esfoliar a pele são indispensáveis para que as células mortas sejam removidas do jeito certo (Foto: Instagram @shizenwong)
  • Vale a pena procurar o dermatologista e criar uma rotina de cuidados em nome da pele perfeita (Foto: Instagram @jordansimek)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como tirar as células mortas do rosto com a ajuda das dicas da matéria (Foto: Instagram @ameliemodele @tshmtphotos)
  • Saiba como tirar as células mortas do rosto com a ajuda das dicas da matéria (Foto: Instagram @ameliemodele @tshmtphotos)
  • Hidratar e esfoliar a pele são indispensáveis para que as células mortas sejam removidas do jeito certo (Foto: Instagram @shizenwong)
  • Vale a pena procurar o dermatologista e criar uma rotina de cuidados em nome da pele perfeita (Foto: Instagram @jordansimek)

Você sabia que a pele do rosto se renova, em média, a cada 30 dias? No processo, à medida que as células vão envelhecendo, o próprio corpo se encarrega de eliminar cada um delas gradualmente enquanto outras células nascem e garantem o aspecto de pele jovem e luminosa.

O problema é que, na prática, alguns maus hábitos e outros probleminhas bem específicos podem atrapalhar a saída dessa pele morta do rosto - o que bloqueia os poros e resulta nos cravos, espinhas e manchas pra lá de indesejadas. Quer saber o que evitar para fugir desse cenário? A gente te conta tudo na matéria!

Fator #1: não limpar a pele diariamente 

Para as mais esquecidas com a limpeza diária da pele, vale o lembrete: pular a higiene facial significa permitir que as células mortas não sejam eliminadas da maneira certa e acabem formando uma barreira nos poros, bloqueando também a saída das sujeiras e oleosidade.

Isso pode provocar não só um aspecto pegajoso na pele, como também os cravinhos e espinhas mais recorrentes do que o normal - logo, melhor lembrar de manter os bons hábitos em dia, né? Uma boa dica é contar com um sabonete facial próprio para o seu tipo de pele e uma versão mini da água micelar para ter sempre na bolsa. 

Fator #2: esquecer da esfoliação da pele

A esfoliação da pele é o melhor caminho para estimular o surgimento de novas células e reduzir o acúmulo de pele morta no rosto - e vale lembrar que esse cuidado é imprescindível em peles maduras, uma vez que o processo de troca das células vai se tornando mais lento com o passar do tempo.

Importante: ainda que seja necessária, a esfoliação não deve ser feita todos os dias, viu? Para ajudar na troca das células mortas pelas novas, o segredo é esfoliar a pele apenas uma ou duas vezes por semana!

Fator #3: problemas específicos de pele

Uma outra possível explicação para o problema além dos maus hábitos pode ser o desenvolvimento de alguma doença de pele como a psoríase, por exemplo - que é quando as células mortas não consegue ser eliminadas eficientemente, formando manchas e escamações no rosto.

Nesses casos, é indispensável consultar um dermatologista para estabelecer o tratamento mais específico e adequado! 

Fator #4: exposição solar excessiva

Se você se expõe muito ao sol - e pior, sem proteção -, não se espante caso a pele fique ressecada e, consequentemente, com bastante acúmulo de pele morta. Isso acontece porque a derme precisa de água e oleosidade na medida certa para funcionar corretamente, e quando ela está ressecada, as células mortas ficam presas nos poros.

Para evitar o problema, lembre-se sempre de proteger e hidratar a pele constantemente, além de considerar usar um umidificador de ambiente nas estações mais secas ou em regiões de praia, caso ache necessário.

Fator #5: falta de hidratação

E por falar em hidratação, já ficou bem claro que ela pode realmente fazer falta quando se trata da eliminação das células mortas, né? Hidratantes próprios para o tipo de cada pele têm a função em comum de fornecer a água e os nutrientes essenciais para reter a umidade e garantir que todo o processo de troca das células ocorra sem problemas.

Quer uma ajudinha para escolher o produto de acordo com as necessidades do seu rosto? Então clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos