Acrescentar algumas mechas no cabelo é a opção perfeita para quem deseja repaginar o visual sem alterar de vez os fios escuros. Tendência que continua em alta em 2016, o castanho iluminado é a escolha ideal para as morenas e negras, mas também pode valorizar as branquinhas que buscam um look que fica no meio do caminho entre os tons escuros e os mais claros, garantindo um visual super moderno e estiloso. Pensando nisso, o "Beleza Extraordinária" preparou uma matéria especial com dicas para quem deseja aderir ao estilo e, ainda, uma galeria com mais de 50 fotos para inspiração. Confira!
Considere seu tom de pele para decidir a cor das mechas
Antes mesmo de decidir qual estilo de mechas será usado para iluminar o castanho, é preciso ficar atenta à cor que mais favorecerá seu tom de pele para que o visual fique harmônico e sofisticado. É claro que isso não significa que você está restrita apenas à essas possibilidades, mas vale conhecer as melhores opções para não correr o risco de errar e, no final, acabar não gostando do novo look.
O mel é a pedida ideal para as negras que desejam clarear os fios com mais naturalidade, enquanto o dourado cai super bem com as morenas e orientais. Para as mais branquinhas, os platinados e loiríssimos são as melhores pedidas para um visual mais sóbrio, mas os tons acobreados também ficam ótimos naquelas que desejam deixar as madeixas com um estilo solar.
Pense no efeito que deseja alcançar antes de escolher a técnica
Depois de escolher a cor das mechinhas, é hora de pensar em qual efeito você deseja alcançar para decidir qual a melhor técnica para os seus fios. Se a ideia é apenas conseguir um pouco de luminosidade, opte por luzes bem fininhas e que se misturem ao restante do cabelo, como as chamadas "babylights", por exemplo; mas, se desejar um look mais ousado, aposte sem medo em nuances mais marcantes - em todo o comprimento, como acontece no estilo bronde; ou apenas concentrado nas pontas, como na moderninha "californiana".
Quem quer deixar as nuances claras com mais destaque e, de quebra, favorecer outros pontos do visual também pode recorrer à técnica conhecida como "hair strobing", que se aproveita das luzes para criar uma espécie de moldura facial. Desenvolvida pelo colorista Nalan Derby e queridinha de várias famosas e fashionistas, ela tem o objetivo de simular o efeito da luz do sol nas madeixas e destacar as características do rosto - assim como acontece na técnica de contorno da maquiagem, mas, desta vez, tendo o cabelo como aliado.
Aposte na finalização com ondas despojadas para favorecer o estilo
Para as adeptas do castanho iluminado, uma boa dica para conseguir um visual moderninho com a nova cor dos fios é apostar na finalização com ondas despojadas pelo comprimento. Quem tem cabelo crespo ou cacheado não precisa de grandes esforços para conseguir o efeito, já que o formato anelado das madeixas já deixa a luminosidade dos fios em evidência; mas, para as donas de fios lisos, vale recorrer à texturização com leave in ou contar com a ajudinha do babyliss para destacar as luzes com ondas bem marcadas.