Beleza Extraordinária

Carboidrato em excesso pode prejudicar a pele? Saiba como balancear a alimentação e se prevenir do envelhecimento precoce

  • Para fugir de problemas como ganho de peso ou aspecto flácido na pele, o ideal é investir em uma dieta balanceada e com menos carboidratos refinados na rotina (Foto: Shutterstock)
  • Que tal melhorar a alimentação e inserir mais folhas, legumes e frutas em nome da pele perfeita e do corpo saudável? Confira dicas para substituir o carboidrato refinado pelo integral (Foto: Shutterstock)
  • Investir em vitaminas e mais frutas nas refeições é a dica da nutricionista Rayane Peixoto para inserir mais nutrientes e fibras no dia a dia (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Para fugir de problemas como ganho de peso ou aspecto flácido na pele, o ideal é investir em uma dieta balanceada e com menos carboidratos refinados na rotina (Foto: Shutterstock)
  • Para fugir de problemas como ganho de peso ou aspecto flácido na pele, o ideal é investir em uma dieta balanceada e com menos carboidratos refinados na rotina (Foto: Shutterstock)
  • Que tal melhorar a alimentação e inserir mais folhas, legumes e frutas em nome da pele perfeita e do corpo saudável? Confira dicas para substituir o carboidrato refinado pelo integral (Foto: Shutterstock)
  • Investir em vitaminas e mais frutas nas refeições é a dica da nutricionista Rayane Peixoto para inserir mais nutrientes e fibras no dia a dia (Foto: Shutterstock)

Quem não abre mão do pão francês de manhã, capricha no arroz branco do almoço ou come bastante biscoito no lanche precisa ter atenção: o consumo excessivo de carboidratos refinados pode ser prejudicial não só à saúde do corpo, mas também para a pele. É que ao serem absorvidos pelo organismo, esses alimentos prejudicam a produção de colágeno e, assim, estimulam que as rugas e o aspecto flácido apareçam antes da hora. 

Para manter a pele jovem e bonita por mais tempo e, de quebra, melhorar o funcionamento do corpo, o segredo é manter o carboidrato na alimentação como fonte de energia, mas substituindo o tipo refinado pelo integral. Quer saber como? Confira as dicas da nutricionista Rayane Peixoto e aprenda a encontrar as melhores opções para as refeições.

Fique de olho no rótulo dos alimentos integrais para saber identificar os produtos certos

Antes de tudo, vale reforçar que é preciso ficar de olho: a especialista esclarece que nem todo alimento que se diz integral na embalagem é, de fato, uma opção segura - mas garante que existe uma maneira certa de identificá-los. "Em sua composição e ingredientes é preciso ter apenas um tipo de farinha, que é a farinha integral. Caso contrário este não é um alimento verdadeiramente confiável", alerta Rayane.

No café da manhã, pão integral, ovo e vitaminas são opções para a primeira refeição do dia

Logo de manhã, vale a pena deixar os pães e bolos mais elaborados de lado e optar por opções integrais e frutas - e o motivo é porque esses alimentos mantêm suas propriedades intactas e entregam maior quantidade de fibras e nutrientes, ao contrário dos carboidratos refinados. "Enquanto os refinados são ultra processados e à base de farinha branca, os integrais não sofreram um processo de refinamento industrial, ou, no mínimo, esse processamento foi pouco", conta a nutricionista. 

Sugestões de troca: "substituir o pão branco com margarina por pão integral com requeijão ou queijo ou ovo; ou vitamina de fruta com aveia, linhaça; ou fruta amassada com aveia", especifica Rayane.

No almoço e jantar, arroz integral e legumes podem ser boas fontes de nutrientes

Na hora do almoço ou do jantar, ainda que pareça difícil, é possível trocar o arroz branco por opções saudáveis, integrais e diferentes do comum - e com ainda maior valor nutritivo para o corpo. O importante é conhecer os alimentos disponíveis para o cardápio e variá-los de forma criativa para que possam ser agregadas ao prato sem peso na consciência.

Sugestões de troca: "mudar o arroz branco por arroz integral ou quinoa ou mix de legumes; optar por espaguete de legumes; lasanha de berinjela; panquecas de aveia ou de farinha integral", sugere a especialista.

Na ceia e lanche, prefira frutas e o açúcar mascavo ou mel de abelha

Tanto na refeição feita entre o almoço e jantar, quanto no lanche leve ao fim da noite antes de dormir, Rayane garante que frutas são muito bem-vindas. No entanto, para o lanche da tarde, as ideias podem ser semelhantes às do café da manhã, enquanto a ceia deve ser mais leve e simples.

Sugestões de troca: "para a tarde, fruta com mix de castanhas ou mix de cereais, ou fruta amassada com mel ou ideias semelhantes ao desjejum; já para a ceia, vitamina de frutas ou mingau de aveia", diferencia. 

Procure o acompanhamento de um nutricionista para mudar a dieta da forma certa

Ainda que algumas dicas sejam gerais e funcionem para quem quer mudar os hábitos e conservar a saúde da pele e do corpo em dia, a especialista reforça que cada organismo necessita de uma quantidade de nutrientes específicos, por isso, essas são apenas demonstrações. "O plano alimentar ideal é pensando individualmente, sendo assim, para uma reeducação alimentar eficiente e completa, procure um nutricionista", finaliza.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Pele oleosa: 5 motivos para o aumento de brilho no rosto e como combater cada um deles
    Pele oleosa: 5 motivos para o aumento de brilho...
    Pele oleosa: 5 motivos para o aumento de brilho no rosto e como combater cada um deles

    Rosto oleoso é um dos sinais mais temidos por...

    Leia mais
  2. Como cuidar da pele aos 50 anos: 5 hábitos para inserir na rotina e evitar rugas e manchas
    Como cuidar da pele aos 50 anos: 5 hábitos para...
    Como cuidar da pele aos 50 anos: 5 hábitos para inserir na rotina e evitar rugas e manchas

    A pele precisa de cuidados específicos para que...

    Leia mais
  3. Argila verde no cabelo e no corpo? Saiba os benefícios para a substância além da pele do rosto
    Argila verde no cabelo e no corpo? Saiba os...
  4. Lenço demaquilante: saiba quando e como usar!
    Lenço demaquilante: saiba quando e como usar!
    Lenço demaquilante: saiba quando e como usar!

    Lenços demaquilantes salvam a pele na hora de...

    Leia mais
  5. Cuidados para cada tipo de pele: saiba as melhores produtos e como usar nas peles oleosas, mistas, secas e normais
    Cuidados para cada tipo de pele: saiba as...
  6. Argila: conheça 3 tipos de tratamentos para a pele e cabelo com o componente
    Argila: conheça 3 tipos de tratamentos para a...
    Argila: conheça 3 tipos de tratamentos para a pele e cabelo com o componente

    A argila é um dos componentes naturais mais...

    Leia mais

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos