Beleza Extraordinária

Cabelos ressecados: confira dicas de cuidados + produtos para eliminar as pontas secas e hidratar os fios!

  • Saiba o que fazer para eliminar o aspecto ressecado do cabelo! (Foto: Pixelformula)
  • Fazer pré-poo antes de aplicar o shampoo é um dos truques para amenizar o ressecamento (Foto: Pixelformula)
  • A umectação é um tratamento profundo para eliminar o ressecamento das madeixas (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que fazer para eliminar o aspecto ressecado do cabelo! (Foto: Pixelformula)
  • Saiba o que fazer para eliminar o aspecto ressecado do cabelo! (Foto: Pixelformula)
  • Fazer pré-poo antes de aplicar o shampoo é um dos truques para amenizar o ressecamento (Foto: Pixelformula)
  • A umectação é um tratamento profundo para eliminar o ressecamento das madeixas (Foto: Pixelformula)

O ressecamento dos cabelos é um problema que incomoda várias mulheres: além de deixar os fios com aparência opaca e aumentar o frizz, esse estado também faz com que eles quebrem e embaracem com mais facilidade. Mas, para a alegria de quem quer recuperar a aparência das madeixas, existem vários tratamentos simples que ajudam a devolver o brilho, a maciez e o aspecto hidratado. Confira quais são eles!

1. Umectação capilar é tratamento intensivo para fios ressecados

Um dos cuidados mais indicados para quem está com o cabelo ressecado é investir na umectação capilar. Essa técnica, usada pelas indianas há muitos anos, conta com os benefícios do óleo para devolver o brilho e eliminar o ressecamento das madeixas, nutrindo os fios e deixando-os menos propensos à quebra. 

Para fazer a umectação, basta dividir o cabelo em seções e aplicar um óleo capilar da raiz às pontas, sem esquecer de massagear o couro cabeludo para estimular o crescimento. Nos casos de ressecamento excessivo, a dica é fazer o tratamento semanalmente e, de preferência, apostar na versão noturna para que o produto fique agindo nas madeixas por toda a noite. 

2. Invista em hidratações profundas

Além da umectação, o cabelo também precisa de hidratação para que recupere toda a água que acabou perdendo e fique com um aspecto saudável novamente. As hidratações feitas no banho já ajudam a amenizar o ressecamento e tratar os fios, mas é importante fazer o processo mais detalhado uma vez na semana ou, pelo menos, a cada 15 dias. 

Neste tipo de hidratação, é importante aplicar o produto mecha por mecha, enluvando bem da raiz às pontas para garantir a sua penetração. Além disso, para potencializar máscaras de fórmulas mais simples, outra dica é complementar o produto com ingredientes extras - como óleos ou ampolas, por exemplo. 

3. Faça 'pré-poo' antes de aplicar o shampoo

O pré-poo ou pré-lavagem é uma técnica utilizada para impedir que o shampoo acabe retirando a oleosidade natural do cabelo na hora de eliminar as impurezas. Para os fios que já estão ressecados, ele é um truque de ouro para lavar os fios sem precisar se preocupar com as consequências dos componentes higienizantes que fazem parte do produto. 

Para fazer o procedimento, é muito simples: aplique condicionador, óleo ou creme de pentear nos cabelos levemente úmidos e deixe o produto escolhido agindo no fio por três minutos antes de aplicar o shampoo - que, vale lembrar, deve ser usado apenas na raiz. 

4. Lave os fios com água fria 

Não são apenas os tratamentos específicos que ajudam a eliminar o aspecto ressecado do cabelo: os cuidados também devem estar presentes na hora da lavagem!

O principal deles é em relação à temperatura do chuveiro. Por mais que um banho quente seja agradável para o corpo, essa prática deve ser evitada para que o ressecamento dos fios não acabe piorando. Sendo assim, a melhor opção é apostar na água fria - durante todo o banho ou, pelo menos, no último enxague - para fechar as cutículas da fibra capilar e garantir um aspecto mais brilhoso.

5. Prefira condicionadores e cremes de pentear com fórmula bem hidratante

Na hora da lavagem dos fios ressecados, além do enxague com água fria, outro detalhe que faz toda a diferença é em relação à escolha do condicionador. Para garantir uma aparência mais macia e amenizar o ressecamento, prefira os produtos que tenham componentes mais hidratantes na fórmula - como a manteiga de babaçu, a glicerina e o colágeno, por exemplo. 

E o mesmo vale para o creme de pentear: depois de selar as cutículas com água fria e condicionador, é indispensável usar um produto finalizador que ajude a deixar o cabelo mais emoliente e com aspecto tratado no dia a dia. 

6. Use óleos capilares na finalização

O óleo capilar não serve apenas para turbinar máscaras e fazer a umectação: ele também pode ser usado para diminuir o frizz e disfarçar as pontas ressecadas na hora da finalização! Se o seu cabelo for cacheado ou crespo, dá para usar o produto como um extra para o creme de pentear; mas, se ele for liso ou levemente ondulado, o ideal é escolher apenas um dos finalizadores para evitar o aspecto pesado ou aplicar apenas um pouco de óleo nas pontinhas mais prejudicadas.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas onduladas e o ombré hair da jornalista Bruna Melo
    Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas...
  2. Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4...
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade

    À medida que envelhecemos, assim como a pele,...

    Leia mais
  3. Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o...
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios

    Você sabe o que é porosidade capilar?...

    Leia mais
  4. Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba qual a melhor opção de produto e confira dicas para a finalização!
    Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba...
  5. 13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado: do loiro ao preto, atriz conta como mudou o cabelo ao longo dos anos
    13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado:...
  6. Emoliente, umectante e hidrante: saiba a diferença entre as propriedades dos cremes de cabelo e descubra qual o resultado de cada uma
    Emoliente, umectante e hidrante: saiba a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais