Cabelos brancos: entenda como e por que esse tipo de fio aparece

Uma das coisas que mais assusta as mulheres é o aparecimento dos cabelos brancos. Mas, mais cedo ou mais tarde, todas estão sujeitas a enfrentar esse fato. No entanto, há algumas curiosidades e informações que são interessantes saber, e que podem acabar fazendo a diferença na hora do aparecimento desses tão temidos fios. O tricologista Valcinir Bedin esclareceu algumas dúvidas frequentes; confira abaixo.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-brancos-entenda-como-e-por-que-os-fios-brancos-aparecem" }

Como surgem os fios brancos

Apesar de reclamar da raiz branca ou do fio rebelde que está crescendo, é comum que poucos pensem sobre como eles surgem. Mas o tricologista Valcinir Bedin explicou como se dá esse pocesso, e ainda ressaltou que os tons de pele influenciam nessa questão: "Existem algumas teorias que explicam o motivo dos fios brancos. A mais aceita diz que ocorre uma morte celular programada dos melanócitos, células que produzem a melanina (pigmento que dá a cor aos cabelos). Isso é determinado geneticamente e varia de acordo com as pessoas e raças às quais elas pertencem. Nos caucasianos (brancos) isso pode começar ao redor dos 35 e 45 anos, nos amarelos entre 45 e 55 e nos negros entre 55 e 65 anos."

Há quem diga que é possível retardar o aparecimento dos cabelos brancos

Alguns cientistas já publicaram estudos afirmando que um tratamento com ativador de luz solar pode devolver a cor aos fios brancos. Mas há diversas teorias que falam sobre esse assunto, e a maioria ainda continua sendo estudada. "Há teorias que falam que se mantivermos os melanócitos viáveis e jovens, poderíamos postergar o aparecimento dos fios brancos", explica o especialista.

A grande questão é como conseguir manter os melanócitos jovens e viáveis, e a resposta ainda não é muito concreta, diz o tricologista: "É uma incógnita. Os produtos que existem no mercado não têm ainda tempo suficiente para se mostrarem eficazes nesse sentido".

A genética e o estresse influenciam no embranquecimento dos fios

Diferente do que muitos pensam, a cor dos cabelos não afeta a quantidade nem o aparecimento dos fios brancos. É tudo uma questão de ótica. Os cabelos brancos só ficam mais ressaltados em madeixas mais escuras por causa do contraste das cores. Mas, para a felicidade de alguns e a tristeza de outros, a genética, sim, acaba tento uma grande influência nesse aspecto. Quanto mais cedo os pais começam a apresentar cabelos grisalhos, mais cedo seus filhos têm também que lidar com eles. "A genética influencia muito nessa questão dos cabelos brancos. Existem famílias nas quais todos os elementos ficam com cabelos brancos muito jovens", acrescenta Valcinir.

Além da genética, é preciso levar uma vida mais tranquila se a intenção for retardar a implantação da canície - nome técnico do embranquecimento dos fios - e a queda dos fios, já que o estresse também interfere nessas questões. "Acredita-se que o estresse, mais do que embranquecer os fios, faz com que eles caiam. Como os fios coloridos são mais finos que os brancos tenderiam a cair antes, dando a impressão de que a pessoa ficou com mais fios brancos", explica o tricologista.

Assumir o grisalho ou colorir os fios são as melhores opções

Se os tratamentos para retardar os fios grisalhos ainda são uma incógnita, deixar o cabelo grisalho pode ser uma opção, já que o cabelo cinza é tendência e já foi visto em várias famosas. No entanto, o novo visual pode não agradar, e é compreensível que algumas mulheres prefiram continuar com os fios coloridos. Se for esse o caso, as tinturas encontradas atualmente no mercado são excelentes alternativas. "Hoje nós temos muitos produtos de boa qualidade que podem ser usados para encobrir os fios brancos e a tintura pode até ser vista como um produto que protege os fios contra as agressões externas, portanto pode-se sempre apelar para elas", acrescenta o profissional.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-brancos-entenda-como-e-por-que-os-fios-brancos-aparecem" }
Matéria publicada em 22 de Fevereiro de 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-brancos-entenda-como-e-por-que-os-fios-brancos-aparecem" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-brancos-entenda-como-e-por-que-os-fios-brancos-aparecem", "name": "cabelos-brancos-entenda-como-e-por-que-os-fios-brancos-aparecem" } } ] }