Cabelo preto envelhece o look? É sinônimo de luxo? Descubra a linguagem dos fios negros

Escolha o melhor tom de preto para o seu estilo de corte!

Dono do rótulo de "cor difícil" para os cabelos, o preto carrega consigo alguns significados que devem ser levados em conta antes de tingir os fios. Visto como uma cor densa, fria e que pede distância, o preto ainda faz referências a personagens obscuros, como Morticia Adams, da série de filmes "Família Adams" e Veronica Salt, vivida por Angelina Jolie no filme "Salt".

O visagista Philip Hallawell aponta que o tom não é dos mais fáceis de usar. "O preto é uma cor muito densa, que dá um ar de peso, segurança e sobriedade ao visual. Antes de pintar o cabelo, a mulher precisa saber o que ela pretende expressar por meio de sua imagem. É preciso pensar em como esta mudança de cor vai mudar seu senso de identidade. Se ela tiver um estilo de vida bem leve e alegre, por exemplo, o preto não irá combinar", lembrou. É por conta deste estilo sério que muitas mulheres acreditam que cabelo preto "envelhece".

Donas de peles super claras também devem passar longe das madeixas negras. "Esta combinação gera um contraste excessivo e muito dramático. A mulher deve evitar, a não ser que a vontade seja mesmo de exibir uma expressão mais gótica"; é o que diz o especialista em visagismo.

Também capaz de transmitir a ideia de luxo e força, o cabelo preto pode ganhar "leituras" diferentes de acordo com a textura dos fios. "Em um cabelo cacheado, que passa a imagem de alegria, coisas lúdicas e leveza, o preto tornará o look menos brincalhão. A cor seria boa para mulheres que querem ter cachos, mas pretendem se afastar de um certo ar de infantilidade", explicou Philip Hallawell.

Já em cabelos ondulados, o efeito é arrasador, como definiu o visagista: "em um cabelo ondulado, que já denota sensualidade, o preto fortaleceria o visual 'femme fatale'". Para cabelos lisos, a atenção deve ser redobrada, já que o tom escuro é capaz de transmitir a imagem de rigidez e força. Até mesmo para o fios lisos e curtos, é preciso ter cautela na aplicação da tinta preta. "Um cabelo curto 'Chanel', tingido de preto dá a impressão de controle, rigidez e até um toque de inflexibilidade. Um estilo como o que Mayana Moura usou na novela funciona como um capacete que bloqueia as pessoas. É alguém difícil de se aproximar, então se a mulher precisa ter abertura com outras pessoas, este cabelo deve ser evitado porque cria uma barreira", apontou Philip.

Se os cabelos pretos já existem e surge um evento em que não é indicado adotar uma postura rígida e fechada, é possível suavizar o look com a ajuda de algumas ferramentas capilares. "Um cabelo preso - especialmente em forma de coque - transmite a imagem de credibilidade e profissionalismo. É por isso que muitas empresas exigem que as funcionárias prendam os cabelos", declarou. Já no caso de fios curtos ou médios, um corte repicado pode ajudar a associar o look com uma imagem de dinamismo e energia.

"É importante saber que a primeira impressão é realmente importante. Costumo dizer que imagem é linha, forma e cor. Estes elementos estão associados a símbolos arquetípicos que têm o mesmo significado para todo mundo. Quando você vê uma pessoa, seu cérebro identifica essa linguagem e faz uma leitura emotiva - não racional - do que vê. Todos os elementos são processados e dão forma a uma sensação que pode ser boa ou ruim sobre a pessoa que você acabou de ver", explica o visagista Philip Hallawell.

Matéria publicada em 27 de janeiro 2021, por Webedia.

 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-preto-envelhece-o-look-e-sinonimo-de-luxo-descubra-a-linguagem-dos-fios-negros" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-pretos-por-que-eles-precisam-de-mais-brilho-e-como-alcanca-lo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelos-pretos-por-que-eles-precisam-de-mais-brilho-e-como-alcanca-lo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/pasta-leo-de-128-156/pasta-leo/125/modelo-com-olhos-azuis-e-cabelos-longos-e-pretos.jpg?rev=414827dce2b6427cbdb9497c97e70121", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-09T19:48:29+00:00", "dateModified": "2024-01-09T19:49:07+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/como-dar-brilho-aos-cabelos-pretos-6-dicas-para-aumentar-a-luminosidade", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"como-dar-brilho-aos-cabelos-pretos-6-dicas-para-aumentar-a-luminosidade", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/imagens-grupo/1883-como-dar-brilho-aos-cabelos-pretos.jpg?rev=a516a04aa40e4129b561af66ee0c4ed6", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-11T12:41:39+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:03:24+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } } { "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-preto-envelhece-o-look-e-sinonimo-de-luxo-descubra-a-linguagem-dos-fios-negros", "name": "cabelo-preto-envelhece-o-look-e-sinonimo-de-luxo-descubra-a-linguagem-dos-fios-negros" } } ] }