Beleza Extraordinária

Cabelo oleoso: 8 hábitos que podem aumentar a oleosidade no couro cabeludo

  • Entenda o que pode estar causando a oleosidade excessiva no seu cabelo (Foto: Pixelformula)
  • Lavar demais o cabelo, não usar os produtos certos... vários hábitos podem piorar a oleosidade no cabelo (Foto: Pixelformula)
  • Chapéus e acessórios muito apertados também podem causar a oleosidade excessiva (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Entenda o que pode estar causando a oleosidade excessiva no seu cabelo (Foto: Pixelformula)
  • Entenda o que pode estar causando a oleosidade excessiva no seu cabelo (Foto: Pixelformula)
  • Lavar demais o cabelo, não usar os produtos certos... vários hábitos podem piorar a oleosidade no cabelo (Foto: Pixelformula)
  • Chapéus e acessórios muito apertados também podem causar a oleosidade excessiva (Foto: Pixelformula)

Quem tem cabelo oleoso sabe como o problema pode ser incômodo: é que a sensação de fios sujos às vezes afeta até o humor do dia e só acaba na hora da lavagem! O que nem todo o mundo sabe é que existem alguns hábitos corriqueiros que podem agravar a oleosidade no couro cabeludo - tudo isso sem que você perceba. Da lavagem à finalização, saiba o que você pode estar dando errado na sua rotina!

1. Lavar o cabelo com água muito quente

Esse é um hábito clássico de quem tem cabelo oleoso: sim, usar água muito quente para lavar os fios pode causar ainda mais oleosidade! Isso acontece porque a alta temperatura remove a hidratação natural da pele, causando a necessidade de produzir mais óleo: o famoso efeito rebote. Por isso, o ideal é preferir sempre a água morna ou fria. 

2. Aplicar condicionador e outros produtos na raiz

Outro erro de quem tem cabelo oleoso é aplicar condicionador ou qualquer produto hidratante ou finalizador na raiz ou muito próximo ao couro cabeludo. Esse hábito pode obstruir os poros, causando a produção de mais sebo. Uma boa dica é sempre deixar 3 a 4 dedos da raiz sem produto.

3. Escovar demais o cabelo

Quem nunca escutou uma avó ou mãe falar que "escovar o cabelo 100 vezes antes de dormir aumenta o brilho dos fios"? Na verdade, isso acontece por distribuir a oleosidade do couro cabeludo para o comprimento e pontas, mas quem tem cabelo oleoso não deve apostar no hábito. É que o estímulo contínuo devido aos leves "puxões" também aumenta a produção de óleo e piora o problema. 

4. Dormir com o cabelo molhado

Quem tem o costume de dormir com o cabelo molhado e se queixa de oleosidade excessiva, pode parar já! Esse hábito aumenta em muito a produção de sebo no couro cabeludo, além de também proliferar a formação de fungos como a dermatite seborreica, mais conhecida como caspa.

5. Usar chapéus e acessórios por muito tempo

Tudo o que promove a transpiração excessiva do couro cabeludo também causa oleosidade a mais! Um bom exemplo é o uso de chapéus ou acessórios que apertem a região, como lenços ou bandanas, especialmente em temporadas mais quentes. Embora sejam superúteis, este tipo de acessórios também promove o aumento da produção de sebo no couro cabeludo, piorando o problema do cabelo oleoso.

6. Expor a cabeça ao sol 

Ao mesmo tempo, é importante também não expor o couro cabeludo ao sol forte por muito tempo, já que, assim como na face, os raios ultravioleta pioram a oleosidade da pele do couro cabeludo, o que acaba passando para o cabelo. O ideal mesmo é ficar na sombra o máximo que puder!

7. Mexer no cabelo repetidas vezes

Outra coisa que deixa o cabelo mais oleoso é aquele velho hábito de ficar mexendo no cabelo, trocando a risca, fazendo trancinhas, alisando o frizz... Isso acontece porque as sujeiras e óleos acumulados nas mãos acabam passando para os fios e deixando aquele tão temido aspecto oleoso nos fios.

8. Lavar demais o cabelo

Pode parecer contra-intuitivo, mas é verdade: lavar demais o cabelo também pode causar oleosidade! O que acontece é o efeito rebote, em que o couro cabeludo sente necessidade de repor os óleos perdidos na lavagem. O ideal é lavar os cabelos a cada 2 dias ou, no máximo, uma vez por dia com um shampoo purificante com fórmula hidratante.

Redação: Leonor Militão

Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi