Beleza Extraordinária

Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento das madeixas e prolongar o intervalo entre colorações!

  • Quer diminuir o aspecto ressecado do cabelos grisalhos e aumentar o tempo de retoque entre uma coloração e outra? Confira a matéria! (Foto: Instagram @notlamb)
  • Hidratação e cuidados redobrados devem ser adotados para melhorar o aspecto dos cabelos grisalhos (Foto: Instagram @fashiononthe4thfloor)
  • Para cobrir os fios brancos da raiz antes do próximo retoque, você pode aplicar spray de cabelo ou usar uma coloração semipermanente (Foto: Instagram @frenchyfatim)
Tela cheia
Previous Next
Quer diminuir o aspecto ressecado do cabelos grisalhos e aumentar o tempo de retoque entre uma coloração e outra? Confira a matéria! (Foto: Instagram @notlamb)
  • Quer diminuir o aspecto ressecado do cabelos grisalhos e aumentar o tempo de retoque entre uma coloração e outra? Confira a matéria! (Foto: Instagram @notlamb)
  • Hidratação e cuidados redobrados devem ser adotados para melhorar o aspecto dos cabelos grisalhos (Foto: Instagram @fashiononthe4thfloor)
  • Para cobrir os fios brancos da raiz antes do próximo retoque, você pode aplicar spray de cabelo ou usar uma coloração semipermanente (Foto: Instagram @frenchyfatim)

Quando os fios brancos começam a se destacar, quem não quer assumir de vez o acinzentado precisa recorrer a alguma coloração que garanta cobertura total. No entanto, como o cabelo não para de crescer, é preciso ficar atenta à rotina de retoques para que as mechas grisalhas não voltem a chamar a atenção. Além disso, também é importante focar nos tratamentos capilares para amenizar o ressecamento que surge, naturalmente, com a falta de pigmentação e que é intensificado pela aplicação da tinta. Quer saber o que fazer para evitar esse aspecto seco e, ainda, prolongar o intervalo entre uma coloração e outra? Confira a matéria! 

Perda da melanina causa o ressecamento nos cabelos brancos

Se você já tem cabelo branco, provavelmente, reparou que o fio grisalho tende a ser mais grosso e ressecado que os demais. Mas por que será que isso acontece?

O motivo é bem simples: a fibra capilar passa a apresentar uma estrutura mais frágil por conta da falta de melanina - já que, sem o pigmento, os fios ficam mais expostos às agressões externas, absorvem mais umidade e perdem seus nutrientes com mais facilidade. Com tudo isso, o ressecamento acontece porque as madeixas têm mais dificuldade para conservar a hidratação e a cutícula tende a ficar mais aberta que o normal, causando frizz e comprometendo a maleabilidade.  

Se o cabelo já fica assim ao natural, dá para imaginar como o ressecamento aumenta para quem resolve esconder o grisalho com coloração, certo? Por se tratar de uma química, o produto compromete ainda mais a fibra capilar por retirar componentes que contribuem para sua aparência saudável. Mas, felizmente, dá para resolver o problema recorrendo a alguns tratamentos. 

Hidratação duas vezes na semana é cuidado indispensável

Deixe você o cabelo todo grisalho ou aposte em uma coloração permanente para esconder o branco, a boa notícia é que dá para amenizar o ressecamento dos fios adicionando alguns cuidados na rotina capilar!

O primeiro deles já deve começar na hora da higienização: prefira os shampoos mais hidratantes, com fórmula mais suave, para não deixar as pontas ainda mais ressecadas. Já em relação aos tratamentos específicos, a dica principal é ter o hábito de fazer, ao menos, duas hidratações semanais! Se tiver um dia a dia muito corrido de segunda à sexta, aposte em uma máscara de ação rápida, no próprio banho, e deixe o tratamento mais detalhado - com aplicação mecha a mecha - para o sábado ou domingo.

Para selar a hidratação e manter as cutículas bem fechadas, além de sempre aplicar condicionador depois do enxague, também é importante reservar alguns dias para uma nutrição com máscara de tratamento ou umectação. E não para por aí: para completar e deixar os fios mais fortes - devolvendo as proteínas que ele perde no dia a dia ou, no caso de quem usa coloração, com o procedimento químico -, vale investir em uma reconstrução de 15 em 15 dias.

Tintas temporárias e produtos com filtro solar podem aumentar o espaço entre um retoque e outro

Além de dificultarem a vida de quem não tem muito tempo disponível, os retoques constantes da coloração também podem aumentar o aspecto ressecado do cabelo. Mas, ao reduzir o período entre um procedimento e outro, você não precisa ficar com a raiz por fazer e com o grisalho à mostra: basta recorrer a soluções temporárias para esconder o branco!

As colorações semipermanentes, por exemplo, são menos agressivas por não contarem com amônia na fórmula e atuarem superficialmente entre as escamas da fibra capilar. Mas, se desejar um produto ainda mais suave, a melhor opção é apostar no spray para cabelo - produto que pode ser aplicado diariamente por quem quer disfarçar a raiz branca até o dia do próximo retoque.

Outra dica importante para que a coloração permanente dure mais tempo - e, consequentemente, o espaço entre os retoques seja maior - é tomar o cuidado de usar finalizadores com filtro solar! Dessa forma, além de proteger os fios dos danos causados pelos raios solares, você ainda faz com que a cor escolhida dure mais tempo no cabelo sem desbotar. 

Redação: Nívia Passos

vídeos Recomendados
Fernanda Paes Leme apostou no preto, Mica Rocha no bronde e Mari Sampaio no vermelho com reflexos violetas. Confira o resultado!
  1. Cabelo vermelho acaju: 12 fotos para se inspirar com o tom de ruivo que é sensação do momento!
    Cabelo vermelho acaju: 12 fotos para se...
  2. Luzes em cabelo preto tingido é possível? Colorista explica como fazer a técnica nos fios escuros
    Luzes em cabelo preto tingido é possível?...
    Luzes em cabelo preto tingido é possível? Colorista explica como fazer a técnica nos fios escuros

    Quem colore os cabelos de preto e decide fazer luzes...

    Leia mais
  3. Ariana Grande está com o cabelo cinza e mostrou resultado no Instagram: saiba mais sobre a transformação capilar da cantora
    Ariana Grande está com o cabelo cinza e mostrou...
  4. Como acertar o tom para esconder os cabelos brancos: 3 dicas para escolher a melhor coloração
    Como acertar o tom para esconder os cabelos...
  5. Tons de ruivo: vermelho profundo ou vermelho acobreado? Vote na sua coloração favorita!
    VS
    Tons de ruivo: vermelho profundo ou vermelho acobreado? Vote na sua coloração favorita!
    Tons de ruivo: vermelho profundo ou vermelho acobreado? Vote na sua coloração favorita!
    Tons de ruivo: vermelho profundo ou vermelho...
  6. Como usar tom fantasia sem precisar descolorir o cabelo? Descubra!
    Como usar tom fantasia sem precisar descolorir...
    Como usar tom fantasia sem precisar descolorir o cabelo? Descubra!

    A moda dos cabelos coloridos continua em alta! Dos...

    Leia mais

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais