Beleza Extraordinária

Cabeleireira das famosas ensina como cuidar do aplique

  • Cabelo com mega hair exige cuidados e Elza Pontes, responsável pelos apliques de Mariana Ximenes, revela como manter os novos fios em dia
Tela cheia
Cabelo com mega hair exige cuidados e Elza Pontes, responsável pelos apliques de Mariana Ximenes, revela como manter os novos fios em dia

Para quem sonha em ter madeixas longas mas não consegue ou não tem paciência para deixar o cabelo crescer, o aplique é a solução. A mudança, porém, não termina na aplicação dos novos fios; ela deve vir acompanhada de uma alteração na rotina de cuidados para evitar queda e problemas no couro cabeludo. A cabeleireira Elza Pontes, responsável pelas madeixas da atriz Mariana Ximenes há mais de 10 anos e que cuida também da beleza de outras famosas como Fernanda Machado e Luana Pioano dá as principais dicas para manter o visual lindo e em dia.

Os cuidados começam na hora da aplicação

Antes de tudo é preciso ter certeza de que o cabelo tem condições de receber o mega hair, descartando dermatites e problemas no couro cabeludo em uma consulta dermatológica. Mesmo assim, Elza revela que o procedimento pode causar queda em fios saudáveis : "imagina pendurar um cabelo pesado na ponta dos fios - algum dano é inevitável", diz. O caso exige ainda mais cautela por quem tem problemas com queda de cabelo, já que o aplique pode agravar o problema: "não indico o procedimento para essas clientes", conta.

Na hora de escolher qual método de aplique adotar, o aconselhável é pesar os prós e contras de cada técnica . Entre os métodos mais famosos do momento, cola de queratina e o ponto americano, a especialista fica com o primeiro: "permite que os fios respirem mais e guarda menos água no cabelo", explica.

Novos cuidados na hora de lavar e pentear

Uma das primeiras mudanças aconselhadas por Elza é reduzir o número de lavagens para não ressecar o aplique: "use um shampoo próprio para oleosidade apenas na raiz e na parte do aplique preocupe-se apenas em hidratar ", conta a profissional. Para pentear, a cabeleireira indica apenas o uso dos dedos, mas se a utilização de alguma ferramenta for inevitável, Elza indica o uso de escovas com cerdas mais grossas ou pentes largos.

A tão temida chapinha é liberada, mas quem optou pela cola de queratina como método de aplique precisa manter o calor longe da junção entre o cabelo natural e o falso: em altas temperaturas a cola pode derreter e causar a queda do mega hair. Já o secador não é apenas liberado, mas obrigatório. Segundo a cabeleireira, secar o cabelo ajuda a manter o couro cabeludo limpo e livres de odores.

Escolha certo para não precisar de alterações químicas

Para Elza, a escolha do cabelo também é fundamental e o ideal é que ele já venha com as características desejadas, ou seja, se a intenção é cabelo liso, nada de colocar um ondulado e deixar para alisar tudo depois. Outro ponto-chave é saber escolher um cabelo de propriedades e texturas parecidas para ficar o mais natural possível na cabeça: "não dá para implantar fios grossos em alguém de fios finos, vai ficar artificial", revela. Esse cuidado na hora da escolha também facilita uma possível coloração, já que o tempo de ação da tinta vai ser parecido nos dois.

Manutenção no tempo certo é fundamental

Elza conta que a manutenção depende do crescimento do cabelo e que geralmente acontece quando a cliente já está incomodada com a raiz ou com o caimento dos fios. Segundo a profissional, os que mais demoram a precisar de uma "recauchutagem" são os lisos, já que nascem e crescem da mesma forma e com o mesmo caimento.

Quero esse Look!
  1. Como estimular o crescimento do cabelo crespo: confira as dicas
    Como estimular o crescimento do cabelo crespo:...
    Como estimular o crescimento do cabelo crespo: confira as dicas

    O volume dos cabelos crespos está em alta, e...

    Leia mais
  2. Os cabelos crespos de Tais Araújo na série "Mister Brau": saiba como copiar o visual da atriz
    Os cabelos crespos de Tais Araújo na série...
  3. Vanessa Hudgens coloca megahair até a cintura e abandona o long bob
    Vanessa Hudgens coloca megahair até a cintura e...
  4. Penteado queridinho de famosas como Rihanna, Beyoncé e Zendaya, o rabo de cavalo longo é tendência
    Penteado queridinho de famosas como Rihanna,...
  5. Megahair: saiba como escolher o melhor tipo de alongamento para seus cabelos
    Megahair: saiba como escolher o melhor tipo de...
    Megahair: saiba como escolher o melhor tipo de alongamento para seus cabelos
    Ter cabelos longos e volumosos é o desejo de muitas...
    Leia mais
  6. Loira e de cabelos longos, Isabelle Drummond muda visual para nova personagem
    Loira e de cabelos longos, Isabelle Drummond...
    Loira e de cabelos longos, Isabelle Drummond muda visual para nova personagem
    Isabelle Drummond aderiu a cabelos loiros bem claros para...
    Leia mais

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Corte long bob

4 formas de variar o cabelo médio!