Argila verde, vermelha, preta, branca: conheça todos os tipos e saiba quando escolher cada tratamento para o rosto

A máscara de argila é a tendência de beleza do momento para cuidar da pele! Seja a verde, vermelha, preta, branca e amarela, elas têm causado curiosidade em quem quer dar aquele up express no rosto: afinal, qual é a diferença entre as cores e quando usar cada versão?

É que todos os tipos de argila são cheios de minerais e substâncias benéficas para a pele. Só que, associada a outros elementos - como carvão ativado, algas vermelhas ou eucalipto, por exemplo - elas ganham uma cor e uma proposta diferente. Que tal conferir um guia sobre a função das argilas mais conhecidas e o momento certo para usar cada uma?

Argila verde equilibra oleosidade e diminui espinhas e cravos

Queridinha de muita gente, a argila verde é matificante, ou seja, é capaz de absorver o excesso de sebo e de impurezas da pele. Quando aliada ao eucalipto, a máscara verde deixa a pele sequinha e refrescante, o que também evita o aparecimento de cravos e espinhas. No caso da pele acneica, a argila verde cicatriza e atenua as inflamações. 

Quando usar: quando os poros estiverem muito dilatados e quando a pele estiver produzindo muita oleosidade. Também vale apostar na argila verde para reduzir e cicatrizar cravos e espinhas. Tem momentos certos do mês que a acne aparece? Então vale preveni-la aplicando a máscara verde!

Argila vermelha tem ação esfoliante e acalma a pele

A argila vermelha é esfoliante e geralmente contém algas vermelhas, que acalmam e suavizam a pele. Como tem capacidade de reter água, a máscara vermelha também ajuda na hidratação e promove a oxigenação celular, o que favorece a produção de colágeno: ou seja, também age como um tratamento a longo prazo contra flacidez, rugas e linhas de expressão. 

Quando usar: quando sentir a pele sensível, irritadiça ou ressecada. Também vale usar a argila vermelha para esfoliar a pele antes de apostar em um creme facial potente. Pessoas com a pele madura ou com rosácea também podem apostar na máscara sem medo. 

Argila preta tem ação iluminadora e detox

A argila preta é outra queridinha entre as mulheres porque tem função iluminadora e rejuvenescedora! Ela contém carvão ativado, que consegue remover toxinas causadas pelo estresse e pela poluição: dessa forma, a máscara consegue clarear e uniformizar o tom de pele. Já a ação rejuvenescedora atenua, a longo prazo, linhas de expressão e flacidez. 

Quando usar: quando a pele estiver opaca, sem viço e com aparência cansada, ou quando estiver com manchinhas superficiais e com olheiras muito escuras. Também vale apostar na argila preta para prevenir marcas de espinhas ou começar os cuidados contra linhas expressão e rugas suaves. 

Argila branca diminui oleosidade e clareia a pele

Assim como a argila preta, a argila branca ajuda a clarear e a revitalizar a pele do rosto. Ela tem ação calmante e suavizante por conter alta quantidade de alumínio e, assim como todas as cores de argila, a branca também reduz oleosidade e absorve as sujeirinhas da pele de forma mais profunda. E a boa notícia é que a argila branca costuma aparecer nas máscaras de todas as cores, completando a ação na pele.

Quando usar: é indicada para peles sensíveis, desidratadas e que estejam ressecadas e sem viço. Também vale apostar na argila branca para dar um up na aparência cansada do rosto. 

Argila amarela ou dourada é aliada nos tratamentos anti-idade

A argila amarela ou dourada tem ação tonificante, ou seja, ela tonifica os músculos do rosto a longo prazo. Rica em silício, ela evita a diminuição do colágeno - que dá firmeza à pele - e também tem propriedades hidratantes. 

Quando usar: vale apostar nessa cor de argila para potencializar os tratamentos anti-idade, seja estéticos ou caseiros, como cremes rejuvenescedores a base de Retinol ou LHA. A máscara amarela também pode ser usada para mandar embora a aparência cansada do rosto!

 

Matéria publicada em 10 de Março 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/argila-verde-vermelha-preta-branca-conheca-todos-os-tipos-e-saiba-quando-escolher-cada-tratamento-para-o-rosto" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/argila-verde-vermelha-preta-branca-conheca-todos-os-tipos-e-saiba-quando-escolher-cada-tratamento-para-o-rosto", "name": "argila-verde-vermelha-preta-branca-conheca-todos-os-tipos-e-saiba-quando-escolher-cada-tratamento-para-o-rosto" } } ] }