Beleza Extraordinária

8 coisas que seu dermatologista gostaria de te contar: da depilação ao protetor solar

  • Gosta de cuidar da pele e do cabelo? Então, leia a matéria e confira 8 segredos que todo dermatologista gostaria que você soubesse! (Foto: Shutterstock)
  • Uma das coisas que todo dermatologista gostaria que você soubesse é que dormir de maquiagem, pode sim, causar espinhas no dia seguinte e linhas de expressão ao longo do tempo (Foto: Pixelformula)
  • Usar o protetor solar todos os dias e jamais usar produtos para o corpo no rosto são coisas que todo dermatologista gostaria que você soubesse (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Gosta de cuidar da pele e do cabelo? Então, leia a matéria e confira 8 segredos que todo dermatologista gostaria que você soubesse! (Foto: Shutterstock)
  • Gosta de cuidar da pele e do cabelo? Então, leia a matéria e confira 8 segredos que todo dermatologista gostaria que você soubesse! (Foto: Shutterstock)
  • Uma das coisas que todo dermatologista gostaria que você soubesse é que dormir de maquiagem, pode sim, causar espinhas no dia seguinte e linhas de expressão ao longo do tempo (Foto: Pixelformula)
  • Usar o protetor solar todos os dias e jamais usar produtos para o corpo no rosto são coisas que todo dermatologista gostaria que você soubesse (Foto: Shutterstock)

"Lavar o rosto várias vezes ao dia faz bem", "Não precisa usar protetor solar fora da praia", "Quanto mais raspar o pelo, mais grosso ele vai crescer". É bom provável que você já tenha escutado alguma dessas informações, certo? Pois saiba que essas crenças, assim como muitas outras sobre pele e cabelo, não são verdadeiras! Para te ajudar a descobrir as verdades por trás delas, o Beleza Extraordinária listou 8 coisas que todo dermatologista gostaria de te contar. Confira!

1. Raspar os pelos não deixa os fios mais grossos

Muita gente acha que, ao raspar os pelos, eles vão crescer cada vez mais grossos. Mas, para a alegria de quem usa lâmina, seja na perna, nas axilas ou na barba, a espessura do pelo não aumenta, nunca. O que acontece é o seguinte: todo pelo é grosso na raiz e mais fino nas pontas. Ao passar a lâmina, somente a parte fina é retirada, sobrando um pedacinho da parte mais grossa. Daí vem a impressão de que eles crescem mais grossos. 

2. Alguns alimentos podem causar espinhas e cravos

A alimentação influencia, e muito, na aparência da pele, principalmente nas oleosas e mistas! Se você tem tendência a acne e cravos, saiba que alimentos gordurosos e derivados do leite aumentam a produção de glândulas sebáceas, que acabam causando essas inflamações. Além disso, a pele também fica naturalmente mais oleosa e brilhosa após o consumo desses alimentos. 

3. Lavar o rosto muitas vezes ao dia pode aumentar a oleosidade da pele

A sensação de pele limpinha pode até ser boa, mas o resultado para quem lava o rosto mais de 2 ou 3 vezes por dia, nem sempre é tão bom assim. Os dermatologistas explicam que o sabonete aplicado em excesso na pele pode causar o chamado "efeito rebote", que é quando a pele começa a ressecar e, então, criar ainda mais oleosidade do que o normal. O indicado é lavar o rosto, no máximo, 2 vezes: pela manhã e à noite. 

4. O sol não melhora espinhas (e ainda pode piorar a acne)

Muita gente acredita que o sol seca e melhora espinhas e cravos, mas a verdade é que os raios solares podem piorar a situação das inflamações na pele. Em um primeiro momento, o bronzeado disfarça e até esconde as marcas de acne. No entanto, quando a tonalidade sai, as manchas ficam ainda mais pigmentadas e os poros do rosto bastante inflamados, o que causa, inclusive, a acne solar. 

Dica: quem tem a pele com tendência a acne pode apostar em um protetor solar específico para pele oleosa, que tenha toque limpo e sensação sequinha para evitar o entupimento dos poros. Algumas fórmulas contam até com ação anti-acne, com substâncias como o ácido salicílico

5. Lâmpadas e luz de computador podem fazer mal a pele

Se você ainda acha que não é preciso usar protetor solar no dia a dia, fora da praia e em ambientes fechados, saiba que seu dermatologista adoraria que você descobrisse como o filtro é fundamental. Os especialistas explicam que as luzes artificiais - e isso inclui computadores, tablets e celulares - também emitem raios ultravioletas, que afetam a pele. Uma dica para deixar essa rotina de proteção mais simples é apostar no protetor solar com cor, que otimiza na questão da base de maquiagem. 

6. Dormir de maquiagem pode, sim, acelerar linhas de expressão

Se você é do time que acha que dormir de maquiagem um dia ou outro não faz mal, saiba que os dermatologistas são unânimes em afirmar que esse é um erro crucial para a saúde e aparência da pele. Os produtos de make agem como uma camada por cima dos poros e, quando não são removidos, os buraquinhos ficam entupidos, ocasionando espinhas no dia seguinte. Ao longo do tempo, são as linhas de expressão que começam a aparecer por conta das toxinas e impurezas acumuladas. 

Dica: existem alguns produtos multifuncionais que agilizam o passo de remover maquiagem, como lenços micelares e a própria água micelar, que não necessita de enxágue depois da remoção.

7. Usar no rosto produtos que são para o corpo faz mal, sim

Você usa sabonete de corpo no rosto? Costuma passar o protetor solar corporal na face? Segundo os dermatologistas, produtos corporais não devem, nunca, ser aplicados no rosto porque podem ter componentes agressivos para a face, onde a pele é muito mais fina e sensível. O ideal é separar sabonete, esfoliante, creme hidratante e protetor solar próprios para cada área.

8. Nem toda queda de cabelo é doença

Se você acha que seu cabelo cai demais, os dermatologistas explicam que isso nem sempre é sinal de doença ou desequilíbrio no organismo. Cada pessoa perde até 150 fios de cabelo por dia, que caem normalmente para dar lugar a fios novos. A impressão de que seu cabelo cai muito pode ser porque esses fios ficam soltos na cabeça e geralmente caem juntos após a fricção da lavagem. No entanto, é sempre bom lembrar que vale procurar um especialista, caso tenha sintomas de queda excessiva. 

Redação: Beatriz Doblas

Produtos favoritos
Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável