Beleza Extraordinária

7 dicas para você não desistir da transição capilar e voltar a exibir cachos perfeitos!

  • Passar pela transição capilar para assumir a textura natural é mais que estética: é se aceitar! Confira esse e outros motivos para não desistir! (Foto: Instagram @n_nadege)
  • Não dar ouvido às críticas negativos é uma das dicas mais importantes para enfrentar a transição capilar (Foto: Instagram @beautybylee)
  • Buscar cacheadas e crespas para se inspirar é uma das dicas para passar pela transição capilar focando no objetivo (Foto: Instagram @itstayloranne__)
  • Enquanto não chega a hora do big chop, a dica é aproveitar a transição capilar para conhecer o que funciona nos fios (Foto: Instagram @@little_with_big_curls)
Tela cheia
Previous Next
Passar pela transição capilar para assumir a textura natural é mais que estética: é se aceitar! Confira esse e outros motivos para não desistir! (Foto: Instagram @n_nadege)
  • Passar pela transição capilar para assumir a textura natural é mais que estética: é se aceitar! Confira esse e outros motivos para não desistir! (Foto: Instagram @n_nadege)
  • Não dar ouvido às críticas negativos é uma das dicas mais importantes para enfrentar a transição capilar (Foto: Instagram @beautybylee)
  • Buscar cacheadas e crespas para se inspirar é uma das dicas para passar pela transição capilar focando no objetivo (Foto: Instagram @itstayloranne__)
  • Enquanto não chega a hora do big chop, a dica é aproveitar a transição capilar para conhecer o que funciona nos fios (Foto: Instagram @@little_with_big_curls)

Não é mentira quando falam que a transição capilar é um período difícil - afinal, aprender a cuidar do cabelo natural ao mesmo tempo em que é preciso lidar com duas texturas diferentes é mesmo complicado! No entanto, como ela é a saída necessária para aquelas que querem recuperar o cabelo cacheado ou crespo sem fazer um big chop muito radical, a dica é lançar mão de alguns truques para passar por esse momento sem ficar com a autoestima abalada ou pensar em desistir. Já começou ou está pensando em enfrentar esse processo? Confira a lista!

1. Procure alguém com o seu tipo de cacho para se inspirar

Sempre que é preciso permanecer firme em um objetivo, a dica mais importante é focar no resultado - ou seja, pensar em como vai ser quando você, finalmente, alcançar o que deseja! Sendo assim, para ter mais força durante a transição capilar, vale encontrar cacheadas e crespas que tenham a textura igual à sua para já visualizar como vai ficar o seu cabelo depois do big chop, o "grande corte" que retira a parte com química.

De famosas à it girls do Instagram, não vai ser difícil encontrar alguém que tenha um tipo de cacho parecido com o seu para acompanhar e já pensar nos looks incríveis que você conseguirá fazer quando o processo chegar ao fim. 

2. Revisite a infância vendo fotos antigas do seu cabelo 

Além de buscar referências externas, outra dica é se inspirar em você mesma para não ficar desanimada com a transição capilar. Nesse caso, a recomendação é revisitar fotos e vídeos da infância para lembrar como seu cabelo era e tentar imaginar como ele estará hoje em dia - mesmo depois de tantas mudanças hormonais que aconteceram com o passar dos anos.

Apesar de parecer uma medida simples, aliada às inspirações que você encontrar por aí, ela vai te motivar durante todo o processo. É só usar a nostalgia a seu favor!

3. Aproveite o período de transição para descobrir do que os seus fios gostam 

Se você decidir fazer uma transição mais longa, esse é o momento para começar a conhecer como o seu cabelo natural se comporta. Deixe os cuidados e produtos que você costumava ter com os fios alisados de lado e mude a rotina, como se já estivesse com os fios cacheados e crespos mesmo!

Para fazer isso, compre um creme de pentear para chamar de seu - e que ajude a formar algumas ondas na finalização - e as máscaras ideais para montar um cronograma capilar. Vá observando de que componentes seu cabelo gosta e que etapa do calendário de tratamentos garante mais resultados nele, por exemplo; dessa forma, quando você tirar a parte alisada e exibir a textura real, vai ficar muito mais fácil cuidar dos cachos. 

4. Capriche na maquiagem e nos acessórios para se sentir mais bonita 

Lidar com a diferença de texturas não é nada simples! Quando a raiz começa a crescer e a destoar das pontas, o cabelo não fica legal e é difícil sair de casa sem recorrer a alguma texturização ou penteado.

No entanto, por mais que seja trabalhoso finalizar os fios em transição e que o resultado, na maioria das vezes, não fique com o efeito que você esperava, dá para se sentir bonita e com a autoestima elevada valorizando outros detalhes! Por exemplo: que tal dar uma caprichada a mais na maquiagem quando for sair e não estiver muito feliz com o cabelo? Ou usar um brinco mais chamativo com seu jeans básico do dia a dia para ficar estilosa? São medidas simples; mas, fazendo isso, você vai tirar a atenção dos fios e perceber que é possível continuar firme e forte até o dia do big chop. 

5. Ignore as críticas

Esteja preparada: sempre vai ter aquela tia distante ou uma "amiga" para criticar o seu cabelo durante a transição capilar. Mas, de verdade, não vale a pena se estressar ou repensar sua decisão apenas porque alguém te perguntou como você ia aguentar ficar sem retocar a raiz ou comentou que a diferença de texturas estava bem visível e estranha. 

Assim como acontece em tudo na vida, tem gente que ama dar opinião sem ser solicitada porque acha que o plano de alguém não vai dar certo. Por isso, pense naquele clichê de "entrar por um ouvido e sair pelo outro" sempre que escutar algum comentário negativo. Quando o seu cabelo estiver todo natural e lindo, você vai ver que valeu a pena... 

6. Aposte em lenços e turbantes para se sentir melhor no bad hair day

Nos dias em que o cabelo não colaborar e você estiver a um passo de ligar para o salão para marcar o retoque da progressiva, a dica é exibir um look diferente com a ajuda de lenços ou turbantes. Além de ajudarem a disfarçar a diferença entre as texturas, esses acessórios são perfeitos para salvar o bad hair day por adicionarem um toque mais estiloso na produção!

Das versões lisas e neutras às estampadas e coloridas, tem opções para todos os gostos e estilos! Basta escolher a que mais tem a ver com a sua personalidade ou com a roupa que deseja usar no dia para pensar no penteado que acompanhará o lenço ou em que amarração de turbante apostar para cobrir todo o cabelo. 

7. Pense em como o processo de transição vai te ajudar a se aceitar

Mais que uma transformação estética, assumir o cabelo natural é mostrar ao mundo que você se ama do jeitinho que você é! Dizer adeus às químicas para recuperar a textura natural é como voltar às raízes. Não existe problema nenhum em sentir vontade de mudar alguma característica - afinal, toda mulher é livre para ser bonita da maneira que achar melhor; mas, se você decidiu passar pela transição capilar, é porque não se identificava mais com as madeixas quimicamente tratadas e resolveu ser livre para usar o seu cacheado ou crespo com todas as particularidades que vêm junto com ele. 

Por isso, sempre que cogitar desistir, pense em tudo que passou para chegar até aqui; nos padrões que decidiu quebrar e na sensação de leveza que você vai sentir quando chegar a hora do big chop. Acredite: é libertador! E vale a pena.

Redação: Nívia Passos

vídeos Recomendados
  1. Progressiva ao contrário: saiba quais são os métodos para cachear cabelos lisos e exibir ondas naturais
    Progressiva ao contrário: saiba quais são os...
  2. Os 5 melhores cortes de cabelo para rosto redondo: descubra as opções ideais para realçar os traços
    Os 5 melhores cortes de cabelo para rosto...
  3. Escova progressiva: como cuidar do cabelo depois do alisamento? Veja as dicas!
    Escova progressiva: como cuidar do cabelo...
    Escova progressiva: como cuidar do cabelo depois do alisamento? Veja as dicas!

    Você sabia que existe uma rotina de cuidados...

    Leia mais
  4. Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar + dicas de como finalizar os fios
    Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar...
    Cabelo ondulado e curto: 14 fotos para inspirar + dicas de como finalizar os fios

    Quem disse que cabelo ondulado não pode ser...

    Leia mais
  5. Como criar o efeito de luzes com a coloração de caixinha? Veja o passo a passo de como iluminar o cabelo em casa
    Como criar o efeito de luzes com a coloração de...
  6. Cabelo oleoso: do shampoo ao condicionador, 7 produtos que você precisa ter + o que deve evitar
    Cabelo oleoso: do shampoo ao condicionador, 7...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos

últimas matérias

Ver mais