Beleza Extraordinária

7 dicas para cuidar da pele no Carnaval: dermatologista comenta o que fazer e o que evitar antes da folia

  • A pele do rosto merece cuidados especiais durante o Carnaval. Leia a matéria e confira 7 deles! (Foto: Instagram @gogetglitter)
  • Aplicar um protetor solar cerca de 30 minutos antes de sair para a folia é uma das principais dicas para proteger a pele durante o Carnaval (Foto: Shutterstock)
  • Uma dica para evitar alergia ou pele avermelhada é conferir a validade das maquiagens de glitter antes de usar no Carnaval (Foto: Instagram @thrillsoftomorrow)
Tela cheia
Previous Next
A pele do rosto merece cuidados especiais durante o Carnaval. Leia a matéria e confira 7 deles! (Foto: Instagram @gogetglitter)
  • A pele do rosto merece cuidados especiais durante o Carnaval. Leia a matéria e confira 7 deles! (Foto: Instagram @gogetglitter)
  • Aplicar um protetor solar cerca de 30 minutos antes de sair para a folia é uma das principais dicas para proteger a pele durante o Carnaval (Foto: Shutterstock)
  • Uma dica para evitar alergia ou pele avermelhada é conferir a validade das maquiagens de glitter antes de usar no Carnaval (Foto: Instagram @thrillsoftomorrow)

Cuidar da pele durante o Carnaval é essencial, não importa o seu estilo de foliã: a que curte cada bloco até o fim ou a que só vai a praia ou à piscina para descansar. É que o Carnaval também é época de alto-verão, quando o sol está intenso e alguns hábitos eventuais como dançar no calor, dormir pouco e usar maquiagens artísticas e cheias de glitter podem atrapalhar a saúde da pele. Para te ajudar a deixar a pele do rosto linda e saudável - e ainda evitar danos depois da festa - a dermatologista Camila Marçal, do Instituto da Pelle Madureira, contou 7 cuidados essenciais. Confira!

1. Aplique o protetor solar 30 minutos antes da festa 

Usar um protetor solar é fundamental em qualquer tipo de evento durante o dia no Carnaval: em blocos, churrascos, festas ao ar livre e, principalmente, na praia, na cachoeira e na piscina. “É preciso escolher um filtro solar com FPS 30 ou mais. Quanto mais clara for a pele, maior deve ser a fotoproteção", explicou a dermatologista Camila Marçal, que recomendou a aplicação do produto 30 minutos antes de se expor ao sol.

2. Não esqueça de proteger áreas importantes do sol

A dermatologista também reforçou o uso do protetor solar em áreas do corpo pouco lembradas. "O filtro deve ser aplicado em todo o corpo, inclusive em regiões como orelhas, mãos e pés", reforçou. Outra dica é caprichar no protetor solar na pele perto da manga e do decote da blusa, além da bainha do short ou bermuda, para não deixar essas áreas marcadas pelo sol. 

3. Confira a validade das maquiagens de glitter

Um detalhe importante para ficar atenta é quanto a validade das maquiagens de glitter e daquelas mega coloridas usadas apenas no Carnaval. "Como normalmente não utilizamos as maquiagens da época do carnaval durante o ano, a tendência é elas durarem muito tempo. Fique atenta à data de validade do produto e à forma de conservação", explicou a dermatologista, que reforçou a importância de escolher produtos dermatológicos e que sejam próprios para a pele. 

4. Carregue um protetor labial na bolsa

Assim como o protetor solar é fundamental no Carnaval, o protetor labial também é mega importante para evitar que o sol resseque e queime a boca. Aposte em um produto que tenha FPS e seja bastante hidratante, e a dica é manter o protetor sempre na bolsa para aplicar de hora em hora, ou sempre que sentir os lábios ressecados.

5. Filtro solar com repelente é fundamental para evitar ferimentos de insetos

Verão é época de mosquitos, e nada mais importante do que estar protegida das picadas e machucados que esses insetos podem deixar na pele. O filtro solar com repelente é um item multiuso que pode ser superprático se você for para lugares como cachoeiras, sítios, fazendas ou praias no fim da tarde. O protetor solar com repelente consegue afastar os insetos ao mesmo tempo em que protege a pele dos raios solares.

6. Lenço umedecido e água micelar ajudam a remover oleosidade da pele

Para manter a oleosidade bem longe do rosto durante a folia, a dica é apostar na água micelar ou nos lenços umedecidos para remover a maquiagem e ainda limpar a pele sem irritar. Os dois produtos são mega práticos, caso sua rotina de foliã seja intensa e muito corrida: o lenço ajuda a remover a maquiagem mais rápido, principalmente se você chega em casa com preguiça ou precisa fazer uma make nova logo em seguida. Já a água micelar não necessita nem de enxague, já que ela limpa e purifica a pele de uma vez só. 

7. Evite alimentos gordurosos para não provocar espinhas e oleosidade

 

A alimentação interfere, e muito, na aparência na pele! Para fugir de espinhas, cravos e oleosidade excessiva, a dermatologista Camila Marçal deu as dicas. "Antes do bloco, evite opções gordurosas e priorize pratos com saladas, grãos, legumes e grelhados. Além disso, a ingestão de (2 litros de líquido ou mais por dia é fundamental para manter a hidratação. Água, água de coco e sucos naturais são ótimas opções", recomendou a especialista. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Cabelos renovados

Saiba como usar leave-in nos fios