Cabelo preto: 7 dicas para manter a coloração nos fios

Naturais ou não, os cabelos pretos sempre dão um ar mais chique e poderoso ao visual, especialmente na versão uniforme e intensa, sem mechas. A coloração é versátil por ficar belo em todo tipo de cabelo, sejam elas lisas, cacheadas, crespas, curtinhas ou longas, todas se favorecem com o cabelo preto. Além disso, o cabelo preto também combina com diferentes tons de pele. E como toda cor de cabelo, esta também reserva alguns segredinhos que podem ajudar nos cuidados e manutenção.

Para que você fique por dentro dos cuidados e tipos de coloração, o blog de Beleza Extraordinária reuniu 7 coisas que você precisa saber sobre o cabelo preto.

1- Os cabelos pretos podem ter reflexos de várias cores

Para quem não é morena natural e quer pintar o cabelo de preto, é importante saber que a cor pode ter vários reflexos em sua fórmula, como o cinza, o azul e o violeta. Diante a luz do sol, esses fios ficam com uma nuance bem escura e puxada para o azul e isso ocorre graças aos pigmentos contidos na tinta para cabelo preto.

Hoje existem também os reflexos acinzentados e arroxeados, enquanto o reflexo cinza garante um toque mais acentuado, intenso e fechado, o violeta dá mais luminosidade e descontração ao cabelo preto.

2- O cabelo preto reflete mais o brilho do que outras cores

Os cabelos pretos refletem a luz como nenhuma outra cor de cabelo. Por ser um tom puro, ele reflete a luminosidade externa de forma quase total, criando o chamado brilho "espelho". É por isso que, quando os fios não estão hidratados, as suas cutículas ficam abertas, interferindo na superfície lisa do fio, mostrando uma aparência opaca e sem vida.

Para contornar esse problema, a dica é investir em banhos de brilho com tonalizantes, hidratações e usar produtos capilares com filtro solar, mesmo para quem tem cabelos pretos naturais.

3- É necessário tomar cuidado com os cabelos pretos no sol

Não são apenas os cabelos loiros e ruivos que precisam de atenção redobrada com o sol: os cabelos pretos, principalmente os coloridos, também precisam ser protegidos dos raios solares, pois podem desbotar a coloração, fazendo com que a nuance preta fique avermelhada ou alaranjada após algum tempo.Vale investir em cremes para pentear ou óleos com filtro solar na praia e também no dia a dia.

4- Cabelos pretos também podem desbotar

Sim, os cabelos pretos podem desbotar e não necessariamente seja causado pelos raios solares. Tanto os cabelos pretos naturais, como os cabelos pretos tingidos podem perder a cor e por isso, precisam de produtos específicos para o seu tratamento.

Quem usa coloração nos fios pode usar uma linha própria para cabelos coloridos, enquanto as morenas naturais podem optar por shampoo e condicionador para cabelos escuros. Esse tipo de produto é mais suave e evita o desgaste dos fios, fazendo com que a cor fique protegida por mais tempo.

5- O cabelo preto também precisa de retoques na raiz

A raiz do cabelo preto precisa ser retocada periodicamente, principalmente para quem tem os fios naturais mais claros. O ideal é ficar atento ao crescimento da raiz e nesse caso, os retoques podem ser feitos a cada 20 dias. Já se o cabelo natural for castanho escuro o retoque pode ser feito depois de 45 dias, após a aplicação da tinta preta.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-preto" }
Cabelo preto: saiba quais cuidados ter com os fios

6- Cabelos pretos também podem receber umectação

A umectação tem o poder deixar os fios mais nutridos e ainda proporcionar maior brilho ao cabelo preto. Essa técnica é feita com óleo capilar, que age nos fios secos de 2 a 3 horas ou durante a noite inteira. Nesse procedimento, o óleo capilar age com maior profundidade na fibra capilar, deixando os cabelos pretos macios e brilhosos, fugindo imediatamente daquele temido aspecto opaco.

7- Água fria na lavagem ajuda na manutenção do brilho nos cabelos pretos

Já sabemos que usar água quente para lavar os fios pode acabar deixando-os ressecados e sensibilizados, por isso prefira sempre lavar o cabelo preto com água fria. Desta forma você preserva a integridade do fio, evitando que ele fique desnutrido e com aspecto opaco, além de proporcionar maior brilho aos fios e evitar o aumento de oleosidade na raiz.

Qual a vantagem de pintar o cabelo de preto?

Apesar de parecer que o cabelo preto seja difícil de cuidar, ele possui uma manutenção baixa e ainda pode proporcionar mais contraste ao seu visual. A cor do cabelo preto já é imponente por si só, deixando a sua aparência mais saudável e brilhante, pois o reflexo dos fios acabam deixando em maior evidência o brilho do cabelo.

Além disso, ele reduz visualmente os danos dos fios, como o frizz e as pontas duplas. Mas isso não quer dizer que você tenha que deixar os cuidados de lado, aposte no cronograma capilar para deixar o seu cabelo saudável através dos processos de nutrição, hidratação e reconstrução.

Quais são os tons de cabelo preto?

O cabelo preto possui tons com variações de reflexos nos fios, que possibilitam que à luz do sol possa refletir um tom diferente. É possível encontrar nas colorações de cabelo preto reflexos acinzentados, azulados e violetas, dando vivacidade aos fios e deixando-os com a tonalidade diferenciada. O cabelo preto acinzentado possui reflexos cinzas que deixa o cabelo preto com o visual levemente metalizado, combinando com todos os tons de pele.

Já o cabelo preto azulado possui reflexos azuis, que deixam os fios levemente acinzentados, mas como o fundo de cor azulado. Essa mescla permite que o cabelo preto azulado tenha um fundo mais frio, tornando-se elegante e super usual em tons de pele mais frios.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-preto" }
Conheça os tons de cabelo preto

Como cuidar do cabelo de preto?

Apesar de ter baixa manutenção, o cabelo preto requer cuidados diários para manter a cor e o brilho nos fios. Aposte em produtos que sejam específicos para cuidados com o cabelo preto, desta forma você poderá preservar a cor e evitar que ele fique opaco. Além disso, é importante ter bastante cuidado ao usar fonte de calor, lembrando sempre de usar protetor térmico para evitar maiores danos aos fios.

Como pintar o cabelo de preto?

Pintar o cabelo preto não é uma tarefa difícil, mas requer atenção para que o resultado final seja incrível. Aposte em colorações que tenham em sua composição agentes nutritivos que ajudam a manter a saúde do fio, enquanto colore o cabelo.

O cabelo preto requer retoques em menor intervalo, por ser mais fácil de desbotar, por isso opte por colorações que tenham excelente cobertura de todos os fios, principalmente dos fios brancos, permitindo que o cabelo preto fique incrivelmente radiante e com a cor intensa.

Conheça a linha Excellence Sem Amônia

Se você está pensando em mudar o visual, conheça a nova Excellence Sem Amônia, que é uma coloração permanente e sem amônia, ideal para transformar o seu visual e deixar os cabelos com a cor intensa, natural e longa de duração. Sua fórmula contém ceramidas fortalecedoras, que ajudam a tratar os fios e resultando em 98% menos quebra.

Além disso, a Excellence Sem Amônia cobre até 100% dos fios brancos, sendo indicado para retocar a raiz sempre que necessário. Disponível em 7 tons diferentes, em que uma é um preto intenso e destacado a nova coloração de L’Oréal Paris possui a tecnologia Reflexo Universal, que a partir da mistura de reflexos frios e quentes cria uma combinação única de reflexos que combinam com todos os tons de pele das brasileiras.

Para os cuidados pós coloração, a exclusiva Rotina de Triplo Cuidado cuida dos seus fios, do couro cabeludo e da cor do cabelo, com tratamento pós coloração inspirados nos cuidados feitos em salão.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-preto" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-cacheado-preto", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-cacheado-preto", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/cabelos-2022/cabelo-cacheado-preto/cabelo-cacheado-preto.jpg?rev=dfc86944093b4ab58aff1c9929bfec1a", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-05T15:30:38+00:00", "dateModified": "2024-01-05T15:36:33+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-preto-iluminado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-preto-iluminado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/cabelos-2022/cabelo-preto-iluminado/imagem-banner-cabelo-preto-iluminado-saiba-como-adotar-esse-visual.jpg?rev=ffc1f51fcfea4aeb87cbc9d6c24da624", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-04-18T20:52:09+00:00", "dateModified": "2022-04-18T21:03:18+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/qual-a-diferenca-entre-luzes-e-morena-iluminada", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"qual-a-diferenca-entre-luzes-e-morena-iluminada", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/qual-a-diferenca-entre-luzes-e-morena-iluminada/morena-iluminada-e-luzes-1.jpg?rev=0069404826d141dc9cd14838ef9c2851", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-03-31T16:01:06+00:00", "dateModified": "2023-03-31T16:31:08+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/tinta-de-cabelo-permanente-sem-amonia", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"tinta-de-cabelo-permanente-sem-amonia", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/landings/2023/tinta-de-cabelo-permanente-sem-amonia/v2/imagem-banner-modelos-excellence-sem-amonia.jpg?rev=e1cd95ca1aa148289e59e0e80bd556d3", "height":900, "width":2000 }, "datePublished": "2023-07-03T19:10:45+00:00", "dateModified": "2023-07-03T19:10:55+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/4-dicas-de-como-pintar-o-cabelo-sem-danificar-os-fios", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"4-dicas-de-como-pintar-o-cabelo-sem-danificar-os-fios", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/4-dicas-de-como-pintar-o-cabelo-sem-danificar-os-fios/como-pintar-o-cabelo-sem-danificar-os-fios.jpg?rev=8e7f77f8feab4fd58605e6a5cc73a746", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-11-17T19:58:13+00:00", "dateModified": "2023-06-21T16:21:52+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 6, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/o-que-e-amonia-entenda-os-beneficios-da-coloracao-sem-amonia", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"o-que-e-amonia-entenda-os-beneficios-da-coloracao-sem-amonia", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/613-632/o-que-e-amonia-entenda-os-beneficios-da-coloracao-sem-amonia/o-que-e-amonia.jpg?rev=1b36344a48094dbdb3d099713810788b", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-11-29T12:56:24+00:00", "dateModified": "2023-04-03T20:24:39+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-preto", "name": "cabelo-preto" } } ] }