6 motivos que podem estar causando as manchas ressecadas na pele: saiba como cuidar da pele e evitar o problema

Ao ficar desidratada, muitas vezes podem surgir manchas ressecadas na pele, que podem causar coceira, apresentar descamação e até ter um aspecto esbranquiçado. Embora o ressecamento localizado possa estar associado a condições mais sérias, como diabetes, hipertiroidismo e psoríase, muitas vezes essas manchas são geradas por hábitos comuns do dia a dia. Confira 6 motivos que podem estar causando o problema!

1. Depilação com cera pode remover a barreira protetora da pele

A pele possui uma barreira protetora que é formada em grande parte por óleos que, ao ser removida, causa sensação de ressecamento. Por vezes, a depilação com cera acaba removendo partes dessa mesma barreira, deixando exposta a próxima camada da pele. Ao entrar em contato com as agressões externas, essa região supersensível começa a descamar, formando uma mancha seca. Para o evitar, é importante nunca usar a cera numa temperatura muito alta, e logo após a depilação, hidratar a área com uma camada densa de um creme rico, até a sua total absorção.

2. Sabonete muito adstringente pode causar ressecamento excessivo

Outro motivo que, frequentemente, também provoca as manchas ressecada, é a má escolha do sabonete. Se a sua pele é sensível, seca ou até mista, por vezes um sabonete muito adstringente, específico para pele oleosa, pode remover a sua hidratação, ao mesmo tempo que elimina as impurezas. Por isso, se a sua pele apresenta manchas secas, o ideal é apostar nos produtos de limpeza suaves, como as espumas ou a água micelar, que limpam em profundidade sem ressecar. 

3. Esfregar a toalha na pele também pode danificar a barreira protetora

Muitas não percebem, mas o jeito como você se seca com a toalha também pode ter tudo a ver com essas manchinhas ressacadas. Alguns tecidos são muito grossos e agressivos para a pele, podendo causar lesões localizadas na barreira protetora da pele, do mesmo modo que a depilação. Esfregar a toalha no rosto ou no corpo agrava o problema, por isso, é importante sempre se secar com movimentos suaves e delicados, para evitar ao máximo agredir a pele. 

4. Banho prolongado e com água muito quente é outro dos vilões

A água quente também é responsável por sensibilizar a pele e deixá-la mais exposta às agressões externas, por, em conjunto com o sabonete ou gel de banho, remover a sua hidratação e promover o seu ressecamento. No entanto, não é necessário tomar banhos frios: basta deixar a água numa temperatura morna para evitar o aparecimento de manchas secas no corpo. 

5. Cloro da piscina também pode estar relacionado ao aparecimento das lesões

Nadar na piscina por períodos longos pode trazer vários problemas para a pele, por conta da presença de cloro na água. Este ativo também remove a camada protetora da derme, deixando exposta e eliminando a sua hidratação. Além de reduzir o tempo de contato com a água para, no máximo, 40 minutos, vale também aplicar um creme hidratante no corpo todo antes do mergulho, para reforçar a barreira de proteção.

6. Clima seco é outro fator responsável pelas manchas secas

Em climas secos, geralmente os mais quentes, a pele vai perdendo hidratação e oleosidade, por vezes ao ponto de causar ressecamento em certas regiões mais sensíveis. Os raios ultravioleta também agravam o problema, alastrando e intensificando as manchas secas. Por isso, se você está exposta a este tipo de clima frequentemente, o ideal é apostar em cremes enriquecidos com antioxidantes como a vitamina E, além de usar um protetor solar cremoso e hidratante todos os dias. 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/6-motivos-que-podem-estar-causando-as-manchas-ressecadas-na-pele-saiba-como-cuidar-da-pele-e-evitar-o-problema" }

Matéria publicada em 12 de março de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/6-motivos-que-podem-estar-causando-as-manchas-ressecadas-na-pele-saiba-como-cuidar-da-pele-e-evitar-o-problema" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/6-motivos-que-podem-estar-causando-as-manchas-ressecadas-na-pele-saiba-como-cuidar-da-pele-e-evitar-o-problema", "name": "6-motivos-que-podem-estar-causando-as-manchas-ressecadas-na-pele-saiba-como-cuidar-da-pele-e-evitar-o-problema" } } ] }