Beleza Extraordinária

6 mitos e verdades sobre a máscara capilar: como usar, quanto tempo deve agir... Descubra o que é falso ou verdadeiro na hora de hidratar e reconstruir os cabelos

  • Máscara capilar: descubra 6 mitos e verdades sobre o produto e saiba as melhores formas de usar! (Foto: Shutterstock)
  • Quem tem cabelo liso ou alisado com progressivas pode apostar na máscara capilar para melhorar a hidratação e prevenir frizz e pontas duplas (Foto: Shutterstock)
  • A máscara capilar pode ser usada por todos os tipos de fios e deve agir nos cabelos de acordo com o tempo indicado na embalagem (Foto: Instagram africanmelaninnn)
Tela cheia
Previous Next
Máscara capilar: descubra 6 mitos e verdades sobre o produto e saiba as melhores formas de usar! (Foto: Shutterstock)
  • Máscara capilar: descubra 6 mitos e verdades sobre o produto e saiba as melhores formas de usar! (Foto: Shutterstock)
  • Quem tem cabelo liso ou alisado com progressivas pode apostar na máscara capilar para melhorar a hidratação e prevenir frizz e pontas duplas (Foto: Shutterstock)
  • A máscara capilar pode ser usada por todos os tipos de fios e deve agir nos cabelos de acordo com o tempo indicado na embalagem (Foto: Instagram africanmelaninnn)

A máscara capilar é um dos principais produtos das prateleiras de quem gosta de cuidar dos cabelos em casa. Prática e cheia de componentes benéficos para os fios, ela consegue hidratar o cabelo de forma bem profunda, garantindo brilho, maciez e pontinhas seladas. Mas as fórmulas são todas iguais? Quanto mais tempo no cabelo, melhor será o resultado? Essas são apenas algumas informações que a gente sempre ouviu sobre o produto, mas será que são mitos ou são verdade? Descubra! 

1 - Quanto mais produto aplicar no cabelo, melhor será o resultado 

Mito. A quantidade de máscara aplicada nos cabelos não faz diferença no resultado da hidratação. Isso porque a quantidade de creme deve ser de acordo com o tamanho e espessura dos fios, já que os mais finos não precisam de tanto produto quando os mais grossos - o mesmo na relação de tamanho. O certo é aplicar a máscara em todas as mechas. Assim, os fios já vão conseguir absorver todos os nutrientes compostos na fórmula. Por isso, não gaste mais produto do que o necessário e certifique-se de que todas as mechas foram enluvadas com a máscara. 

2 - Quanto mais tempo a máscara capilar agir, melhor será o efeito

Mito. Todo produto tem um tempo indicado na embalagem e ultrapassá-lo não aumenta sua eficácia, já que a tecnologia dos cosméticos permite que os cremes já sejam criados para atingir seu objetivo dentro do tempo recomendado. Ou seja, os cabelos não ficarão mais hidratados ou reconstruídos se o produto agir por muito tempo, e pode até mesmo acontecer o contrário: deixar a máscara agir muito mais tempo pode causar o efeito rebote ou deixar as madeixas pesadas e oleosas.

3 - Todas as máscaras capilares apenas melhoram a hidratação

Mito. Esse também é um mito comum porque as máscaras capilares são facilmente entendidas apenas como cremes de hidratação. O que acontece é que, embora todas elas deixam o cabelo hidratado, há inúmeros outros tipos de fórmulas que fazem além disso e garantem efeitos diferentes: máscaras para reconstrução capilar, para dar banhos de brilho, para definir de cachos, entre outras. Por isso, procure a sua através dos componentes que seu cabelo mais precisa para sanar as necessidades dos seus fios.  

4 - Máscara deve ser aplicada apenas 1 vez na semana

Mito. Embora exista a recomendação de usar a máscara capilar em um intervalo de 1 semana para não deixar os fios com aspecto pesado, não existe restrição: você pode usar o produto toda a vez que lavar o cabelo. Quem tem cabelos muito finos ou oleosos deve preferir esse intervalo maior e ainda evitar as fórmulas mais pesadas, no entanto, todos os outros tipos de fio podem usar o creme de tratamento sempre.

5 - Quem tem cabelo liso não precisa usar máscara capilar

Mito. A máscara capilar pode, sim, ser usada por quem tem cabelos lisos, finos ou alisados com escova progressiva, já que esse tipo de cabelo também pode ficar ressecado, sem brilho e com frizz - tanto por causa da química quanto por causa das agressões do dia a dia. A dica é usar máscaras com textura mais leve para não pesar, e que contenham ativos próprios para esse tipo de fio, como a Queratina. Outra dica na hora de usar é aplicar um pré-shampoo com ação anti-resíduo para abrir as fibras capilares e fazer a máscara agir profundamente.

6 - A máscara capilar pode substituir o condicionador

Verdade. O condicionador acabou e você quer turbinar os fios secos ainda no banho? A máscara capilar pode ser usada no lugar do condicionador para recuperar os cabelos desidratados de forma mais profunda, além de selar as cutículas assim como o condicionador hidratante faz. A única recomendação é não fazer este truque em todas lavagens, para não deixar os cabelos muito pesados e com acúmulo de componentes. A dica é fazer a substituição de 15 em 15 dias, no mínimo. 

Redação: Beatriz Doblas

Inspire-se!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cabelo branco: como fazer hidratação para dar brilho e maciez aos fios grisalhos
    Cabelo branco: como fazer hidratação para dar...
  2. Peeling capilar: descubra o que é, para que serve e aprenda o passo a passo para fazer em casa
    Peeling capilar: descubra o que é, para que...
  3. Posso aplicar produto de tratamento no cabelo antes do secador e chapinha? Saiba a importância da proteção térmica
    Posso aplicar produto de tratamento no cabelo...
  4. Leave-in nos cabelos secos ou molhados? Saiba um passo a passo de como aplicar o produto das duas formas
    Leave-in nos cabelos secos ou molhados? Saiba...
  5. Penteados para cabelos médios: 20 fotos de estilos para usar em cortes bob, long bob, blunt cut e outros
    Penteados para cabelos médios: 20 fotos de...
  6. Como acabar com o frizz do cabelo no inverno? Saiba como usar o leave-in para evitar os fios arrepiados
    Como acabar com o frizz do cabelo no inverno?...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais