Beleza Extraordinária

6 erros que devem ser evitados no cabelo fino!

  • Tem cabelos finos e não consegue volume nas madeixas? Confira a lista e veja se você está cometendo algum erro!
Tela cheia
Previous Next
Tem cabelos finos e não consegue volume nas madeixas? Confira a lista e veja se você está cometendo algum erro!

Quem tem cabelo fino conhece bem a dificuldade para deixá-los com mais volume e movimento. Tem dias que parece que nenhum produto ou finalização é suficiente para ter sucesso e conseguir fios mais encorpados - e, por causa disso, perder tempo em frente ao espelho começa a parecer desnecessário. Mas você tem certeza de que está realmente fazendo tudo certo? Para descobrir, confira a matéria com os 6 erros que podem colocar tudo a perder e saiba como fugir de cada um deles!

1 - Exagerar na quantidade de finalizador 

Um dos erros mais graves que as donas de cabelos finos podem cometer é exagerar na quantidade de produto na hora da finalização - o que acaba resultando em madeixas oleosas, pesadas e ainda mais minguadas. Mas, para fugir disso, existe um truque que vai te fazer nunca mais pesar a mão na quantidade de creme: usar a metade do que você usaria normalmente, adicionando mais um pouco apenas se, no final de tudo, perceber que não estilizou com o necessário. 

2 - Usar muito condicionador e aplicá-lo na raiz

Mas não é só na hora da finalização que é preciso tomar cuidado com o exagero: na lavagem, também é importante ficar atenta à quantidade de condicionador e, principalmente, no local da aplicação. Como os cabelos finos costumam pesar com mais facilidade, o segredo é escolher produtos com composição mais leve - ou seja, que não contem com excesso de óleos ou de componentes muito hidratantes -,  e aplicar um pouco dele apenas nas extremidades. Além disso, vale lembrar que evitar a raiz é mais do que necessário para fugir do efeito minguado que é comum nesse tipo de fio. 

3 - Usar o secador puxando os fios para baixo

Outro detalhe importante para aumentar o volume é usar o secador com a técnica certa. Você sabia que secar o cabelo puxando-os para baixo é um dos maiores erros que você pode cometer na busca pelo volume? Para conseguir encorpar as madeixas usando a fonte de calor, o correto mesmo é sempre puxar a raiz para cima, longe da cabeça, tomando o cuidado de deixar os fios com uma aparência mais arredondada. Só com isso, você já vai perceber como a etapa de estilizar as madeixas ficará bem mais fácil. 

4 - Escolher o corte errado

Já tentou tudo isso e, ainda assim, não teve resultado? Seu problema pode ser o corte de cabelo! O comprimento muito longo, por exemplo, não é uma das melhores escolhas para as donas de madeixas finas por deixarem os fios pesados e com muito menos volume; mas, ao mesmo tempo, exagerar na quantidade de camadas também não favorecerá o visual. 

Para acertar o look, antes de qualquer outra coisa, a dica principal é priorizar os cortes na altura dos ombros ou os mais curtos, para evitar que o cabelo pese e perca o pouco volume que já têm. Feito isso, é só escolher o estilo que mais te agrada entre as possibilidades que ajudam a criar um aspecto mais encorpado: camadas suaves no comprimento, lob anguloso, bob com finalização despojada ou, ainda, com franja - que garante o volume no topo da cabeça. 

5 - Secar o cabelo com a toalha de banho comum

Outro erro que deve ser evitado para manter a saúde dos cabelos finos é não secar as madeixas com a toalha de banho comum - prática que muita gente faz sem ter ideia de como essa medida pode ser prejudicial por facilitar a quebra dos fios. Para fugir disso, a dica é bem simples: reserve uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão velha para evitar que as cutículas se desgastem por causa do atrito causado com o tecido tradicional.

6 - Excesso de lavagens

Como os cabelos finos tendem a ser mais oleosos, muitas mulheres acabam exagerando na quantidade de lavagens para evitar o aspecto seboso; mas, ao contrário do que elas pensam, essa medida não é recomendada por acabar danificando a textura mais delicada desse tipo de fio. Por isso, ao invés de investir em lavagens diárias, o ideal é alternar o procedimento por, pelo menos, um dia sim e outro não - caso a oleosidade seja realmente um problema. 

vídeos Recomendados
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)
  1. Medo de frizz nunca mais: saiba como usar os fios arrepiados nos cabelos cacheados e crespos a seu favor na finalização
    Medo de frizz nunca mais: saiba como usar os...
  2. Creme de hidratação: saiba o que precisa encontrar na fórmula para hidratar o cabelo e como achar o ideal para você
    Creme de hidratação: saiba o que precisa...
  3. Cabelo de Raissa Santana: saiba como é a rotina de lavagem, secagem e finalização dos cachos da Miss Brasil 2016
    Cabelo de Raissa Santana: saiba como é a rotina...
  4. Grávidas podem usar spray para cobrir raízes brancas? Descubra!
    Grávidas podem usar spray para cobrir raízes...
    Grávidas podem usar spray para cobrir raízes brancas? Descubra!

    Para as mulheres que estão acostumadas a...

    Leia mais
  5. 7 presentes de Natal que qualquer louca por cabelo vai amar: da nécessaire aos acessórios
    7 presentes de Natal que qualquer louca por...
  6. Loiro platinado masculino: veja como os homens podem investir na tendência de coloração!
    Loiro platinado masculino: veja como os homens...
    Loiro platinado masculino: veja como os homens podem investir na tendência de coloração!

    Para os homens que procuram uma mudança mais...

    Leia mais

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele