4 coisas sobre o 'big chop', o corte que retira a química depois da transição capilar, que você talvez não saiba

Quem deseja recuperar o cabelo natural com a transição capilar vai precisar, em algum momento, passar pelo big chop! O "grande corte" é o que vai retirar todas as pontinhas alisadas que deixam os fios com duas texturas.

E para te deixar por dentro desse assunto, listamos 4 coisas que você talvez não saiba sobre essa etapa final da transição capilar. Confira!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/4-coisas-sobre-o-big-chop-o-corte-que-retira-a-quimica-depois-da-transicao-capilar-que-voce-talvez-nao-saiba" }

1. É você quem decide quanto tempo vai levar sua transição capilar até fazer o big chop

Uma das maiores dúvidas de quem ainda é iniciante no universo da transição capilar é a seguinte: "quando devo fazer o big chop?". Na verdade, não existe uma resposta exata para essa pergunta. É você mesma quem decide quanto tempo deixará o cabelo natural crescendo em contraste com as pontas alisadas e qual o melhor momento para terminar de vez o processo com o "grande corte". 

Para decidir o que fazer, a primeira dica mais importante é avaliar se você está preparada para radicalizar e exibir um cabelo bem curtinho - o que permite que o big chop seja feito logo no primeiro mês de transição - ou se prefere deixar os fios crescendo por mais tempo para que fiquem compridos ao natural. Assim, fica mais fácil descobrir qual é o momento certo para usar a "vitamina T" - apelido carinhoso das cacheadas e crespas para a tesoura. 

2. O cabelo pode ficar com scab hair depois do corte, mas tem tratamento

Por mais que o big chop seja o momento da libertação e aceitação dos cachos, nos primeiros meses, ele pode vir acompanhado de um problema chamado de scab hair. Popularizado pelas gringas, ele nada mais é do que os fios que nascem comprometidos após anos e anos de alisamento ou relaxamento - com textura áspera, sem brilho e falta de definição.

Como ainda não há comprovação científica sobre esses fiozinhos, não se sabe ao certo se ele existe porque o couro cabeludo foi danificado pelos anos de química ou se são apenas resquícios de alisamentos anteriores, como defendem alguns cabeleireiros. Mas, independentemente disso, não é preciso se desesperar ou se arrepender do corte se o scab hair aparecer depois do big chop, ok? Dá para tratar essa textura danificada com uma rotina intensa de cronograma capilar, uso de óleos capilares e lavagem com shampoos menos agressivos. 

3. Cremes de pentear com óleo de coco deixam o cabelo mais hidratado depois do big chop

Mesmo quem passou por uma transição longa e aproveitou todo esse período para ir conhecendo o cabelo pode demorar a se acostumar com os fios quando eles estiverem completamente naturais. Por isso, nessa fase inicial pós-big chop, é muito importante apostar em finalizadores que ajudem a segurar os cachos e garantam uma boa hidratação para que eles fiquem bonitos do início ao fim do dia. 

Uma boa opção - inclusive para quem está lidando com o scab hair - é comprar um creme de pentear com óleo de coco para chamar de seu. Os benefícios desse ingrediente queridinho do momento quase todo mundo já conhece: mais hidratação, nutrição e movimento, menos ressecamento e frizz. E, no caso dos produtos feitos especialmente para cacheadas e crespas, ele ainda ajuda na definição e garante um bom day after - ainda mais se for aplicado nos cabelos com a ajuda da fitagem.

4. É o momento perfeito para você conhecer mais o seu cabelo 

Depois de passar pela transição capilar, é bem provável que você passe um tempo apenas pensando no seu cabelo e no quanto os cachos vão ficar cada vez mais incríveis. Então, já fique sabendo desde já que a fase do big chop vai ser uma das melhores para criar toda a conexão necessária com os seus fios!

Para quem não sabe nada do assunto, pode parecer até exagero, mas só quem enfrentou todo o caminho até a aceitação do natural sabe como é importante olhar para o espelho e amar os fios do jeito que eles são. Por isso, ao invés de perder tempo preocupada com um ressecamento aqui e uma falta de definição ali - ou de ficar contando os dias para que o cabelo cresça logo -, aproveite essa fase de "lua de mel" para conhecer bem cada detalhe dos seus cachos, testar novas finalizações e caprichar nos tratamentos. Agora, é só aproveitar a liberdade e cuidar bastante para que as madeixas fiquem do jeito que você deseja!

 

Matéria publicada em 31 de Março de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/4-coisas-sobre-o-big-chop-o-corte-que-retira-a-quimica-depois-da-transicao-capilar-que-voce-talvez-nao-saiba" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/fitagem-tecnica-de-finalizacao-define-os-cachos-com-os-dedos", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"fitagem-tecnica-de-finalizacao-define-os-cachos-com-os-dedos", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/330-351/346/modelo-com-cabelo-cacheado-e-volumoso.jpg?rev=d88fc1cfc90748748d1968ae6fbbbfe4", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-03-06T18:31:09+00:00", "dateModified": "2024-03-06T18:41:07+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/colageno-conheca-os-beneficios-da-substancia-para-os-cabelos-cacheados", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"colageno-conheca-os-beneficios-da-substancia-para-os-cabelos-cacheados", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/pasta-lari-de-164-a-183/164/modelo-morena-com-cabelos-cacheados-e-volumosos.jpg?rev=86b6b35c923343e990691ce7f08acd72", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-04-15T16:23:40+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:03:13+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/4-coisas-sobre-o-big-chop-o-corte-que-retira-a-quimica-depois-da-transicao-capilar-que-voce-talvez-nao-saiba", "name": "4-coisas-sobre-o-big-chop-o-corte-que-retira-a-quimica-depois-da-transicao-capilar-que-voce-talvez-nao-saiba" } } ] }