Beleza Extraordinária

4 coisas que você precisa saber antes de cortar o cabelo sozinha

  • Quer cortar o cabelo sozinha? Confira as dicas para acertar no novo visual
Tela cheia
Previous Next
Quer cortar o cabelo sozinha? Confira as dicas para acertar no novo visual

Quando surge a vontade de mudar o visual, cortar o cabelo sozinha é uma das ideias que surgem na cabeça das ansiosas de plantão. Por vezes, a rotina atribulada e falta de tempo extra não permitem uma horinha no salão de beleza e, por isso, muitas arriscam fazer a manutenção do corte ou apostar em uma franja ou um visual totalmente novo em casa mesmo. E para cortar os cabelos como um profissional, vale conferir as principais dicas, os prós e os contras antes de pegar a tesoura de vez. Confira!

1 - Acertar na tesoura é o passo número um para cortar os cabelos 

Por vezes, o efeito do corte de cabelo em casa não é o mesmo que o feito no salão por causa do tipo de tesoura usada. Antes de cortar os fios de vez, tenha em mente que a tesoura precisa ser específica para isso, e não é indicado usar aquela que você tem em casa e que serve para outras finalidades, já que pode deixar pontas duplas na hora do corte. Por isso, escolha uma tesoura de uso profissional, que pode ser facilmente encontrada em lojas de beleza. Além disso, tenha o restante dos instrumentos de um cabeleireiro em mãos: pentes, prendedores e borrifador de água.

2 - Prepare seu cabelo antes de cortar

Por mais que o motivo do corte em casa seja falta de tempo para agendar uma hora no salão, separar um momento extra na sua rotina também é uma dica essencial. Antes de iniciar a mudança, é preciso lavar bem os cabelos com shampoo e condicionador, da mesma forma que se faz no salão, e depois desembaraçá-los antes de iniciar o corte. Se você prefere fazer o corte a seco - como é o caso das cacheadas - não deixe de lavar, mas deixe os cabelos secarem naturalmente. Antes da mudança, também vale separar o corte por mechas, para facilitar o efeito final desejado. Portanto, nada de pressa: é preciso tempo suficiente para que o corte saia perfeito. 

3 - Escolha um local com boa iluminação

Uma dica para que o corte saia ainda mais uniforme é cortar os cabelos em um local que tenha boa iluminação e, de preferência, natural. Portanto, tente aproveitar a luz do dia para cortar os fios em casa, já que será mais fácil observar os detalhes, principalmente nas pontinhas. Ter dois espelhos - um na frente e outro atrás - também é um truque certeiro para ter ideia de proporção e equilibrar o corte. 

4 - Arrisque os cortes em casa de forma gradual

A maioria das mulheres se arriscam, primeiro, a cortar ou fazer a manutenção da franja em casa. Antes de começar, saiba que há um risco em deixá-la mais curta que o esperado ou de o resultado final sair torto. Para que isso não aconteça, a dica é cortar a franja com os fios secos, já que o aspecto molhado pode deixar o cabelo mais comprido do que parecer ser ao secar. Por isso, a dica é cortar a franja aos poucos para ir testando o comprimento que você realmente deseja. Ir se arriscando aos poucos, porém, é um truque que vale para todos os cortes de cabelo: comece com efeitos mais simples para não se arrepender. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas onduladas e o ombré hair da jornalista Bruna Melo
    Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas...
  2. Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4...
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade

    À medida que envelhecemos, assim como a pele,...

    Leia mais
  3. Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o...
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios

    Você sabe o que é porosidade capilar?...

    Leia mais
  4. Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba qual a melhor opção de produto e confira dicas para a finalização!
    Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba...
  5. 13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado: do loiro ao preto, atriz conta como mudou o cabelo ao longo dos anos
    13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado:...
  6. Emoliente, umectante e hidrante: saiba a diferença entre as propriedades dos cremes de cabelo e descubra qual o resultado de cada uma
    Emoliente, umectante e hidrante: saiba a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais